Por que análise real na licenciatura?
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646978 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos as respostas apresentadas por 31 matemáticos a um questionário sobre ementa, bibliografia e o papel da disciplina Análise Real nos cursos de licenciatura em matemática. Os respondentes são matemáticos que trabalham em 14 das principais instituições universitárias e de pesquisa no Brasil. As respostas foram submetidas a um processo de unitarização para a construção de categorias, segundo a abordagem metodológica da análise de conteúdo. Descrevemos três categorias que sintetizam os argumentos dos respondentes em favor da obrigatoriedade da disciplina no curso de licenciatura. Discutimos esses argumentos, situando-os em relação a estudos atuais sobre formação do professor de matemática da escola básica e levantamos algumas questões para o prosseguimento do debate. |
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Por que análise real na licenciatura?Por que análise real na licenciatura?Educação matemáticaFormação matemática do professorSaber docenteEducação matemáticaFormação matemática do professorSaber docenteNeste trabalho analisamos as respostas apresentadas por 31 matemáticos a um questionário sobre ementa, bibliografia e o papel da disciplina Análise Real nos cursos de licenciatura em matemática. Os respondentes são matemáticos que trabalham em 14 das principais instituições universitárias e de pesquisa no Brasil. As respostas foram submetidas a um processo de unitarização para a construção de categorias, segundo a abordagem metodológica da análise de conteúdo. Descrevemos três categorias que sintetizam os argumentos dos respondentes em favor da obrigatoriedade da disciplina no curso de licenciatura. Discutimos esses argumentos, situando-os em relação a estudos atuais sobre formação do professor de matemática da escola básica e levantamos algumas questões para o prosseguimento do debate.Neste trabalho analisamos as respostas apresentadas por 31 matemáticos a um questionário sobre ementa, bibliografia e o papel da disciplina Análise Real nos cursos de licenciatura em matemática. Os respondentes são matemáticos que trabalham em 14 das principais instituições universitárias e de pesquisa no Brasil. As respostas foram submetidas a um processo de unitarização para a construção de categorias, segundo a abordagem metodológica da análise de conteúdo. Descrevemos três categorias que sintetizam os argumentos dos respondentes em favor da obrigatoriedade da disciplina no curso de licenciatura. Discutimos esses argumentos, situando-os em relação a estudos atuais sobre formação do professor de matemática da escola básica e levantamos algumas questões para o prosseguimento do debate.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864697810.20396/zet.v13i23.8646978Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 11-42Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 11-42Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 11-422176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646978/13879Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Plínio CavalcantiCury, Helena NoronhaVianna, Carlos Roberto2023-10-27T13:10:00Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646978Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:10Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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