O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Josailton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rego, Philipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401
Resumo: Considerando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano.
id UNICAMP-27_db83fa2d92adab7593c3e4274fe6b954
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1401
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidadeConsiderando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401Kant e-prints; v. 14 n. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174Kant e-Prints; Vol. 14 No. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-1741677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401/1108https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, JosailtonRego, Philipe2021-10-17T21:20:06Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1401Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-17T21:20:06Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
title O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
spellingShingle O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
Mendonça, Josailton
title_short O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
title_full O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
title_fullStr O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
title_full_unstemmed O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
title_sort O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
author Mendonça, Josailton
author_facet Mendonça, Josailton
Rego, Philipe
author_role author
author2 Rego, Philipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Josailton
Rego, Philipe
description Considerando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 14 n. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174
Kant e-Prints; Vol. 14 No. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243635609600