O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Kant e-prints (Online) |
Texto Completo: | https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401 |
Resumo: | Considerando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano. |
id |
UNICAMP-27_db83fa2d92adab7593c3e4274fe6b954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1401 |
network_acronym_str |
UNICAMP-27 |
network_name_str |
Kant e-prints (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidadeConsiderando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2020-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401Kant e-prints; v. 14 n. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174Kant e-Prints; Vol. 14 No. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-1741677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401/1108https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, JosailtonRego, Philipe2021-10-17T21:20:06Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1401Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-17T21:20:06Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
title |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
spellingShingle |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade Mendonça, Josailton |
title_short |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
title_full |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
title_fullStr |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
title_full_unstemmed |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
title_sort |
O método de formação humana em Kant: implicações da pedagogia e da moralidade |
author |
Mendonça, Josailton |
author_facet |
Mendonça, Josailton Rego, Philipe |
author_role |
author |
author2 |
Rego, Philipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Josailton Rego, Philipe |
description |
Considerando a premissa kantiana de que o homem é aquilo que a educação faz dele, o presente artigo busca discutir como o método pedagógico kantiano exerce seu papel de formação do sujeito moral e autônomo. Do estágio inicial do indivíduo, a menoridade, caracterizado pela animalidade, até o estágio maior do desenvolvimento, a maioridade, pautado na autonomia e na razão, busca-se analisar o método pedagógico segundo Kant dentro dos dois parâmetros da educação, física e prática, considerando processos como a disciplina, a instrução e a moralidade, analisando os instrumentos, valores e princípios norteadores na formação do ser humano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401 |
url |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1401/1108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kant e-prints; v. 14 n. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174 Kant e-Prints; Vol. 14 No. 3 (2019): Dossiê Método em Kant; 152-174 1677-163X reponame:Kant e-prints (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:Unicamp |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
Unicamp |
institution |
Unicamp |
reponame_str |
Kant e-prints (Online) |
collection |
Kant e-prints (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br |
_version_ |
1754842243635609600 |