Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251 |
Resumo: | O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública. Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL. Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”. |
id |
UNICAMP-19_fbe979372f65b58677858fc6a606f2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638251 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera públicaPolíticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.Políticas EducacionaisAnálise de redesClasses sociais.O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública. Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL. Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863825110.20396/etd.v17i3.8638251ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-6721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/9945https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/19580Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria VieiraSouza, Vilma AparecidaRichter, Leonice Matilde2017-03-22T13:31:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638251Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.459269ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
title |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
spellingShingle |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública Silva, Maria Vieira Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais. Políticas Educacionais Análise de redes Classes sociais. |
title_short |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
title_full |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
title_fullStr |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
title_full_unstemmed |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
title_sort |
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública |
author |
Silva, Maria Vieira |
author_facet |
Silva, Maria Vieira Souza, Vilma Aparecida Richter, Leonice Matilde |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Vilma Aparecida Richter, Leonice Matilde |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Vieira Souza, Vilma Aparecida Richter, Leonice Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais. Políticas Educacionais Análise de redes Classes sociais. |
topic |
Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais. Políticas Educacionais Análise de redes Classes sociais. |
description |
O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública. Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL. Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251 10.20396/etd.v17i3.8638251 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i3.8638251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/9945 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251/19580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 653-672 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653345062912 |