Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757 |
Resumo: | This paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality. |
id |
UNICAMP-21_9b5da32956ce4b79b45e0f9fbf2a4c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646757 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissãoProfessora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissãoProfessionalization in EducationTeacher EducationLife HistoryMathematics TeacherMathematics’ EducationProfissionalização na educaçãoFormação de professoresHistória de vidaProfessor de matemáticaEducação matemáticaThis paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality.Este artigo pretende contribuir para o debate na questão da docência como profissão, a partir da análise das percepções de Ana – jovem professora de Matemática, recém-diplomada – com relação a suas opções. Valores e saberes construídos durante sua formação. A discussão do relato de Ana nos permite abordar questões que levam a uma maior compreensão do tema da profissionalização: as características femininas da docência, o conhecimento específico do professor construído na transição da teoria para a prática, os valores morais e a consciência do oficio contribuindo na escalada para o status profissional. Nesse momento critico da educação brasileira, quando o fracasso do ensino-aprendizagem, em especial na matemática, levam à desvalorização e culpabilização dos professores dos cursos formadores, este trabalho se propõe também a lembra que, em muitas universidades do Brasil. Com novos currículos e projetos pedagógicos, estão-se diplomando pessoas com tendências diferenciadas em Educação matemática. Essas pessoas merecem uma oportunidade de mostrar o seu potencial para transformar a realidade um clima de confiança, respeito e dignidade profissional. Universidade Estadual de Campinas1997-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864675710.20396/zet.v5i7.8646757Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-232176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757/13659Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde Garcia2023-10-26T11:49:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646757Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
title |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
spellingShingle |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão Carneiro, Vera Clotilde Garcia Professionalization in Education Teacher Education Life History Mathematics Teacher Mathematics’ Education Profissionalização na educação Formação de professores História de vida Professor de matemática Educação matemática |
title_short |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
title_full |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
title_fullStr |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
title_full_unstemmed |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
title_sort |
Professora de matemática iniciante: uma visão da docência como profissão |
author |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
author_facet |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professionalization in Education Teacher Education Life History Mathematics Teacher Mathematics’ Education Profissionalização na educação Formação de professores História de vida Professor de matemática Educação matemática |
topic |
Professionalization in Education Teacher Education Life History Mathematics Teacher Mathematics’ Education Profissionalização na educação Formação de professores História de vida Professor de matemática Educação matemática |
description |
This paper intends to assist the debate on teacher’s professionalization, from the perceptions of Ana –a young and just graduated math’s teacher-on her options, values and knowledge constructed during her training. Discussing Ana’s history allows us to approach some questions which can contribute on understanding the professionalization the as feminine characteristics of teaching, pedagogical content knowledge, moral and work’s awareness. On this critical moment of Brazilian education, it seems to be usual incriminating and devaluating teachers and teaching education because of the failure o leaning, in special, on mathematics. This work wants to remind that many Precervice courses are making efforts to renew curricula, in order to educate new teachers with new Mathematics Education conceptions. These people deserve honor and confidence to show their potentials for changing reality. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757 10.20396/zet.v5i7.8646757 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v5i7.8646757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646757/13659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; 1997 Brasil; 1997 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23 Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23 Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 7-23 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329590440001536 |