Conforto térmico em salas de aula no Brasil : análise experimental e numérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Clélia Mendonça de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616206
Resumo: Orientadores: kamal Abdel Radi Ismail, Bjarne Wilkens Olesen
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Sendo assim, a presente pesquisa avalia o comportamento térmico real em sala de aula com o levantamento de variáveis climatológicas do ambiente externo e interno da edificação localizada em duas universidades brasileiras no estado de São Paulo a fim de contribuir para o bem estar e produtividade. Por meio dos métodos de conforto térmico (Givoni, 1969) de ambientes envoltórios e sua correlação com a sensação térmica humana (Fanger, 1970) com a participação do aluno. Para estabelecer condições limite de conforto térmico em sala de aula, verificando as mudanças abruptas de temperatura em clima tropical de altitude. Adotou-se medida física objetiva e subjetiva. Monitoraram-se T(ºC), UR(%), Var(m/s) e P(atm); com o registro de dado interno por meio de "datalogger" e sensores; externo por Estação Meteorológica, e a percepção térmica do aluno foi avaliada com questionários. Aplicaram-se os dados obtidos no estudo do voto médio, ou seja, "CLO-FANGER-MET" interpolado com Givoni e nos softwares de simulação computacional de avaliação do desempenho ambiental de edificações. Os resultados finais obtidos com o cálculo numérico de sala de aula permitem obter uma avaliação de medidas padrões de uma temperatura ideal para salas de aula universitárias, estabelecendo o limite entre as zonas de conforto do metabolismo humano propondo um modelo adaptativo de conforto para um país com uma vasta variação latitudinal como o Brasil. Foi possível verificar através da análise da literatura que a qualidade do projeto da edificação determina a adaptação do homem ao climaAbstract: The quality of the classroom is determined by edification Project. This exercise is a strong influence on the student's thermal conditions in classroom. The relevance of norms and specific patterns to the environmental that considers their particularities are discussed in countries such as Denmark, Finland, Holland, Switzerland, United States and among others. In Brazil, as post-occupation evaluation. In this manner, the research present evaluates the real thermal behavior in the classroom with the rising of climatology evaluation of external and internal environmental of the located edification in two Brazilian universities in the state of São Paulo in order to contribute to the comfort welfare and productive. Due to of thermal comfort methods (Givoni, 1969) of external environmental and his correlation with the human thermal sensation (Fanger, 1970) with the student's participation. Conditions establish limit of thermal comfort in classroom, verifying the abrupt changes of temperature in tropical climate of altitude. Physical measure was adopted aims at and subjective. Monitored T(ºC), UR (%), Var(m/s) and P(atm); with the registration of given internal through "datalogger" and sensor; external for Meteorological Station and the student's thermal perception was evaluated with questionnaires. The data were applied and obtained in the study of the medium vote, in other words, "CLO-FANGER-MET" interpolated with Givoni and in the softwares of computational simulation of evaluation of the environmental acting of constructions. The final results obtained with the numeric calculation of classroom allow to obtain an evaluation of measures patterns of an ideal temperature for university classrooms, establishing the limit between the areas of comfort of the human metabolism proposing a model comfort adaptation to a country with a vast latitudinal variation like Brazil. It was possible to verify through the analysis of the literature that the quality of the project of the construction determines the adaptation of the man to the climateDoutoradoTérmica e FluídosDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Ismail, Kamal Abdel Radi, 1940-Olesen, Bjarne WilkensMoura, Luiz Felipe Mendes deSilveira Júnior, VivaldoCarroci, Luiz RobertoZanardi, Mauricio AraujoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Clélia Mendonça de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf357 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616206MORAES, Clélia Mendonça de. Conforto térmico em salas de aula no Brasil: análise experimental e numérica. 2009. 357 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616206. 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