Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um lesson study híbrido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12159 |
Resumo: | Orientador: Dario Fiorentini |
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Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um lesson study híbridoLearning and learning outocomes of female teachers who teach mathematics trough participation in a hybrido lesson studyProfessores de matemática - FormaçãoAprendizagemFormação de professoresMathematics Teachers - TrainingLearningTeacher learningOrientador: Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No âmbito da Educação Matemática, diversos contextos formativos são propostos com o objetivo de melhor desenvolver a aprendizagem dos professores, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Inserida nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo narrar e compreender as aprendizagens e os aprendizados de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, ao participarem de um contexto de Lesson Study Híbrido (LSH) que foi desenvolvido junto ao Grupo de Sábado no período de fevereiro 2018 a abril 2020 que compreende o período da pesquisa. Esta pesquisa apoiou-se teoricamente na Teoria da Aprendizagem Situada e metodologicamente nos preceitos de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo, tendo como foco analítico as aprendizagens e os aprendizados de duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram do referido contexto. O corpus de análise da pesquisa foi constituído de diferentes fontes de evidências: narrativas escritas; entrevistas focais; observação participante; gravações em áudio, gravações em vídeo; e entrevistas circunstanciais. Com os dados oriundos dessas diferentes fontes realizou-se uma Análise Narrativa Dialógica que, por ser uma abordagem interpretativa e analítica potencial, nos possibilitou uma compreensão holística e diacrônica do movimento de participação das professoras no LSH, e assim, narrativamente, possibilitou revelar suas aprendizagens e seus aprendizados a partir de três grandes eixos analíticos: aprendizagem como pertencimento; aprendizagem como fazer; e aprendizagem como transformação. As aprendizagens das professoras inerentes à aprendizagem como pertencimento foram evidenciadas a partir dos indicadores: observação como participação periférica legítima; apoio mútuo e confiança em si mesmas e nos demais participantes da comunidade; e no processo de reconhecimento de si (autoidentificação) e de ser reconhecida pelos outros. A aprendizagem como fazer foi evidenciada a partir dos aprendizados das professoras inerentes aos indicadores: saberes da prática formativa, no qual aprenderam fazeres próprios da comunidade, como a valorização da própria prática dos professores; saberes da prática colaborativa, onde aprenderam a respeito de alguns elementos relacionados à colaboração como a voluntariedade, espontaneidade, cooperação, confiança e apoio e respeito mútuo e, por último, em relação ao indicador conhecimentos didáticos, aprenderam aspectos inerentes ao conhecimento da matemática para seu ensino, conhecimento do aluno e dos seus processos de aprendizagem, conhecimento do currículo e o conhecimento da prática educativa. Quanto à aprendizagem como transformação, as professoras evidenciaram que se transformaram (aprendizagem) em relação às suas autocompreensões, conhecimentos didáticos e autonomia, pois aprenderam a se autorreconhecer e reconhecer suas práticas, valorizar e reconhecer a importância de seus conhecimentos didáticos para suas práticas de ensino de matemática e desenvolver sua autonomia docente e agência profissional. Podemos considerar que o LSH, enquanto um contexto de desenvolvimento profissional, se configurou como importante e propício para a ressignificação das aprendizagens e aprendizados de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalAbstract: In the field of Mathematics Education, several formative contexts are proposed with the objective of better developing the learning of teachers, focusing on students learning. Inserted in this context, this research aims to narrate and understand the learning and learning outcomes of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school, participating in a context of Hybrid Lesson Study (LSH) that was developed with the "Saturday Group" from February 2018 to April 2020, the period of this research. Theoretically based on the Theory of Situated Learning and methodologically on the precepts of a qualitative research of the multiple case study type, this research has an analytical focus on the learning and learning outcomes of two teachers of the early years of elementary school who participated in this context. The corpus of research analysis consisted of different sources of evidence: written narratives; focal interviews; participant observation; audio recordings, video recordings; and circumstantial interviews. With the data from these different sources, a Dialogical Narrative Analysis was carried out. Being a potential interpretative and analytical approach, it allowed us a holistic and diachronic understanding of the movement of participation of the teachers in the LSH, and thus, narratively, made it possible to reveal their learning and their learning outcomes from three major analytical axes: learning as belonging; learning how to do; and learning as transformation. The learning of the teachers related to learning as belonging was evidenced from the indicators: observation as legitimate peripheral participation; mutual support and trust in themselves and in other community participants; and in the process of recognizing oneself (self-identification) and being recognized by others. The learning how to do was evidenced from the learning of the teachers related to the indicators: knowledge of the formative practice, in which they learned to do things related to the community, such as the valorization of the teachers' own practice; knowledges of collaborative practice, where they learned about some elements related to collaboration such as voluntariness, spontaneity, cooperation, trust and mutual support and respect and, finally, in relation to the indicator didactic knowledge, they learned aspects related to the knowledge of mathematics for its teaching, knowledge of the students and their learning processes, knowledge of the curriculum and knowledge of educational practice. Regarding learning as transformation, the teachers showed that they transformed themselves (learning) in relation to their self-understandings, didactic knowledge and autonomy, because they learned to self-recognize and recognize their practices, to value and recognize the importance of their didactic knowledge for their mathematics teaching practices and for developping their teaching autonomy and professional agency. We can consider that the LSH, as a context of professional development, was configured as important and propitious to the resignification of the learning and learning outcomes of teachers who teach mathematics in the early years of elementary schoolDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Ponte, João Pedro daNeves, Regina Pina da SilvaPassos, Cármen Lúcia BrancaglionCrecci, Vanessa MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaula, Andrey Patrick Monteiro de, 1985-20232023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (272 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12159PAULA, Andrey Patrick Monteiro de. Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um lesson study híbrido. 2023. 1 recurso online (272 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12159. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346794porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T15:51:52Zoai::1346794Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-04T15:51:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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