A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redling, Julyette Priscila [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90928
Resumo: Atualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos alunos a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. E, dessa forma, o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é concebido como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno e, por isso, pode levá-lo a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nesse processo, o papel do professor é o de orientar e supervisionar o trabalho dos alunos e formalizar as idéias construídas ao seu final. Nesse contexto, justifica-se o desenvolvimento da presente investigação, que teve por objetivo investigar e analisar a compreensão e a prática de professores de matemática do Ensino Fundamental II sobre resolução de problemas, sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática e as ações de ensino-aprendizagem envolvendo resolução de problemas. A pesquisa qualitativa desenvolveu-se por meio de aplicação de questionário, realização de observações de aulas e entrevistas com os professores. Foi possível identificar que os professores verbalizam suas concepções e crenças de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, com o foco num trabalho onde os alunos desenvolvem sua capacidade de aprendizagem autônoma. Contudo, suas ações apontam para uma realidade diferente, onde os conteúdos são formalizados previamente e os problemas são utilizados para finalizar os assuntos, fato que não caracteriza o uso da resolução de problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem
id UNSP_1a37d9eba23efc3a8151934734a1b99c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90928
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoSolução de problemasProfessores de matematicaEnsino fundamentalMathematics educationProblem solvingConceptions and practicesMathematics teachersMiddle schoolAtualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos alunos a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. E, dessa forma, o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é concebido como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno e, por isso, pode levá-lo a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nesse processo, o papel do professor é o de orientar e supervisionar o trabalho dos alunos e formalizar as idéias construídas ao seu final. Nesse contexto, justifica-se o desenvolvimento da presente investigação, que teve por objetivo investigar e analisar a compreensão e a prática de professores de matemática do Ensino Fundamental II sobre resolução de problemas, sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática e as ações de ensino-aprendizagem envolvendo resolução de problemas. A pesquisa qualitativa desenvolveu-se por meio de aplicação de questionário, realização de observações de aulas e entrevistas com os professores. Foi possível identificar que os professores verbalizam suas concepções e crenças de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, com o foco num trabalho onde os alunos desenvolvem sua capacidade de aprendizagem autônoma. Contudo, suas ações apontam para uma realidade diferente, onde os conteúdos são formalizados previamente e os problemas são utilizados para finalizar os assuntos, fato que não caracteriza o uso da resolução de problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagemCurrently, the trend of education proposals is to promote students, to participate actively in the construction of their own knowledge. An thus, the teaching-learning of mathematics through the problem solving , is designed as an alternative methodology, aimed at a student-centered work, and therefore can lead him to build a mathematical knowledge through solving problem. In the process, the teacher's role is to guide and supervise the work of students and formalize the ideas built to its end. In this context, explains the devolopment of this research, which aimed to investigate and analyze the understanding and practice of mathematics teachers of middle school about the problem solving its important in the process of teaching-learning of mathematics and teaching-learning actions involving solving problem. The qualitative research was development through a questionnaire, conducting interviews and observations of lessons with teachers. We were able to identify which teachers verbalize their ideias and beliefs of teaching-learning of mathematics through the problem solving, with the focus on work where students develop their capacity for independent learning. However, their actions suggest a different reality, where the contents are previolusly formalized and problems are used to finalize the issues, which did not characterize the use of problem solving as teaching-learning methodologyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Redling, Julyette Priscila [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f.application/pdfREDLING, Julyette Priscila. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. 2011. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90928000648510redling_jp_me_bauru.pdf33004056079P02431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:01:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:07:50.221290Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
title A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
spellingShingle A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
Redling, Julyette Priscila [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Professores de matematica
Ensino fundamental
Mathematics education
Problem solving
Conceptions and practices
Mathematics teachers
Middle school
title_short A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
title_full A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
title_fullStr A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
title_full_unstemmed A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
title_sort A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental
author Redling, Julyette Priscila [UNESP]
author_facet Redling, Julyette Priscila [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Redling, Julyette Priscila [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Professores de matematica
Ensino fundamental
Mathematics education
Problem solving
Conceptions and practices
Mathematics teachers
Middle school
topic Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Professores de matematica
Ensino fundamental
Mathematics education
Problem solving
Conceptions and practices
Mathematics teachers
Middle school
description Atualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos alunos a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. E, dessa forma, o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas é concebido como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno e, por isso, pode levá-lo a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nesse processo, o papel do professor é o de orientar e supervisionar o trabalho dos alunos e formalizar as idéias construídas ao seu final. Nesse contexto, justifica-se o desenvolvimento da presente investigação, que teve por objetivo investigar e analisar a compreensão e a prática de professores de matemática do Ensino Fundamental II sobre resolução de problemas, sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática e as ações de ensino-aprendizagem envolvendo resolução de problemas. A pesquisa qualitativa desenvolveu-se por meio de aplicação de questionário, realização de observações de aulas e entrevistas com os professores. Foi possível identificar que os professores verbalizam suas concepções e crenças de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, com o foco num trabalho onde os alunos desenvolvem sua capacidade de aprendizagem autônoma. Contudo, suas ações apontam para uma realidade diferente, onde os conteúdos são formalizados previamente e os problemas são utilizados para finalizar os assuntos, fato que não caracteriza o uso da resolução de problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REDLING, Julyette Priscila. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. 2011. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90928
000648510
redling_jp_me_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
identifier_str_mv REDLING, Julyette Priscila. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. 2011. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000648510
redling_jp_me_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/90928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128320062095360