Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Grande, Paula Baracat
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719
Resumo: O presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. 
id UNICAMP-19_e9e126038162da5eddd85005c519f466
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/719
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalíticaDiferença. O outro. Psicanálise de grupos.Psicanálise de gruposO presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. Universidade Estadual de Campinas2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaioapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/71910.20396/etd.v8i0.719ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-1681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719/734Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Grande, Paula Baracat2017-03-30T08:49:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/719Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:40.026083ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
title Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
spellingShingle Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
De Grande, Paula Baracat
Diferença. O outro. Psicanálise de grupos.
Psicanálise de grupos
title_short Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
title_full Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
title_fullStr Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
title_full_unstemmed Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
title_sort Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica
author De Grande, Paula Baracat
author_facet De Grande, Paula Baracat
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Grande, Paula Baracat
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença. O outro. Psicanálise de grupos.
Psicanálise de grupos
topic Diferença. O outro. Psicanálise de grupos.
Psicanálise de grupos
description O presente trabalho é resultado de observações feitas em uma escola pública estadual como parte das atividades práticas da disciplina EL 511 Psicologia e Educação, ministrada pela professora Dra. Regina Maria de Souza, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da observação de duas classes do primeiro ano do Ensino Médio, notamos a diferença - que fabricaram para si - de dois grupos sócio-culturais, chamados, nesse trabalho, de nerds e descolados. Tal diferença é analisada pela perspectiva psicanalítica, ao considerar que os alunos reforçam as diferenças entre o grupo ao qual pertencem em relação ao outro grupo a partir do processo de identificação. A identificação envolve a formação do eu, que passa necessariamente pela imagem do outro. Sustentamos que a diferença entre esses grupos influencia na dinâmica da interação em sala de aula e, por isso, deve ser considerada e discutida no âmbito educacional. Nesse trabalho, também salienta-se a questão da identificação das professoras observadas com um grupo em detrimento do outro. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719
10.20396/etd.v8i0.719
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i0.719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/719/734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 153-168
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650656514048