Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Neiva Ignês
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005
Resumo: Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo.
id UNICAMP-21_b8c7d08257166f3040a0206442a65112
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647005
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aulaEtnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo. Universidade Estadual de Campinas2009-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864700510.20396/zet.v14i26.8647005Zetetike; Vol. 14 No. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70Zetetike; Vol. 14 Núm. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70Zetetike; v. 14 n. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-702176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005/13906Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrando, Neiva IgnêsMoretti, Méricles Thadeu2019-02-01T14:14:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647005Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2019-02-01T14:14:42Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
title Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
spellingShingle Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
Grando, Neiva Ignês
Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.
title_short Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
title_full Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
title_fullStr Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
title_full_unstemmed Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
title_sort Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
author Grando, Neiva Ignês
author_facet Grando, Neiva Ignês
Moretti, Méricles Thadeu
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Neiva Ignês
Moretti, Méricles Thadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.
topic Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.
description Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005
10.20396/zet.v14i26.8647005
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005
identifier_str_mv 10.20396/zet.v14i26.8647005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005/13906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 14 No. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70
Zetetike; Vol. 14 Núm. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70
Zetetike; v. 14 n. 2 (2006): jul./dez. [26]; 55-70
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705867354112