Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Vilma Aparecida, Richter, Leonice Matilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251
Resumo: O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as  “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública.  Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL.  Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”.
id UNICAMP-19_fbe979372f65b58677858fc6a606f2aa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638251
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera públicaPolíticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.Políticas EducacionaisAnálise de redesClasses sociais.O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as  “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública.  Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL.  Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863825110.20396/etd.v17i3.8638251ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-6721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/9945https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/19580Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria VieiraSouza, Vilma AparecidaRichter, Leonice Matilde2017-03-22T13:31:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638251Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.459269ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
title Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
spellingShingle Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
Silva, Maria Vieira
Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.
Políticas Educacionais
Análise de redes
Classes sociais.
title_short Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
title_full Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
title_fullStr Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
title_full_unstemmed Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
title_sort Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
author Silva, Maria Vieira
author_facet Silva, Maria Vieira
Souza, Vilma Aparecida
Richter, Leonice Matilde
author_role author
author2 Souza, Vilma Aparecida
Richter, Leonice Matilde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Vieira
Souza, Vilma Aparecida
Richter, Leonice Matilde
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.
Políticas Educacionais
Análise de redes
Classes sociais.
topic Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.
Políticas Educacionais
Análise de redes
Classes sociais.
description O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as  “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública.  Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL.  Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251
10.20396/etd.v17i3.8638251
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251
identifier_str_mv 10.20396/etd.v17i3.8638251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/9945
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/19580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653345062912