Experiências de aprendizagem matemática significantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Isabel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coelho, Artur, Tenreiro-Vieira, Celina, Malta, Emília, Vizinho, Isabel, Almeida, Jorge, Gaspar, Jorge, Pinheiro, José, Nunes, Margarida, Sousa, Ondina, Amaral, Paulo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9792
Resumo: No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.
id RCAP_81826b6ca83c2f4eae9c5b8c13f5de7a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de aprendizagem matemática significantesEducação em MatemáticaEnsino e Aprendizagem da MatemáticaEnsino BásicoNo presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.Comissão Editorial da Universidade de Aveiro2013-02-25T09:49:50Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9792por978-972-789-321-8Cabrita, IsabelCoelho, ArturTenreiro-Vieira, CelinaMalta, EmíliaVizinho, IsabelAlmeida, JorgeGaspar, JorgePinheiro, JoséNunes, MargaridaSousa, OndinaAmaral, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:16.522651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de aprendizagem matemática significantes
title Experiências de aprendizagem matemática significantes
spellingShingle Experiências de aprendizagem matemática significantes
Cabrita, Isabel
Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
title_short Experiências de aprendizagem matemática significantes
title_full Experiências de aprendizagem matemática significantes
title_fullStr Experiências de aprendizagem matemática significantes
title_full_unstemmed Experiências de aprendizagem matemática significantes
title_sort Experiências de aprendizagem matemática significantes
author Cabrita, Isabel
author_facet Cabrita, Isabel
Coelho, Artur
Tenreiro-Vieira, Celina
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Almeida, Jorge
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
author_role author
author2 Coelho, Artur
Tenreiro-Vieira, Celina
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Almeida, Jorge
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrita, Isabel
Coelho, Artur
Tenreiro-Vieira, Celina
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Almeida, Jorge
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
topic Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
description No presente ano letivo – 2009/10 – decorreram, a nível nacional, as 5a e 4a edições das Ações de Formação Continua em Matemática para Professores dos 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico, respetivamente. A Universidade de Aveiro não poderia deixar de continuar a abraçar estes desafios através dos m@c1 e m@c2, tanto mais que este ano antecede a implementação generalizada do NPMEB - Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Ponte et al., 2007). Assim, e na senda do que tem acontecido desde a génese de tais Ações, tal Programa continuou a assumir-se como o centro de toda a atuação, revisitando-o, sistematicamente, sob olhares e perspetivas sempre renovadas, por comparação aos Programas de Matemática ainda em vigor. Desta feita, atendeu-se, particularmente, as capacidades transversais – comunicação e raciocínio – e a sequenciação de tarefas que pudessem constituir-se como experiencias de aprendizagens verdadeiramente significantes. Tal opção metodológica afigura-se particularmente relevante já que contraria um trabalho a matemática muitas vezes suportado por propostas didáticas atomizadas, que em nada contribuem para o desenvolvimento da competência matemática, incluindo uma efetiva e solida apropriação de conceitos matemáticos estruturantes. A proposta de sequência apresentada pela equipa coordenadora e formadora dos m@c1 e m@c2 era suficientemente flexível para que os formandos a pudessem enriquecer com outras enunciações mais adequadas a realidade particular dos seus projetos educativos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-02-25T09:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9792
url http://hdl.handle.net/10773/9792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-789-321-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137514622025728