O uso do Lego Mindstorms no ensino de conceitos de lógica de programação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635589 |
Resumo: | Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges |
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O uso do Lego Mindstorms no ensino de conceitos de lógica de programaçãoThe use of Lego Mindstorms in the teaching of concepts of logical programmingRobóticaPensamento computacionalLEGO Mindstorms (Brinquedo)Aprendizagem baseada em problemasProgramação lógicaRoboticsComputational thinkingLEGO Mindstorms toysProblem-based learningLogic programmingOrientador: Marcos Augusto Francisco BorgesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: A disciplina de lógica de programação está frequentemente presente nos cursos da área de Computação, Engenharia e Mecatrônica de nível técnico e graduação, sendo fundamental e, usualmente, pré-requisito, para cursar disciplinas de linguagem de programação, comumente presentes no currículo. Seu entendimento é importante, pois trabalha o raciocínio lógico e a abstração de habilidades necessárias para a escrita de programas utilizando linguagem de programação. Existem estudos que associam a disciplina de lógica de programação aos altos índices de reprovação, desmotivação e evasão de alunos em cursos da área de computação. O uso de robótica com finalidades pedagógicas pode melhorar a experiência de alunos na aprendizagem de conceitos, julgados por eles muito complexos. A aplicação da robótica pode contribuir na construção do conhecimento, por meio de resolução de problemas, de uma forma lúdica, despertando o interesse e a motivação em aprender mais. Este trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização da robótica pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados a disciplina de lógica de programação. O objetivo foi verificar se o uso de robótica no ensino pode ajudar os alunos a entender melhor os conceitos ensinados. Para isso, foi desenvolvida uma proposta de ensino inspirada no método Aprendizagem Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL) com utilização de kit robótico como ferramenta pedagógica. A proposta foi aplicada experimentalmente em uma turma de alunos de curso técnico. Para avaliar a evolução do desempenho dos alunos, foram utilizados dois tipos de questionários respondidos por eles. Com base no que foi observado pela pesquisa, foi possível constatar o aumento do engajamento e interesse dos alunos em entender programação. Com base na percepção dos alunos, pode-se dizer que os alunos da turma que usou um kit robótico consideraram em média menor a dificuldade de programar e mais fácil o entendimento do ambiente de programação, mas houve uma maior dispersão entre as percepções dos alunos da turma que usou LegoAbstract: The Programming Logic subject is often present in the IT, Engineering and Mechatronics curricula at technical and graduation level. It is a fundamental subject and a prerequisite to attend programming language, both commonly presents in the curriculum. The understanding about programming logic is essential because it works with the logic of reasoning and abstraction skills needed for writing programs using programming languages. Studies show that this subject is responsible for the high failure rates contributing to the motivation and possible abandonment of the students. The apply of robotics for educational purposes reveals its importance for promoting teaching and learning situations with increased construction of knowledge and the introduction of playing activities in a pleasant way, arousing interest, stimulating the curiosity and motivation. This work presents an investigation about the robotics application, on teaching/learning processes of concepts directly related to logical programming subjects. The purpose of this work is to verify whether the application of robotics could be helpful in learning. In order to get this feedback, a learning process based on a robotic kit was created, based on the Problem Based Learning (PBL) method. The proposal was experimentally applied in a class of technical students. Based on the results, the students had shown an increase in interest and engagement when trying to understand logic programming. According to the students feedback, the group that used robotic kit found it easier to understand programming and understood the environment more clearly. However, some dispersion was noticed throughout the group perceptionMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em Tecnologia[s.n.]Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Carvalho, Marco Antonio Garcia deBonacin, RodrigoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZenaro, Flávia dos Santos, 1980-20182018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635589ZENARO, Flávia dos Santos. O uso do Lego Mindstorms no ensino de conceitos de lógica de programação. 2018. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635589. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080834Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T15:51:41Zoai::1080834Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-22T15:51:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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