Teacher training in Mathematics: a discussion on teaching probability
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657002 |
Resumo: | The goal of this article is to present an analysis of the knowledge of future Mathematics teachers about teaching probability, in particular, about randomness. This investigation involved a formative process in which the issue of event independence was discussed from the results pointed out by Bryant & Nunes. This process was attended by 11 students in the Mathematics Teaching Degree program on a campus at a public university in Sergipe. To analyze the data on the teachers’ knowledge, we considered categories discussed by Shulman. This research was based on studies by Gal e Batanero, Contreras & Diaz, regarding teaching probability. On the reflective practice of teachers, Zeichner was used. The analysis revealed that the future teachers broadened their knowledge base for teaching probability, especially regarding the recognition of the need to overcome positive and negative recency in order to understand the independence of events. In addition, they reconsidered a view contrary to what they had initially believed, with respect to teaching in the initial years. Hence, we highlight the importance of training activities in order to provide participants with a reflective experience in learning situations that involve concepts of probability, through experiments and reflections. |
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Teacher training in Mathematics: a discussion on teaching probabilityFormação do professor de Matemática: uma discussão sobre o ensino de probabilidadeFormação do professor de Matemática: uma discussão sobre o ensino de probabilidadeTeaching probabilityInitial teacher trainingReflective teacherEnsino de probabilidadeFormação inicial de professoresProfessor reflexivoThe goal of this article is to present an analysis of the knowledge of future Mathematics teachers about teaching probability, in particular, about randomness. This investigation involved a formative process in which the issue of event independence was discussed from the results pointed out by Bryant & Nunes. This process was attended by 11 students in the Mathematics Teaching Degree program on a campus at a public university in Sergipe. To analyze the data on the teachers’ knowledge, we considered categories discussed by Shulman. This research was based on studies by Gal e Batanero, Contreras & Diaz, regarding teaching probability. On the reflective practice of teachers, Zeichner was used. The analysis revealed that the future teachers broadened their knowledge base for teaching probability, especially regarding the recognition of the need to overcome positive and negative recency in order to understand the independence of events. In addition, they reconsidered a view contrary to what they had initially believed, with respect to teaching in the initial years. Hence, we highlight the importance of training activities in order to provide participants with a reflective experience in learning situations that involve concepts of probability, through experiments and reflections.Este artigo tem o propósito de apresentar uma análise de conhecimentos de futuros professores de Matemática sobre o ensino da probabilidade, em particular sobre a aleatoriedade. Esta investigação envolveu um processo formativo no qual foi discutida a questão da independência de eventos a partir dos resultados apontados por Bryant & Nunes. Este processo contou com participação de 11 estudantes de Licenciatura em Matemática de um campus de uma universidade pública de Sergipe. Para a análise dos dados, relativamente aos conhecimentos do professor, foram consideradas categorias discutidas por Shulman. Quanto ao ensino da probabilidade, esta investigação baseou-se nos estudos de Gal e Batanero, Contrera & Diaz. Sobre a prática reflexiva de professores utilizou-se Zeichner. A análise mostrou que os futuros professores ampliaram a base de conhecimentos para a docência de probabilidade, sobretudo em relação ao reconhecimento da necessidade de superação da recência positiva e negativa para a compreensão da independência de eventos. Além disso, reconsideraram a posição contrária, demonstrada inicialmente, ao seu ensino a partir dos anos iniciais. Destaca-se, assim, a importância de ações formativas para propiciar aos participantes a vivência de situações de aprendizagem que envolva conceitos de probabilidade, por meio de experimentações e reflexões.Este artigo tem o propósito de apresentar uma análise de conhecimentos de futuros professores de Matemática sobre o ensino da probabilidade, em particular sobre a aleatoriedade. Esta investigação envolveu um processo formativo no qual foi discutida a questão da independência de eventos a partir dos resultados apontados por Bryant & Nunes. Este processo contou com participação de 11 estudantes de Licenciatura em Matemática de um campus de uma universidade pública de Sergipe. Para a análise dos dados, relativamente aos conhecimentos do professor, foram consideradas categorias discutidas por Shulman. Quanto ao ensino da probabilidade, esta investigação baseou-se nos estudos de Gal e Batanero, Contrera & Diaz. Sobre a prática reflexiva de professores utilizou-se Zeichner. A análise mostrou que os futuros professores ampliaram a base de conhecimentos para a docência de probabilidade, sobretudo em relação ao reconhecimento da necessidade de superação da recência positiva e negativa para a compreensão da independência de eventos. Além disso, reconsideraram a posição contrária, demonstrada inicialmente, ao seu ensino a partir dos anos iniciais. Destaca-se, assim, a importância de ações formativas para propiciar aos participantes a vivência de situações de aprendizagem que envolva conceitos de probabilidade, por meio de experimentações e reflexões.Universidade Estadual de Campinas2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865700210.20396/zet.v28i0.8657002Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020010Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020010Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200102176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657002/22242https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657002/22243Itabaiana, Sergipe; 2016-2018Itabaiana, Sergipe; 2016-2018Itabaiana, Sergipe; 2016-2018Copyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Marta ÉlidPietropaolo, Ruy CesarSilva, Angelica da Fontoura Garcia2024-01-11T16:29:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8657002Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T16:29:06Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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