Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Leonardo Anselmo, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343
Resumo: Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
id UNICAMP-30_9335b8bb2c6bc2da1dd8d999b9e8cc5e
oai_identifier_str oai::1377556
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básicaProfessional development of mathematics teachers in a context of collaborative partnership for the practice of blended learning in basic education schoolsDesenvolvimento profissionalFormação continuada de professorProfessores de matemática - FormaçãoAprendizado colaborativoEnsino híbridoProfessional developmentContinuous teacher trainingMathematics teachers - Training ofColaborative learningBlended learningOrientador: Miriam Cardoso UtsumiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento profissional (DP) de professores de Matemática propiciado por uma ação formativa colaborativa para a prática de Ensino Híbrido (EH) na escola básica, na rede estadual de ensino de uma cidade do interior de São Paulo. Seguindo os pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, criou-se um grupo de formação com professores de Matemática que se inscreveram voluntariamente em um curso de extensão oferecido pela Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Diretoria de Ensino. A partir do estudo sobre os princípios do EH, o grupo levantou problemáticas das práticas de sala de aula, elaborou e desenvolveu sequências de ensino e ações para intervenção em três turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, discutindo e refletindo sobre as ações realizadas com o apoio dos parceiros do grupo. Os documentos de planejamento, turnos de falas das reuniões do grupo gravadas em vídeo, entrevistas individuais semiestruturadas, registros reflexivos dos professores e diário de bordo do pesquisador produziram os dados textuais que se analisaram qualitativamente (utilizando o método da Análise Textual Discursiva) e se interpretaram à luz do referencial teórico adotado sobre formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Elaboraram-se três metatextos com os dados da análise qualitativa de uma das participantes mais ativas no grupo. No primeiro, foram narradas as preocupações da professora P1 sobre sua prática no cotidiano da sala de aula, considerando os momentos antes, durante e ao final da ação de formação continuada. No segundo, descreveu-se, a partir das análises conjuntas realizadas no grupo, como os problemas elencados por P1 foram considerados na prática de EH, passando pelo processo de elaboração, aplicação e avaliação da sequência de ensino realizada por ela em parceria com os colegas. O terceiro metatexto abordou a trajetória de P1 durante a ação de formação continuada, os movimentos realizados por ela a partir da prática do EH e da parceria colaborativa que apontaram indícios de seu DP como professora de Matemática. Por fim, analisaram-se, também, alguns aspectos mais significativos da ação de formação desenvolvida para o DP dos demais participantes do grupo, obtendo resultados e implicações que indicam contribuições de um modelo de Formação Híbrida para o DP dos professores de Matemática. Os resultados indicaram desenvolvimento da professora P1 a partir das mudanças em seus conhecimentos, crenças e atitudes (domínio pessoal), estimuladas pela ação de formação e a parceria construída no grupo (domínio externo), tornando-a capaz de construir novas práticas após experimentar as estratégias de EH (domínio das práticas) e implementar uma sequência de ensino com seus alunos (domínio das consequências). Também observou-se indícios de DP dos demais participantes a partir da parceria colaborativa, melhorando a compreensão sobre EH e como a abordagem pode contribuir para a prática de sala de aula, além da valorização do trabalho colaborativo e da diversidade de estratégias para a aprendizagem de si próprios e dos alunos. Compreendeu-se melhor o fenômeno analisado, possibilitando, assim, a construção de hipóteses e reflexões sobre as necessidades formativas e o DP de professores de Matemática que se propõem a trabalhar com o EH, culminando na criação de uma modelo denominado "Formação Híbrida"Abstract: The present research aimed to understand the professional development (PD) of Mathematics teachers provided by a collaborative training action for the practice of Blended Learning (BL) in basic education schools, in the state educational network of a city in the interior of São Paulo, Brazil. Following the methodological assumptions of action research, a training group was created with Mathematics teachers who voluntarily enrolled in an extension course offered by the State University of Campinas in partnership with the local Board of Education. From the study on the principles of BL, the group raised problems regarding classroom practices, elaborated and developed teaching sequences and actions for intervention in three Secondary Education classes (students from 11 to 14 years old), discussing and reflecting on the actions carried out with the support from group partners. The planning documents, group meetings speeches recorded on video, individual semi-structured interviews, teachers' reflective records and the researcher's logbook produced textual data that were analyzed qualitatively (using the Discursive Textual Analysis method) and interpreted, in light of the theoretical framework adopted on continuing education and teaching professional development. Three metatexts were created with data from the qualitative analysis of one of the most active participants in the group. In the first, teacher P1's concerns about her daily practice in the classroom were narrated, considering the moments before, during and at the end of the continuing education action. In the second, based on the joint analysis carried out in the group, it was described how the problems listed by P1 were considered in BL practice, going through the process of elaboration, application and evaluation of the teaching sequence carried out by her in partnership with her colleagues. The third metatext addressed P1's trajectory during the continuing education action, the movements she made based on the practice of BL and the collaborative partnership that showed signs of her PD as a Mathematics teacher. Finally, some more significant aspects of the training action developed for the PD of the other participants in the group were also analyzed, obtaining results and implications that indicate contributions of a Hybrid Training model for the PD of Mathematics teachers. The results indicated the development of teacher P1 based on changes in her knowledge, beliefs and attitudes (personal domain), stimulated by the training action and the partnership built in the group (external domain), making her capable of building new practices after experiencing the BL strategies (mastery of practices) and implement a teaching sequence with your students (mastery of consequences). We also observed signs of PD from the other participants based on the collaborative partnership, improving understanding about BL and how the approach can contribute to classroom practice, in addition to valuing collaborative work and the diversity of strategies for learning BL. themselves and the students. The analyzed phenomenon was better understood, thus enabling the construction of hypotheses and reflections on the training needs and PD of Mathematics teachers who propose to work with BL, culminating in the creation of a model called "Hybrid Training"AbertoDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-Pinto Junior, ArnaldoGama, Renata PrenstteterCarvalho, Letícia dos SantosAraman, Eliane Maria de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerez, Leonardo Anselmo, 1985-20232023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343PEREZ, Leonardo Anselmo. Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica. 2023. 1 recurso online (242 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377556porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T17:01:15Zoai::1377556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-02T17:01:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
Professional development of mathematics teachers in a context of collaborative partnership for the practice of blended learning in basic education schools
title Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
Perez, Leonardo Anselmo, 1985-
Desenvolvimento profissional
Formação continuada de professor
Professores de matemática - Formação
Aprendizado colaborativo
Ensino híbrido
Professional development
Continuous teacher training
Mathematics teachers - Training of
Colaborative learning
Blended learning
title_short Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
title_full Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
title_sort Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica
author Perez, Leonardo Anselmo, 1985-
author_facet Perez, Leonardo Anselmo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Pinto Junior, Arnaldo
Gama, Renata Prenstteter
Carvalho, Letícia dos Santos
Araman, Eliane Maria de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Leonardo Anselmo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação continuada de professor
Professores de matemática - Formação
Aprendizado colaborativo
Ensino híbrido
Professional development
Continuous teacher training
Mathematics teachers - Training of
Colaborative learning
Blended learning
topic Desenvolvimento profissional
Formação continuada de professor
Professores de matemática - Formação
Aprendizado colaborativo
Ensino híbrido
Professional development
Continuous teacher training
Mathematics teachers - Training of
Colaborative learning
Blended learning
description Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343
PEREZ, Leonardo Anselmo. Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica. 2023. 1 recurso online (242 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343
identifier_str_mv PEREZ, Leonardo Anselmo. Desenvolvimento profissional de professores de matemática em um contexto de parceria colaborativa para a prática do ensino híbrido na escola básica. 2023. 1 recurso online (242 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16343. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196174196736