Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922
Resumo: Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
id UNICAMP-30_00b01b699bec149135bb914412489ebf
oai_identifier_str oai::1128882
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educaçãoDeaf children interactions in the school context : a panorama of different perspectives in educationSurdos - EducaçãoInteraçãoLíngua de sinaisEducação bilíngueDeaf educationInteractionSign languageBilingual educationOrientador: Lilian Cristine Ribeiro NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar as interações dos alunos surdos com outros sujeitos no contexto de escolas públicas paulistas com distintas formas de implementação da lei que geram diferentes modelos de educação, dando visibilidade a esses ambientes, verificando as condições de interação e de desenvolvimento das crianças nesses espaços e como essas interações influenciam o aprendizado das crianças. Foram escolhidas cinco escolas com diferentes modelos de educação para surdos do estado de São Paulo, sendo quatro delas municipais e uma estadual: 1. escola bilíngue exclusiva para alunos surdos; 2. escola regular inclusiva com salas bilíngues (para surdos) e salas comuns (para ouvintes); 3. escola regular inclusiva com docência compartilhada, onde em cada sala há professor para ouvintes e professor bilíngue para surdos; 4. escola regular inclusiva sem intérprete em sala comum e com sala de recursos para o Atendimento Educacional Especializado; 5. escola regular inclusiva com intérprete. Dessas escolas, foram selecionados seis alunos com surdez profunda e congênita ou adquirida antes dos dois anos de idade, filhos de pais ouvintes e entre oito e 11 anos. A partir desses seis alunos, foram realizados estudos de casos múltiplos holísticos, com observação participante em sala de aula e análise qualitativa das interações. Como instrumento de pesquisa foram utilizadas tabelas com dados numéricos, que posteriormente geraram gráficos sobre a quantidade de interações dos alunos. Também foi utilizado um diário retrospectivo para ilustrar, descrever e analisar algumas dessas interações. Os dados foram analisados à luz da teoria histórico-cultural de Vigotski. Os resultados mostraram que os modelos que mais favorecem o desenvolvimento dos alunos surdos foram aqueles em que a língua de sinais contemplou todos os momentos da vida escolar, ou seja, nas escolas em que há professores e outros alunos fluentes em língua de sinaisAbstract: The purpose of this research is to describe and analyze the interactions between deaf students and other individuals into the public schools context in São Paulo, with different ways of implementing the law, that generates different models of education, giving visibility to these environments, verifying the conditions of interaction and development of children in these spaces and how these interactions influence in children's learning. Five schools were chosen with different models of education for the deaf in the state of São Paulo, four of which are municipal and one is a state institution: 1. bilingual school, where only deaf students attend; 2. inclusive regular school with bilingual classrooms (for deaf) and standard classrooms (for listeners); 3. inclusive regular school with shared teaching, where in each classroom there is a teacher for listeners and a bilingual teacher for the deaf ones; 4. inclusive regular school with interpreter; 5. inclusive regular school with no interpreter in standard classrooms and with a resource classroom for Specialized Educational Care. We selected six students from these schools with profound and congenital or acquired deafness before the age of two years. All children have hearing parents and, at the time of this research, were between eight and 11 years old. With these six students, holistic multiple case studies were conducted, with the observation of the participant in the classroom and qualitative analysis of the interactions. As a research instrument, we used tables with numerical data, which later generated graphs to record the number of student interactions. We also used the retrospective diary to illustrate, describe and analyze some of these interactions. The data was analyzed in the light of Vigotski's historical-cultural theory. The results showed that the models that most favor the development of deaf students, were those in which sign language occurred at all times of school life, in other words, in schools where there are fluent teachers and other students in sign languageMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-Santos, Lara Ferreira dosMagiolino, Lavínia Lopes SalomãoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922MORICONI, Lucimara Valdambrini. Interações da criança surda no contexto escolar: panorama de diferentes perspectivas na educação. 2020. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128882Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T08:34:05Zoai::1128882Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-19T08:34:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
Deaf children interactions in the school context : a panorama of different perspectives in education
title Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
spellingShingle Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
Moriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-
Surdos - Educação
Interação
Língua de sinais
Educação bilíngue
Deaf education
Interaction
Sign language
Bilingual education
title_short Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
title_full Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
title_fullStr Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
title_full_unstemmed Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
title_sort Interações da criança surda no contexto escolar : panorama de diferentes perspectivas na educação
author Moriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-
author_facet Moriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Santos, Lara Ferreira dos
Magiolino, Lavínia Lopes Salomão
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moriconi, Lucimara Valdambrini, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Interação
Língua de sinais
Educação bilíngue
Deaf education
Interaction
Sign language
Bilingual education
topic Surdos - Educação
Interação
Língua de sinais
Educação bilíngue
Deaf education
Interaction
Sign language
Bilingual education
description Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922
MORICONI, Lucimara Valdambrini. Interações da criança surda no contexto escolar: panorama de diferentes perspectivas na educação. 2020. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922
identifier_str_mv MORICONI, Lucimara Valdambrini. Interações da criança surda no contexto escolar: panorama de diferentes perspectivas na educação. 2020. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638922. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128882
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138550038396928