Síndrome de Burnout em professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801
Resumo: Orientador: Sérgio Roberto de Lucca
id UNICAMP-30_03c38c734ce346825e87031063c5128a
oai_identifier_str oai::1165970
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout em professores do ensino básicoBurnout Syndrome in basic education teachersEsgotamento profissionalProfessoresEducação básicaBurnout, ProfessionalTeachersBasic educationOrientador: Sérgio Roberto de LuccaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença resultante de estresse laboral crônico, determinado por fatores psicossociais e organizacionais do trabalho e atingem os/as trabalhadores/as de diferentes profissões ou ocupações, inclusive os/as professores/as. A SB é composta por três dimensões: exaustão emocional (EE), despersonalização (DE) e realização profissional (RP). Esta pesquisa é um estudo epidemiológico de corte transversal, de abordagem quantitativa, e tem como objetivo verificar a prevalência da SB e suas respectivas dimensões em professores/as da rede básica de ensino, e as associações dos fatores psicossociais e organizacionais do trabalho e características individuais dos docentes que podem estar interferindo para o risco da SB. Participaram do estudo 107 professores de escolas estaduais do município de Sorocaba que exerciam o cargo de docente na carreira pública há mais de um ano. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: "Maslach Burnout Inventarie- Educators Survey" (MBI-ES), para verificar os sintomas compatíveis com a SB; um formulário biopsicossocial, para identificar as características sociodemográficas dos professores e os fatores psicossociais e organizacionais do trabalho que podem influenciar no desenvolvimento de burnout. Foram analisadas as associações entre as variáveis e as dimensões da Síndrome através do teste qui-quadrado de Pearson. Todas as análises foram feitas no programa estatístico SPSS 25.0, adotando nível de significância de 5%. A prevalência da SB foi de 4,7%, sendo que 29% apresentaram alta EE, 33,6% alta DE e 18,7% baixa RP. Foram observadas associações positivas entre fatores como infraestrutura ruim das salas de aula, falta de reconhecimento pela sociedade e pelos alunos, insatisfação com o trabalho, falta de oportunidades para o crescimento profissional e as situações de assédio com as dimensões de burnout. A partir dos resultados encontrados neste estudo, sugere-se considerar as associações destacadas entre as ações prioritárias na prevenção da Síndrome de BurnoutAbstract: Burnout Syndrome (BS) is a disease resulting from chronic labor stress, determined by psychosocial and organizational factors at work, which affects workers from different areas, including teachers. The BS is characterized by three dimensions: emotional exhaustion (EE), depersonalization (DE) and professional achievement (PA). This research is an epidemiological cross-sectional study, with a quantitative approach, which aims to verify the prevalence of BS and their respective dimensions in primary school teachers, the associations of psychosocial and organizational factors at work and the individual characteristics of teachers who may be interfering for the risk of BS. A total of 107 teachers from state schools in the Sorocaba’s city participated in the study, who had been teaching in the public career for over a year. The instruments used for data collection were: "Maslach Burnout Inventory- Educators Survey" (MBI-ES), to verify symptoms compatible with BS. and a biopsychosocial form, to identify the sociodemographic characteristics of teachers and the psychosocial and organizational factors of work that can influence the development of burnout. The associations between variables and dimensions were analyzed of BS through the Pearson chi-square test. All analyzes were performed using the statistical program SPSS 25.0, adopting a significance level of 5%. The prevalence of BS was 4.7%, with 23.4% showing high EE, 20.6% high DE and 29% low PA. There were positive associations between factors such as poor classroom infrastructure, lack of recognition by society, by students by the institution and teach, lack of opportunities for professional growth and situations of harassment with the dimensions of burnout. Based on the results found in this study, it is suggested to consider the highlighted associations between priority actions in the prevention of Burnout SyndromeMestradoEpidemiologiaMestra em Saúde ColetivaCAPES02-P-4245/2020[s.n.]Lucca, Sérgio Roberto de, 1957-Câmara, Sheila GonçalvesFrancisco, Priscila Maria Stolses BergamoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-20212021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (78 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801CAZETO, Maíra Lopes de Souza. Síndrome de Burnout em professores do ensino básico. 2021. 1 recurso online (78 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165970Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T07:23:09Zoai::1165970Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-15T07:23:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
Burnout Syndrome in basic education teachers
title Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
spellingShingle Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
Cazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-
Esgotamento profissional
Professores
Educação básica
Burnout, Professional
Teachers
Basic education
title_short Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
title_full Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
title_fullStr Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
title_sort Síndrome de Burnout em professores do ensino básico
author Cazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-
author_facet Cazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucca, Sérgio Roberto de, 1957-
Câmara, Sheila Gonçalves
Francisco, Priscila Maria Stolses Bergamo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazeto, Maíra Lopes de Souza, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento profissional
Professores
Educação básica
Burnout, Professional
Teachers
Basic education
topic Esgotamento profissional
Professores
Educação básica
Burnout, Professional
Teachers
Basic education
description Orientador: Sérgio Roberto de Lucca
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801
CAZETO, Maíra Lopes de Souza. Síndrome de Burnout em professores do ensino básico. 2021. 1 recurso online (78 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801
identifier_str_mv CAZETO, Maíra Lopes de Souza. Síndrome de Burnout em professores do ensino básico. 2021. 1 recurso online (78 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641801. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165970
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (78 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138563098411008