A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845 |
Resumo: | Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais. |
id |
UNICAMP-21_5d022eff1d1a8054ccf2a786db5113d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646845 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaA relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaEducação matemáticaMathematics educationEstudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais.Universidade Estadual de Campinas1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864684510.20396/zet.v5i8.8646845Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-442176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845/13746Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThompson, Alba Gonzales2023-10-26T11:49:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646845Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
title |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
spellingShingle |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica Thompson, Alba Gonzales Educação matemática Mathematics education |
title_short |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
title_full |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
title_fullStr |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
title_sort |
A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica |
author |
Thompson, Alba Gonzales |
author_facet |
Thompson, Alba Gonzales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thompson, Alba Gonzales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Mathematics education |
topic |
Educação matemática Mathematics education |
description |
Estudos de caso foram conduzidos para investigar as concepções de matemática. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógicaática e de ensino de matemática sustentadas por três professoras da ‘junior high school’ (4º ciclo do ensino fundamental). O Exame das relações entre concepções e prática mostrou que crenças, visões e preferências de professores a respeito da matemática e seu ensino tiveram um significado, embora sutil, papel na formação de seu comportamento pedagógico. As diferenças entre as professoras, em suas concepções e práticas, são apresentadas seguidas por uma discussão das propriedades de seus sistemas conceituais. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845 10.20396/zet.v5i8.8646845 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v5i8.8646845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646845/13746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; 1997 Brasil; 1997 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44 Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44 Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 11-44 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591090118656 |