Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Luciana Gageiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274
Resumo: O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação  da UFF.  Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro.  Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores.  Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.
id UNICAMP-19_ea76e090f1ee7dd5cb534fccd7f06ec6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653274
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneosPsicanáliseEducaçãoMal-estarProfessoresIdeais.O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação  da UFF.  Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro.  Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores.  Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865327410.20396/etd.v21i2.8653274ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-3621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/19354https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/20573Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana Gageiro2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:29.322018ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
title Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
spellingShingle Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
Coutinho, Luciana Gageiro
Psicanálise
Educação
Mal-estar
Professores
Ideais.
title_short Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
title_full Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
title_fullStr Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
title_full_unstemmed Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
title_sort Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
author Coutinho, Luciana Gageiro
author_facet Coutinho, Luciana Gageiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Luciana Gageiro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação
Mal-estar
Professores
Ideais.
topic Psicanálise
Educação
Mal-estar
Professores
Ideais.
description O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação  da UFF.  Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro.  Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores.  Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa-intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274
10.20396/etd.v21i2.8653274
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i2.8653274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/19354
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274/20573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 348-362
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654362181632