Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Rodrigo da Silva, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_0258e8b0e83e9a6f6a9dff6e37eee339
oai_identifier_str oai::1343320
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SPLecture, éscriture, évaluation et connaissances : une courtepointe en patchwork d'une école publique de Mogi das Cruzes/SPPrática de leituraEscritaSaberes do docenteAvaliação de larga escalaReading practiceWritingTeaching knowledgeLarge-scale assessmentOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho desenvolve uma discussão acerca dos saberes docentes gerados em uma escola pública de periferia localizada no município de Mogi das Cruzes, São Paulo. Esta escola é reconhecida pelos professores, gestores, membros da secretaria municipal de educação como uma boa escola, com resultados das avaliações externas (municipais e federais) que ultrapassam as metas propostas. Acessamos uma realidade com certo êxito frente às demandas externas. Objetivamos, no contexto geral da pesquisa, identificar e compreender as práticas pedagógicas, especialmente as relacionadas à leitura, à escrita e avaliação na escola pública da periferia, tendo em vista o desempenho dos alunos nas avaliações externas e internas. Os objetivos específicos se detiveram em: compreender as práticas pedagógicas de leitura e de escrita geridas na escola; problematizar os discursos elaborados pelos professores, e entender como a avaliação externa baliza/influencia o fazer docente. Para alcançar tais objetivos, nos debruçamos na pesquisa bibliográfica articulada com a pesquisa em campo, a qual utilizou questionários, observação participante e rodas de conversas pelo Google Meet identificando os saberes dos professores em seus cotidianos de trabalho e análise de planos de ação das professoras. Consideramos que ao nos deparar com a realidade da escola Astréa, identificamos um engajamento e trabalho coletivo pedagógico coletivo, direcionado pelas equipes gestoras que por ali passaram, com a finalidade de mobilizar os saberes a serem construídos pelos alunos no cotidiano da vida escolarAbstract: The present work develops a discussion about the teaching knowledge generated in a public school located in the outskirts of Mogi das Cruzes, São Paulo. This school is recognized by teachers, managers, members of the municipal education department as a good school, with results of external evaluations (municipal and federal) that exceed the proposed goals. We access a reality with some success in the face of external demands. We aimed, in the general context of the research, to identify and understand the pedagogical practices, especially those related to reading, writing and evaluation in public schools in the periphery, considering the performance of students in external and internal evaluations. The specific objectives focused on: understanding the pedagogical practices of reading and writing managed at school; to problematize the speeches elaborated by the professors, and to understand how the external evaluation marks/influences the teaching practice. To achieve these objectives, we focused on bibliographic research articulated with field research, which used questionnaires, participant observation and conversation circles through Google Meet, identifying teachers' knowledge in their daily work and analysis of teachers' action plans. We believe that when faced with the reality of the Astréa school, we identified a collective pedagogical engagement and collective work, directed by the management teams that passed through there, with the purpose of mobilizing the knowledge to be built by the students in the daily life of the schoolDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Ferreira, Andréa Tereza BritoTempesta, Maria Cristina da SilvaDe Grande, Paula BaracatOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuedes, Rodrigo da Silva, 1987-20222022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343320porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T14:17:06Zoai::1343320Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-25T14:17:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
Lecture, éscriture, évaluation et connaissances : une courtepointe en patchwork d'une école publique de Mogi das Cruzes/SP
title Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
spellingShingle Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
Guedes, Rodrigo da Silva, 1987-
Prática de leitura
Escrita
Saberes do docente
Avaliação de larga escala
Reading practice
Writing
Teaching knowledge
Large-scale assessment
title_short Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
title_full Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
title_fullStr Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
title_full_unstemmed Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
title_sort Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
author Guedes, Rodrigo da Silva, 1987-
author_facet Guedes, Rodrigo da Silva, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Ferreira, Andréa Tereza Brito
Tempesta, Maria Cristina da Silva
De Grande, Paula Baracat
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Rodrigo da Silva, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de leitura
Escrita
Saberes do docente
Avaliação de larga escala
Reading practice
Writing
Teaching knowledge
Large-scale assessment
topic Prática de leitura
Escrita
Saberes do docente
Avaliação de larga escala
Reading practice
Writing
Teaching knowledge
Large-scale assessment
description Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-11-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165
GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165
identifier_str_mv GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579854655488