Experiências de aprendizagem matemática significantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9792 |
Resumo: | No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos. |
id |
RCAP_81826b6ca83c2f4eae9c5b8c13f5de7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de aprendizagem matemática significantesEducação em MatemáticaEnsino e Aprendizagem da MatemáticaEnsino BásicoNo presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.Comissão Editorial da Universidade de Aveiro2013-02-25T09:49:50Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9792por978-972-789-321-8Cabrita, IsabelCoelho, ArturTenreiro-Vieira, CelinaMalta, EmíliaVizinho, IsabelAlmeida, JorgeGaspar, JorgePinheiro, JoséNunes, MargaridaSousa, OndinaAmaral, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:16.522651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
title |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
spellingShingle |
Experiências de aprendizagem matemática significantes Cabrita, Isabel Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
title_short |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
title_full |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
title_fullStr |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
title_full_unstemmed |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
title_sort |
Experiências de aprendizagem matemática significantes |
author |
Cabrita, Isabel |
author_facet |
Cabrita, Isabel Coelho, Artur Tenreiro-Vieira, Celina Malta, Emília Vizinho, Isabel Almeida, Jorge Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Artur Tenreiro-Vieira, Celina Malta, Emília Vizinho, Isabel Almeida, Jorge Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrita, Isabel Coelho, Artur Tenreiro-Vieira, Celina Malta, Emília Vizinho, Isabel Almeida, Jorge Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
topic |
Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
description |
No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2013-02-25T09:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9792 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-321-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comissão Editorial da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Comissão Editorial da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514622025728 |