A formação do professor reflexivo em um curso a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/186266 |
Resumo: | O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo. |
id |
UFRGS-2_62bafa57e6c7634d96b1279aed41b251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186266 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Turchielo, Luciana BoffAragón, Rosane2018-12-18T04:04:07Z20180102-5473http://hdl.handle.net/10183/186266001083163O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.This article investigates how the student-teachers training occurred in a Pedagogy distance program of a public university from the perspective of the reflective teacher. The study was guided by the methodological design of case study, with data collected in learning portfolios (blogs). The theoretical framework was defined based on the assumptions of Dewey (1959), Alarcão (1996), and papers on how reflective thinking relates to teacher‟s training. In the results, reflective training process was approached through the analysis of the postings from a sample of female students during the nine semesters of the program, considering the proposed categories: (i) descriptive posts, (ii) interpretative posts and (iii) reconstructive posts. The corpus analysis showed that the female teachers turned their practice into an object of theoretical reflection, which allowed a reconstruction of actions. Besides that, it was possible to identify an evolution in the teachers‟ training reflective process.El presente artículo investiga como ocurrió la formación de alumnas-profesoras en un curso Pedagogía a distancia de una universidad pública en Brasil, en la perspectiva del profesor reflexivo. El estudio se orientó por la concepción metodológica de estudio del caso, con datos recogidos en portafolios de aprendizaje (blogs). El referencial teórico fue definido a partir de los presupuestos de Dewey (1959), Alarcão (1996), y de investigaciones acerca de cómo se relaciona el pensamiento reflexivo con la formación de profesores. En los resultados se aborda el proceso de la formación reflexiva, por medio del análisis de las publicaciones de una amuestra de alumnas-maestras durante los nueve semestres del curso, considerando las categorías propuestas: (i) publicaciones descriptivas, (ii) publicaciones interpretativas y (iii) publicaciones reconstructivas. El análisis de los datos evidenció que las alumnas-profesoras pudieron hacer de su práctica un objeto de reflexión teórico que permitió la reconstrucción de las acciones, así como fue posible identificar evolución en el proceso de formación del profesor reflexivo.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 701-723ProfessorEnsino a distânciaFormaçãoReflective teacherDistance educationTheory and practiceProfesor reflexivoEducación a distanciaTeoría y prácticaA formação do professor reflexivo em um curso a distânciaThe reflective teacher’s training in a distance learning program La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083163.pdf.txt001083163.pdf.txtExtracted Texttext/plain65402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/2/001083163.pdf.txtebc62b049a0d55910cd88ee987b8d406MD52ORIGINAL001083163.pdfTexto completoapplication/pdf594492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/1/001083163.pdfd2e11ef8f9a2553a6c7548912190f538MD5110183/1862662021-12-06 05:38:58.131941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186266Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:38:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The reflective teacher’s training in a distance learning program |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia |
title |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
spellingShingle |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância Turchielo, Luciana Boff Professor Ensino a distância Formação Reflective teacher Distance education Theory and practice Profesor reflexivo Educación a distancia Teoría y práctica |
title_short |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
title_full |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
title_fullStr |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
title_full_unstemmed |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
title_sort |
A formação do professor reflexivo em um curso a distância |
author |
Turchielo, Luciana Boff |
author_facet |
Turchielo, Luciana Boff Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turchielo, Luciana Boff Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Ensino a distância Formação |
topic |
Professor Ensino a distância Formação Reflective teacher Distance education Theory and practice Profesor reflexivo Educación a distancia Teoría y práctica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reflective teacher Distance education Theory and practice |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Profesor reflexivo Educación a distancia Teoría y práctica |
description |
O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-18T04:04:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/186266 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-5473 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083163 |
identifier_str_mv |
0102-5473 001083163 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/186266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 701-723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/2/001083163.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/1/001083163.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebc62b049a0d55910cd88ee987b8d406 d2e11ef8f9a2553a6c7548912190f538 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725038532493312 |