Computational simulation: aspects of frequentist probability teaching
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656869 |
Resumo: | This article discusses didactic aspects of the frequentist approach to probability through computer simulation, with the aid of an applet that simulated the franc-carreau game. Data for discussion were collected from a workshop for teachers. Brousseau’s theory of didactic situations and Gal’s probabilistic literacy model constituted the theoretical framework, along with premises based on second-generation didactic engineering as a research method, given that our objective addressed teachers’ continuing education. Participants’ reports on activities dealing with the frequentist approach revealed that using an Excel spreadsheet to handle cumulative relative frequencies proved relatively useful to overcome difficulties in the use of technologies, expanding the possibilities for addressing aspects of probabilistic literacy, with reflections and discussions on its application to basic and higher education. |
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Computational simulation: aspects of frequentist probability teachingSimulação computacional: aspectos do ensino da probabilidade frequentistaSimulação computacional: aspectos do ensino da probabilidade frequentistaFrequentist probabilityTeacher trainingSimulationProbabilidade frequentistaFormação de professoresSimulaçãoThis article discusses didactic aspects of the frequentist approach to probability through computer simulation, with the aid of an applet that simulated the franc-carreau game. Data for discussion were collected from a workshop for teachers. Brousseau’s theory of didactic situations and Gal’s probabilistic literacy model constituted the theoretical framework, along with premises based on second-generation didactic engineering as a research method, given that our objective addressed teachers’ continuing education. Participants’ reports on activities dealing with the frequentist approach revealed that using an Excel spreadsheet to handle cumulative relative frequencies proved relatively useful to overcome difficulties in the use of technologies, expanding the possibilities for addressing aspects of probabilistic literacy, with reflections and discussions on its application to basic and higher education.Neste artigo discutem-se aspectos didáticos da abordagem frequentista da probabilidade por meio de simulação computacional. Para tanto, utilizamos um applet que simula o jogo franc-carreau. Os dados para discussão foram colhidos em oficina para professores. O referencial teórico abrangeu a teoria das situações didáticas, de Brousseau e o modelo de letramento probabilístico, de Gal, adotando-se pressupostos baseados na engenharia didática de segunda geração como metodologia de pesquisa, uma vez que o objetivo era relacionado à formação continuada de professores. Nos relatos dos professores sobre atividades que trabalhavam com o enfoque frequentista, observamos que a manipulação das frequências relativas acumuladas em uma planilha Excel mostrou-se relativamente propícia para superar dificuldades no uso de tecnologias, abrindo possibilidades de ampliação de aspectos do letramento probabilístico, com reflexões e discussões sobre sua aplicação na educação básica e superior.Neste artigo discutem-se aspectos didáticos da abordagem frequentista da probabilidade por meio de simulação computacional. Para tanto, utilizamos um applet que simula o jogo franc-carreau. Os dados para discussão foram colhidos em oficina para professores. O referencial teórico abrangeu a teoria das situações didáticas, de Brousseau e o modelo de letramento probabilístico, de Gal, adotando-se pressupostos baseados na engenharia didática de segunda geração como metodologia de pesquisa, uma vez que o objetivo era relacionado à formação continuada de professores. Nos relatos dos professores sobre atividades que trabalhavam com o enfoque frequentista, observamos que a manipulação das frequências relativas acumuladas em uma planilha Excel mostrou-se relativamente propícia para superar dificuldades no uso de tecnologias, abrindo possibilidades de ampliação de aspectos do letramento probabilístico, com reflexões e discussões sobre sua aplicação na educação básica e superior.Universidade Estadual de Campinas2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865686910.20396/zet.v28i0.8656869Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020017Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020017Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200172176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656869/22436https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656869/22437Brazil; ContemporanyBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Cileda de Queiroz e Silva Figueiredo, Auriluci de Carvalho2024-01-11T16:34:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656869Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T16:34:33Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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