Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Edmar H.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Lorenzato, Sérgio A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924
Resumo: A melhoria da qualidade do ensino da matemática tem constituído um desafio constante para todos que vêm se preocupando com o ensino deste conhecimento, mas via de regra as buscas têm se limitado apenas a mudanças de métodos, de técnicas ou de sequências curriculares. Não descartamos a possibilidade de que métodos, técnicas e protestos curriculares possam ter influências positivas na melhoria da qualidade, mas acreditamos que uma mudança significativa só se concretizará através de uma mudança efetiva de postura, uma mudança de filosofia pedagógica que atinja, em última instância, o âmbito social. E, no nosso entender, o início de tal mudança deverá ter lugar na prática da sala de aula, pois neste labor está a possibilidade da busca de atitudes mais positivas tanto de alunos como de professores, não só com relação ao conhecimento matemático como também com relação ao seu ensino e a sua aprendizagem.
id UNICAMP-21_8f70f558cc0817504b04af9cac44dea9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646924
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativaEnsino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativaEducação matemáticaEducação matemáticaA melhoria da qualidade do ensino da matemática tem constituído um desafio constante para todos que vêm se preocupando com o ensino deste conhecimento, mas via de regra as buscas têm se limitado apenas a mudanças de métodos, de técnicas ou de sequências curriculares. Não descartamos a possibilidade de que métodos, técnicas e protestos curriculares possam ter influências positivas na melhoria da qualidade, mas acreditamos que uma mudança significativa só se concretizará através de uma mudança efetiva de postura, uma mudança de filosofia pedagógica que atinja, em última instância, o âmbito social. E, no nosso entender, o início de tal mudança deverá ter lugar na prática da sala de aula, pois neste labor está a possibilidade da busca de atitudes mais positivas tanto de alunos como de professores, não só com relação ao conhecimento matemático como também com relação ao seu ensino e a sua aprendizagem.A melhoria da qualidade do ensino da matemática tem constituído um desafio constante para todos que vêm se preocupando com o ensino deste conhecimento, mas via de regra as buscas têm se limitado apenas a mudanças de métodos, de técnicas ou de sequências curriculares. Não descartamos a possibilidade de que métodos, técnicas e protestos curriculares possam ter influências positivas na melhoria da qualidade, mas acreditamos que uma mudança significativa só se concretizará através de uma mudança efetiva de postura, uma mudança de filosofia pedagógica que atinja, em última instância, o âmbito social. E, no nosso entender, o início de tal mudança deverá ter lugar na prática da sala de aula, pois neste labor está a possibilidade da busca de atitudes mais positivas tanto de alunos como de professores, não só com relação ao conhecimento matemático como também com relação ao seu ensino e a sua aprendizagem.Universidade Estadual de Campinas1994-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864692410.20396/zet.v2i2.8646924Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-46Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-46Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-462176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924/13826Brasil; 1994Brasil; 1994Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo, Edmar H.Lorenzato, Sérgio A.2023-10-26T11:44:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646924Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:44:38Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
title Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
Rabelo, Edmar H.
Educação matemática
Educação matemática
title_short Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
title_full Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
title_sort Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
author Rabelo, Edmar H.
author_facet Rabelo, Edmar H.
Lorenzato, Sérgio A.
author_role author
author2 Lorenzato, Sérgio A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Edmar H.
Lorenzato, Sérgio A.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação matemática
topic Educação matemática
Educação matemática
description A melhoria da qualidade do ensino da matemática tem constituído um desafio constante para todos que vêm se preocupando com o ensino deste conhecimento, mas via de regra as buscas têm se limitado apenas a mudanças de métodos, de técnicas ou de sequências curriculares. Não descartamos a possibilidade de que métodos, técnicas e protestos curriculares possam ter influências positivas na melhoria da qualidade, mas acreditamos que uma mudança significativa só se concretizará através de uma mudança efetiva de postura, uma mudança de filosofia pedagógica que atinja, em última instância, o âmbito social. E, no nosso entender, o início de tal mudança deverá ter lugar na prática da sala de aula, pois neste labor está a possibilidade da busca de atitudes mais positivas tanto de alunos como de professores, não só com relação ao conhecimento matemático como também com relação ao seu ensino e a sua aprendizagem.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924
10.20396/zet.v2i2.8646924
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924
identifier_str_mv 10.20396/zet.v2i2.8646924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924/13826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 1994
Brasil; 1994
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 2 No. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-46
Zetetike; Vol. 2 Núm. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-46
Zetetike; v. 2 n. 1 (1994): jan./dez. [2]; 37-46
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591558832128