A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação. |
id |
UNICAMP-21_5f44ed331634e4c195eef18d11fc9f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646979 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigaçãoA dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigaçãoConhecimento tácitoConhecimento matemáticoDinâmica tácitoexplícitaAprendizagem matemáticaTacit knowledgeConhecimento matemáticoTacitexplicit dynamicsMath learningEste artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação.Este artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864697910.20396/zet.v13i23.8646979Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-62Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-62Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-622176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979/13880Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrade, Cristina2023-10-27T13:14:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646979Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:14:58Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
title |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
spellingShingle |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação Frade, Cristina Conhecimento tácito Conhecimento matemático Dinâmica tácitoexplícita Aprendizagem matemática Tacit knowledge Conhecimento matemático Tacitexplicit dynamics Math learning |
title_short |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
title_full |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
title_fullStr |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
title_full_unstemmed |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
title_sort |
A dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática: relato de uma investigação |
author |
Frade, Cristina |
author_facet |
Frade, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frade, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento tácito Conhecimento matemático Dinâmica tácitoexplícita Aprendizagem matemática Tacit knowledge Conhecimento matemático Tacitexplicit dynamics Math learning |
topic |
Conhecimento tácito Conhecimento matemático Dinâmica tácitoexplícita Aprendizagem matemática Tacit knowledge Conhecimento matemático Tacitexplicit dynamics Math learning |
description |
Este artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979 10.20396/zet.v13i23.8646979 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v13i23.8646979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979/13880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-62 Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-62 Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 43-62 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591633281024 |