Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Regina Maria de, Rodrigues, José Raimundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673
Resumo: Em tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea  História da Educação de Surdos.  Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos  compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne.
id UNICAMP-19_ff0488fb7621db990da35054474004e6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671673
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivasBilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectivesEducación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivasEducação dos surdosEducation of the deafEducación de los sordosEm tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea  História da Educação de Surdos.  Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos  compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne.En tiempos de discusión sobre la educación bilingüe para sordos como modalidad, en este dossier nuestros lentes se dirigieron a experiencias realizadas en diferentes países, con el cuidado de elegir investigadores de referencia en el campo de la Historia de la Educación, subárea Historia de la Educación Sorda. . Esta iniciativa estuvo vinculada al curso de posgrado FE 190 C Seminario Internacional de Historia de la Educación: memorias de la Educación de los Sordos compartido con la Universidad Federal de Espírito Santo (cuyo código de curso es: PPGE-5303), bajo la coordinación de la Profesora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado y el invaluable apoyo del doctorando José Raimundo Rodrigues, también de la UFES y bajo la supervisión de Lucyenne.In times of discussion about bilingual education for the deaf as a modality, in this dossier our lenses were directed to experiences carried out in different countries, with care being taken to elect reference researchers in the field of History of Education, subarea  History of Deaf Education. This initiative was linked to the postgraduate course FE 190 C International Seminar on History of Education: memories of Deaf Education  shared with the Federal University of Espírito Santo (whose course code is: PPGE-5303), under the coordination of Professor Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado and the invaluable support of doctoral student José Raimundo Rodrigues, also from UFES and being supervised by Lucyenne.Universidade Estadual de Campinas2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliada pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867167310.20396/etd.v24i4.8671673ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-7411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673/32041Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Vieira-Machado, Lucyenne Matos da CostaSouza, Regina Maria de Rodrigues, José Raimundo2023-06-14T14:08:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671673Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2023-06-14T14:08:49ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Bilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectives
Educación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivas
title Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
spellingShingle Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Educação dos surdos
Education of the deaf
Educación de los sordos
title_short Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_full Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_fullStr Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_full_unstemmed Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_sort Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
author Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
author_facet Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Souza, Regina Maria de
Rodrigues, José Raimundo
author_role author
author2 Souza, Regina Maria de
Rodrigues, José Raimundo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa
Souza, Regina Maria de
Rodrigues, José Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação dos surdos
Education of the deaf
Educación de los sordos
topic Educação dos surdos
Education of the deaf
Educación de los sordos
description Em tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea  História da Educação de Surdos.  Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos  compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Não avaliada pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673
10.20396/etd.v24i4.8671673
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673
identifier_str_mv 10.20396/etd.v24i4.8671673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673/32041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741
ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649766273024