Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757
Resumo: This paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality.
id UNICAMP-21_9b5da32956ce4b79b45e0f9fbf2a4c1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646757
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissãoProfessora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissãoProfessionalization in EducationTeacher EducationLife HistoryMathematics TeacherMathematics’ EducationProfissionalização na educaçãoFormação de professoresHistória de vidaProfessor de matemáticaEducação matemáticaThis paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality.Este artigo pretende contribuir para o debate na questão da docência como profissão, a partir da análise das percepções de Ana – jovem professora de Matemática, recém-diplomada – com relação a suas opções. Valores e saberes construídos durante sua formação. A discussão do relato de Ana nos permite abordar questões que levam a uma maior compreensão do tema da profissionalização: as características femininas da docência, o conhecimento específico do professor construído na transição da teoria para a prática, os valores morais e a consciência do oficio contribuindo na escalada para o status profissional. Nesse momento critico da educação brasileira, quando o fracasso do ensino-aprendizagem, em especial na matemática, levam à desvalorização e culpabilização dos professores dos cursos formadores, este trabalho se propõe também a lembra que, em muitas universidades do Brasil. Com novos currículos e projetos pedagógicos, estão-se diplomando pessoas com tendências diferenciadas em Educação matemática. Essas pessoas merecem uma oportunidade de mostrar o seu potencial para transformar a realidade um clima de confiança, respeito e dignidade profissional. Universidade Estadual de Campinas1997-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864675710.20396/zet.v5i7.8646757Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-232176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757/13659Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde Garcia2023-10-26T11:49:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646757Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
title Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
spellingShingle Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Professionalization in Education
Teacher Education
Life History
Mathematics Teacher
Mathematics’ Education
Profissionalização na educação
Formação de professores
História de vida
Professor de matemática
Educação matemática
title_short Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
title_full Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
title_fullStr Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
title_full_unstemmed Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
title_sort Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
author Carneiro, Vera Clotilde Garcia
author_facet Carneiro, Vera Clotilde Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Vera Clotilde Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Professionalization in Education
Teacher Education
Life History
Mathematics Teacher
Mathematics’ Education
Profissionalização na educação
Formação de professores
História de vida
Professor de matemática
Educação matemática
topic Professionalization in Education
Teacher Education
Life History
Mathematics Teacher
Mathematics’ Education
Profissionalização na educação
Formação de professores
História de vida
Professor de matemática
Educação matemática
description This paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757
10.20396/zet.v5i7.8646757
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757
identifier_str_mv 10.20396/zet.v5i7.8646757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757/13659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1997
Brasil; 1997
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23
Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23
Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329590440001536