Administração da educação publica e construção de predios escolares : um estudo de relações clientelistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580580
Resumo: Orientador : Leticia Bicalho Canedo
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spelling Administração da educação publica e construção de predios escolares : um estudo de relações clientelistasEscolas - Edifícios - Construção - Minas Gerais - 1983-1991Administração publica - Minas Gerais - 1983-1991Escolas - Organização e administração - Aspectos políticosOrientador : Leticia Bicalho CanedoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esse trabalho procura precisar a forma pela qual as estratégias empregadas pelos diversos agentes sociais envolvidos no campo de produção de prédios escolares em Minas Gerais entre 1983 e 1991 acabam por configurar no seu conjunto uma prática administrativa pautada pelas relações de clientela. Constata-se uma alta politização da construção de prédios escolares nos municípios e identifica-se que tal politização dá origem a uma negociação entre usuários lideranças locais prefeitos deputados funcionários da Secretaria de Educação e Governador. A negociação e entabulada num campo burocraticamente controlado e apresenta ao mesmo tempo uma dimensão instrumental dada pela troca objetiva De prédio escolar por voto e uma dimensão simbólica dada pela valorização da forma de trocar efetuada o pelos agentes envolvidos. A associação dessas duas dimensões configura uma relação de dependência mútua entre os participantes estabelecida ao longo prazo e forma as bases de uma rede de amizades e fidelidades que perpassa o campo administrativo e político do estado emaranha-se no arcabout;o de normas e regulamentos corporifica uma determinada implementação dos regulamentos e estrutura o fluxo de recursos políticos para o município. A essa relação historicamente legitimada super bem se as regras de representação política via partido político Que o transforma num aglutinador de fidelidadesMestradoAdministração e Supervisão EducacionalMestre em Educação[s.n.]Canedo, Letícia Bicalho, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[131]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580580ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de. Administração da educação publica e construção de predios escolares: um estudo de relações clientelistas. 1993. [131]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580580. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/63854porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:11:29Zoai::63854Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:11:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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