Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo. |
id |
UNICAMP-21_b8c7d08257166f3040a0206442a65112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647005 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aulaEtnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo. Universidade Estadual de Campinas2009-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864700510.20396/zet.v14i26.8647005Zetetike; Vol. 14 No. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70Zetetike; Vol. 14 Núm. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70Zetetike; v. 14 n. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-702176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005/13906Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrando, Neiva IgnêsMoretti, Méricles Thadeu2019-02-01T14:14:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647005Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2019-02-01T14:14:42Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
title |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
spellingShingle |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula Grando, Neiva Ignês Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume. |
title_short |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
title_full |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
title_fullStr |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
title_sort |
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula |
author |
Grando, Neiva Ignês |
author_facet |
Grando, Neiva Ignês Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Neiva Ignês Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume. |
topic |
Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume. |
description |
Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005 10.20396/zet.v14i26.8647005 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v14i26.8647005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005/13906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 14 No. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70 Zetetike; Vol. 14 Núm. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70 Zetetike; v. 14 n. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1754303705867354112 |