Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granada, Rafael Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10032
Resumo: A comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística.
id FURG_ff0a1a084e6ce97b3fad6f7846fafc3b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/10032
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdosGlossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf studentsGlossário técnico computacionalLógica de programaçãoSuperLOGOLego Mindstorms NXTSurdosComputer technical glossaryLogic programmingDeafA comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística.The deaf community has gained rights in the area of education, and in recent years, with the increase of the enrollment of deaf people in educational institutions, there is a need to develop new signs in LIBRAS for specific technical terms of courses in several areas of knowledge. This dissertation aims at the elaboration of a computational glossary of signs in LIBRAS with the main reserved words of the software SuperLOGO and Lego Mindstorms NXT as a stimulus to the logical reasoning in a context of special education for the deaf. The work was carried out in a Bilingual High School in the discipline of mathematics, with 6 students deaf between 14 and 25 years. In the SuperLOGO were carried out activities of programming directed to the geometry and, in Lego Mindstorms NXT, related to vehicular movement and education in the traffic. As a form of validation of the proposal, questionnaires and intensive direct observation were used as instruments of data collection, which resulted in the emergence of the categories of pedagogical evaluation, described through content analysis. It was concluded that the use of these software allied to the technical glossary computational demonstrated the ability to develop logical reasoning that would be hampered by the language barrier.Barwaldt, ReginaGranada, Rafael Pinto2021-12-20T13:42:05Z2021-12-20T13:42:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/10032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-20T13:42:05Zoai:repositorio.furg.br:1/10032Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-20T13:42:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
Glossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf students
title Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
spellingShingle Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
Granada, Rafael Pinto
Glossário técnico computacional
Lógica de programação
SuperLOGO
Lego Mindstorms NXT
Surdos
Computer technical glossary
Logic programming
Deaf
title_short Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
title_full Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
title_fullStr Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
title_full_unstemmed Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
title_sort Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos
author Granada, Rafael Pinto
author_facet Granada, Rafael Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barwaldt, Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Granada, Rafael Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Glossário técnico computacional
Lógica de programação
SuperLOGO
Lego Mindstorms NXT
Surdos
Computer technical glossary
Logic programming
Deaf
topic Glossário técnico computacional
Lógica de programação
SuperLOGO
Lego Mindstorms NXT
Surdos
Computer technical glossary
Logic programming
Deaf
description A comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-12-20T13:42:05Z
2021-12-20T13:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/10032
identifier_str_mv GRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação : um estudo de caso com alunos surdos. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/10032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384386508685312