Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto |
id |
UNICAMP-30_0258e8b0e83e9a6f6a9dff6e37eee339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1343320 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SPLecture, éscriture, évaluation et connaissances : une courtepointe en patchwork d'une école publique de Mogi das Cruzes/SPPrática de leituraEscritaSaberes do docenteAvaliação de larga escalaReading practiceWritingTeaching knowledgeLarge-scale assessmentOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho desenvolve uma discussão acerca dos saberes docentes gerados em uma escola pública de periferia localizada no município de Mogi das Cruzes, São Paulo. Esta escola é reconhecida pelos professores, gestores, membros da secretaria municipal de educação como uma boa escola, com resultados das avaliações externas (municipais e federais) que ultrapassam as metas propostas. Acessamos uma realidade com certo êxito frente às demandas externas. Objetivamos, no contexto geral da pesquisa, identificar e compreender as práticas pedagógicas, especialmente as relacionadas à leitura, à escrita e avaliação na escola pública da periferia, tendo em vista o desempenho dos alunos nas avaliações externas e internas. Os objetivos específicos se detiveram em: compreender as práticas pedagógicas de leitura e de escrita geridas na escola; problematizar os discursos elaborados pelos professores, e entender como a avaliação externa baliza/influencia o fazer docente. Para alcançar tais objetivos, nos debruçamos na pesquisa bibliográfica articulada com a pesquisa em campo, a qual utilizou questionários, observação participante e rodas de conversas pelo Google Meet identificando os saberes dos professores em seus cotidianos de trabalho e análise de planos de ação das professoras. Consideramos que ao nos deparar com a realidade da escola Astréa, identificamos um engajamento e trabalho coletivo pedagógico coletivo, direcionado pelas equipes gestoras que por ali passaram, com a finalidade de mobilizar os saberes a serem construídos pelos alunos no cotidiano da vida escolarAbstract: The present work develops a discussion about the teaching knowledge generated in a public school located in the outskirts of Mogi das Cruzes, São Paulo. This school is recognized by teachers, managers, members of the municipal education department as a good school, with results of external evaluations (municipal and federal) that exceed the proposed goals. We access a reality with some success in the face of external demands. We aimed, in the general context of the research, to identify and understand the pedagogical practices, especially those related to reading, writing and evaluation in public schools in the periphery, considering the performance of students in external and internal evaluations. The specific objectives focused on: understanding the pedagogical practices of reading and writing managed at school; to problematize the speeches elaborated by the professors, and to understand how the external evaluation marks/influences the teaching practice. To achieve these objectives, we focused on bibliographic research articulated with field research, which used questionnaires, participant observation and conversation circles through Google Meet, identifying teachers' knowledge in their daily work and analysis of teachers' action plans. We believe that when faced with the reality of the Astréa school, we identified a collective pedagogical engagement and collective work, directed by the management teams that passed through there, with the purpose of mobilizing the knowledge to be built by the students in the daily life of the schoolDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Ferreira, Andréa Tereza BritoTempesta, Maria Cristina da SilvaDe Grande, Paula BaracatOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuedes, Rodrigo da Silva, 1987-20222022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343320porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T14:17:06Zoai::1343320Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-25T14:17:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP Lecture, éscriture, évaluation et connaissances : une courtepointe en patchwork d'une école publique de Mogi das Cruzes/SP |
title |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
spellingShingle |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP Guedes, Rodrigo da Silva, 1987- Prática de leitura Escrita Saberes do docente Avaliação de larga escala Reading practice Writing Teaching knowledge Large-scale assessment |
title_short |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
title_full |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
title_fullStr |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
title_full_unstemmed |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
title_sort |
Leitura, escrita, avaliação e saberes : uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP |
author |
Guedes, Rodrigo da Silva, 1987- |
author_facet |
Guedes, Rodrigo da Silva, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Ferreira, Andréa Tereza Brito Tempesta, Maria Cristina da Silva De Grande, Paula Baracat Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Rodrigo da Silva, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de leitura Escrita Saberes do docente Avaliação de larga escala Reading practice Writing Teaching knowledge Large-scale assessment |
topic |
Prática de leitura Escrita Saberes do docente Avaliação de larga escala Reading practice Writing Teaching knowledge Large-scale assessment |
description |
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-11-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165 GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Rodrigo da Silva. Leitura, escrita, avaliação e saberes: uma colcha de retalhos de uma escola pública de Mogi das Cruzes/SP. 2022. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11165. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138579854655488 |