Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274 |
Resumo: | O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF. Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar. |
id |
UNICAMP-19_ea76e090f1ee7dd5cb534fccd7f06ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653274 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneosPsicanáliseEducaçãoMal-estarProfessoresIdeais.O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF. Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865327410.20396/etd.v21i2.8653274ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-3621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/19354https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/20573Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana Gageiro2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:29.322018ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
title |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
spellingShingle |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos Coutinho, Luciana Gageiro Psicanálise Educação Mal-estar Professores Ideais. |
title_short |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
title_full |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
title_fullStr |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
title_sort |
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos |
author |
Coutinho, Luciana Gageiro |
author_facet |
Coutinho, Luciana Gageiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Luciana Gageiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Educação Mal-estar Professores Ideais. |
topic |
Psicanálise Educação Mal-estar Professores Ideais. |
description |
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF. Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa-intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274 10.20396/etd.v21i2.8653274 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i2.8653274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/19354 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/20573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2019 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654362181632 |