O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311 |
Resumo: | Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a “formação por competências”. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado. |
id |
UNICAMP-19_f3979747f8b9c4c0a0e0ab21ebd1d849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1311 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no BrasilPolítica educacional. Banco Mundial. Formação de professores. Educação básicaPolítica EducacionalFormação de ProfessoresEducação BásicaDiscute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a “formação por competências”. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado. Universidade Estadual de Campinas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórica e documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/131110.20396/etd.v16i3.1311ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-512ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-512ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-5121676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311/pdf_120https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311/19449Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Ieda Maria KleinertPereira, Sueli MenezesSagrillo, Daniele Rorato2017-10-10T14:11:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1311Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:11.008487ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
title |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
spellingShingle |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil Casagrande, Ieda Maria Kleinert Política educacional. Banco Mundial. Formação de professores. Educação básica Política Educacional Formação de Professores Educação Básica |
title_short |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
title_full |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
title_fullStr |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
title_full_unstemmed |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
title_sort |
O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil |
author |
Casagrande, Ieda Maria Kleinert |
author_facet |
Casagrande, Ieda Maria Kleinert Pereira, Sueli Menezes Sagrillo, Daniele Rorato |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Sueli Menezes Sagrillo, Daniele Rorato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Ieda Maria Kleinert Pereira, Sueli Menezes Sagrillo, Daniele Rorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional. Banco Mundial. Formação de professores. Educação básica Política Educacional Formação de Professores Educação Básica |
topic |
Política educacional. Banco Mundial. Formação de professores. Educação básica Política Educacional Formação de Professores Educação Básica |
description |
Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a “formação por competências”. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311 10.20396/etd.v16i3.1311 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v16i3.1311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311/pdf_120 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311/19449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-512 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-512 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 494-512 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652888932352 |