O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ieda Maria Kleinert
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Sueli Menezes, Sagrillo, Daniele Rorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311
Resumo: Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a “formação por competências”. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital,  transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado. 
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