A formação do professor reflexivo em um curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turchielo, Luciana Boff
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186266
Resumo: O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.
id UFRGS-2_62bafa57e6c7634d96b1279aed41b251
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186266
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Turchielo, Luciana BoffAragón, Rosane2018-12-18T04:04:07Z20180102-5473http://hdl.handle.net/10183/186266001083163O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.This article investigates how the student-teachers training occurred in a Pedagogy distance program of a public university from the perspective of the reflective teacher. The study was guided by the methodological design of case study, with data collected in learning portfolios (blogs). The theoretical framework was defined based on the assumptions of Dewey (1959), Alarcão (1996), and papers on how reflective thinking relates to teacher‟s training. In the results, reflective training process was approached through the analysis of the postings from a sample of female students during the nine semesters of the program, considering the proposed categories: (i) descriptive posts, (ii) interpretative posts and (iii) reconstructive posts. The corpus analysis showed that the female teachers turned their practice into an object of theoretical reflection, which allowed a reconstruction of actions. Besides that, it was possible to identify an evolution in the teachers‟ training reflective process.El presente artículo investiga como ocurrió la formación de alumnas-profesoras en un curso Pedagogía a distancia de una universidad pública en Brasil, en la perspectiva del profesor reflexivo. El estudio se orientó por la concepción metodológica de estudio del caso, con datos recogidos en portafolios de aprendizaje (blogs). El referencial teórico fue definido a partir de los presupuestos de Dewey (1959), Alarcão (1996), y de investigaciones acerca de cómo se relaciona el pensamiento reflexivo con la formación de profesores. En los resultados se aborda el proceso de la formación reflexiva, por medio del análisis de las publicaciones de una amuestra de alumnas-maestras durante los nueve semestres del curso, considerando las categorías propuestas: (i) publicaciones descriptivas, (ii) publicaciones interpretativas y (iii) publicaciones reconstructivas. El análisis de los datos evidenció que las alumnas-profesoras pudieron hacer de su práctica un objeto de reflexión teórico que permitió la reconstrucción de las acciones, así como fue posible identificar evolución en el proceso de formación del profesor reflexivo.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 701-723ProfessorEnsino a distânciaFormaçãoReflective teacherDistance educationTheory and practiceProfesor reflexivoEducación a distanciaTeoría y prácticaA formação do professor reflexivo em um curso a distânciaThe reflective teacher’s training in a distance learning program La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083163.pdf.txt001083163.pdf.txtExtracted Texttext/plain65402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/2/001083163.pdf.txtebc62b049a0d55910cd88ee987b8d406MD52ORIGINAL001083163.pdfTexto completoapplication/pdf594492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/1/001083163.pdfd2e11ef8f9a2553a6c7548912190f538MD5110183/1862662021-12-06 05:38:58.131941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186266Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do professor reflexivo em um curso a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The reflective teacher’s training in a distance learning program
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia
title A formação do professor reflexivo em um curso a distância
spellingShingle A formação do professor reflexivo em um curso a distância
Turchielo, Luciana Boff
Professor
Ensino a distância
Formação
Reflective teacher
Distance education
Theory and practice
Profesor reflexivo
Educación a distancia
Teoría y práctica
title_short A formação do professor reflexivo em um curso a distância
title_full A formação do professor reflexivo em um curso a distância
title_fullStr A formação do professor reflexivo em um curso a distância
title_full_unstemmed A formação do professor reflexivo em um curso a distância
title_sort A formação do professor reflexivo em um curso a distância
author Turchielo, Luciana Boff
author_facet Turchielo, Luciana Boff
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turchielo, Luciana Boff
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino a distância
Formação
topic Professor
Ensino a distância
Formação
Reflective teacher
Distance education
Theory and practice
Profesor reflexivo
Educación a distancia
Teoría y práctica
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflective teacher
Distance education
Theory and practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Profesor reflexivo
Educación a distancia
Teoría y práctica
description O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção metodológica de estudo de caso, com dados coletados em portfólios de aprendizagem (blogs). O referencial teórico foi definido a partir dos pressupostos de Dewey (1959), Alarcão (1996) e de pesquisas acerca de como se relacionam o pensamento reflexivo e a formação de professores. Nos resultados, aborda-se o processo de formação reflexiva por meio da análise das postagens de uma amostra de alunas-professoras durante os nove semestres do curso, considerando as categorias propostas: (i) postagens descritivas, (ii) postagens interpretativas e (iii) postagens reconstrutivas. A análise dos dados evidenciou que as alunas-professoras puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que lhes permitiu a reconstrução das ações, tendo sido possível também identificar uma evolução no processo de formação do professor reflexivo.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T04:04:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186266
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-5473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083163
identifier_str_mv 0102-5473
001083163
url http://hdl.handle.net/10183/186266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 701-723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/2/001083163.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186266/1/001083163.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebc62b049a0d55910cd88ee987b8d406
d2e11ef8f9a2553a6c7548912190f538
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224958541561856