A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thompson, Alba Gonzales
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845
Resumo: Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.
id UNICAMP-21_5d022eff1d1a8054ccf2a786db5113d3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646845
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaA relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaEducação matemáticaMathematics educationEstudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.Universidade Estadual de Campinas1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864684510.20396/zet.v5i8.8646845Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-442176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845/13746Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThompson, Alba Gonzales2023-10-26T11:49:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646845Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
title A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
spellingShingle A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
Thompson, Alba Gonzales
Educação matemática
Mathematics education
title_short A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
title_full A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
title_fullStr A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
title_full_unstemmed A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
title_sort A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
author Thompson, Alba Gonzales
author_facet Thompson, Alba Gonzales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thompson, Alba Gonzales
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Mathematics education
topic Educação matemática
Mathematics education
description Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845
10.20396/zet.v5i8.8646845
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845
identifier_str_mv 10.20396/zet.v5i8.8646845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845/13746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1997
Brasil; 1997
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44
Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44
Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591090118656