Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673 |
Resumo: | Em tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea História da Educação de Surdos. Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne. |
id |
UNICAMP-19_ff0488fb7621db990da35054474004e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671673 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivasBilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectivesEducación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivasEducação dos surdosEducation of the deafEducación de los sordosEm tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea História da Educação de Surdos. Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne.En tiempos de discusión sobre la educación bilingüe para sordos como modalidad, en este dossier nuestros lentes se dirigieron a experiencias realizadas en diferentes países, con el cuidado de elegir investigadores de referencia en el campo de la Historia de la Educación, subárea Historia de la Educación Sorda. . Esta iniciativa estuvo vinculada al curso de posgrado FE 190 C Seminario Internacional de Historia de la Educación: memorias de la Educación de los Sordos compartido con la Universidad Federal de Espírito Santo (cuyo código de curso es: PPGE-5303), bajo la coordinación de la Profesora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado y el invaluable apoyo del doctorando José Raimundo Rodrigues, también de la UFES y bajo la supervisión de Lucyenne.In times of discussion about bilingual education for the deaf as a modality, in this dossier our lenses were directed to experiences carried out in different countries, with care being taken to elect reference researchers in the field of History of Education, subarea History of Deaf Education. This initiative was linked to the postgraduate course FE 190 C International Seminar on History of Education: memories of Deaf Education shared with the Federal University of Espírito Santo (whose course code is: PPGE-5303), under the coordination of Professor Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado and the invaluable support of doctoral student José Raimundo Rodrigues, also from UFES and being supervised by Lucyenne.Universidade Estadual de Campinas2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliada pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867167310.20396/etd.v24i4.8671673ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-7411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673/32041Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Vieira-Machado, Lucyenne Matos da CostaSouza, Regina Maria de Rodrigues, José Raimundo2023-06-14T14:08:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671673Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2023-06-14T14:08:49ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas Bilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectives Educación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivas |
title |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
spellingShingle |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Educação dos surdos Education of the deaf Educación de los sordos |
title_short |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
title_full |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
title_fullStr |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
title_sort |
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas |
author |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa |
author_facet |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Souza, Regina Maria de Rodrigues, José Raimundo |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Regina Maria de Rodrigues, José Raimundo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira-Machado, Lucyenne Matos da Costa Souza, Regina Maria de Rodrigues, José Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação dos surdos Education of the deaf Educación de los sordos |
topic |
Educação dos surdos Education of the deaf Educación de los sordos |
description |
Em tempos de discussão acerca da educação bilíngue de surdos como modalidade, no presente dossiê nossas lentes foram dirigidas a experiências realizadas por países distintos, com o cuidado de elegermos pesquisadores de referência no campo da História da Educação, subárea História da Educação de Surdos. Tal iniciativa se vinculou à disciplina de pós-graduação FE 190 C Seminário Internacional em História da Educação: memórias da Educação de Surdos compartilhada com a Universidade Federal do Espírito Santo (cujo código da disciplina é: PPGE-5303), sob coordenação da professora Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado e o apoio inestimável do doutorando José Raimundo Rodrigues, também da UFES e orientando de Lucyenne. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Não avaliada pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673 10.20396/etd.v24i4.8671673 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v24i4.8671673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671673/32041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741 ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 737-741 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649766273024 |