A avaliação externa em larga escala e as repercussões no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641979 |
Resumo: | Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi |
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A avaliação externa em larga escala e as repercussões no cotidiano escolarLarge-scale external evaluation and the repercussions on daily school lifeAvaliação de larga escalaQualidade da EducaçãoPolíticas públicasGestão da educação escolarLarge-scale assessmentQuality of educationPublic policySchool managementOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Escolar objetivou verificar, na percepção dos professores e equipe gestora de uma escola pública municipal no interior Paulista, como os indicadores de resultado da avaliação externa em larga escala, Prova Brasil (PB), repercutem na prática educativa dos mesmos. Diante das inquietações que emergiram da prática profissional, enquanto gestora escolar na mesma rede pesquisada, referente a avaliação externa e o uso dos seus indicadores de resultados na busca de uma educação de qualidade aflorou o desejo pelo estudo. De abordagem qualitativa, para composição dos dados o estudo abrangeu a revisão bibliográfica, a análise documental na unidade escolar envolvida e na Secretaria Municipal de Educação (SME), entrevistas semiestruturadas junto a dois coordenadores pedagógicos da SME, dois gestores escolares, dois professores que ministram aulas nos quintos (5.º) anos, um professor de Língua Portuguesa e um professor de Matemática dos nonos (9.º) anos. O aporte teórico da investigação pautou-se em Freitas, (2005, 2007, 2010, 2014), Freitas, et al. (2009), Sordi (2009, 2012), Sordi e Freitas (2009), abordando os conceitos da avaliação educacional, em seus três níveis, com mais ênfase no objeto de estudo, a avaliação em larga escala e suas repercussões nas práticas pedagógicas. Para compreensão dos materiais obtidos em campo a partir das hipóteses formuladas adotamos os procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002) na qual elegemos duas grandes categorias e realizamos a triangulação de dados (MINAYO et. al., 2005), articulando-os com os documentos empíricos e com as teorias que fundamentam a pesquisa. Os dados encontrados revelaram que as repercussões da avaliação em larga escala no cotidiano escolar se materializam através da inclusão de treinamentos/simulados com foco na PB/Ideb expressos em projetos pedagógicos previstos no Projeto Político pedagógico (PPP); do controle do currículo escolar; da autoavaliação constante do professor em relação a sua prática pedagógica, outrossim, a utilização dos resultados produzidos e expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas práticas pedagógicas é uma realidade frequente. No entanto, pouco tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação pública, e por vezes causa engessamento curricular e responsabilização vertical. Nessa perspectiva, é premente a necessidade de reflexão sobre a apropriação dos resultados da avaliação em larga escala e operacionalização no cotidiano escolar. Ademais, os achados da pesquisa sinalizam à escola e a rede municipal a urgência de ouvir os atores-autores pensando de maneira socialmente referenciada, de modo que se avance na direção de uma educação como formação humana, para além dos treinos, desempenhos e resultados de índices externos, possibilitando a melhoria do processo de ensino aprendizagem e a almejada qualidade da educaçãoAbstract: The present research, carried out in the Professional Master's Degree in School Education, aimed to verify, in the perception of teachers and management team of a municipal public school in the interior of São Paulo, how the result indicators of the large-scale external evaluation, Prova Brasil (PB), have repercussions in practice education of the same. In view of the concerns that emerged from professional practice, as a school manager in the same researched network, regarding external evaluation and the use of its result indicators in the search for quality education, the desire for the study arose. With a qualitative approach, for data composition, the study included a literature review, document analysis in the school unit involved and in the Municipal Department of Education (SME), semi-structured interviews with two SME pedagogical coordinators, two school managers, two teachers who teach classes in the fifth (5th) grades, a Portuguese Language teacher and a Math teacher in the ninth (9th) grades. The theoretical contribution of the investigation was based on Freitas, (2005, 2007, 2010, 2014), Freitas, et al. (2009), Sordi (2009, 2012), Sordi and Freitas (2009), addressing the concepts of educational assessment, in its three levels, with more emphasis on the object of study, large-scale assessment and its repercussions on pedagogical practices. To understand the materials obtained in the field from the formulated hypotheses, we adopted the Content Analysis procedures (BARDIN, 2002) in which we chose two major categories and performed data triangulation (MINAYO et. al., 2005), articulating them with the empirical documents and the theories that support the research. The data found revealed that the repercussions of the large-scale evaluation in the daily school life are materialized through the inclusion of training/simulated with a focus on PB/Ideb expressed in pedagogical projects foreseen in the Pedagogical Political Project (PPP); controlling the school curriculum; the constant self-assessment of the teacher in relation to their pedagogical practice, moreover, the use of the results produced and expressed by the Basic Education Development Index (Ideb) in pedagogical practices is a frequent reality. However, it has contributed little to improving the quality of public education, and at times it causes curricular immobilization and vertical accountability. From this perspective, there is an urgent need for reflection on the appropriation of large-scale assessment results and their operationalization in everyday school life. Furthermore, the research findings signal to the school and the municipal network the urgent need to listen to the actors-authors thinking in a socially referenced way, in order to advance towards an education as human formation, beyond training, performances and results external indexes, enabling the improvement of the teaching-learning process and the desired quality of educationMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti VazTomaz, Sandra CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLuz, Regina Celia da, 1974-20212021-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641979LUZ, Regina Celia da. A avaliação externa em larga escala e as repercussões no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (171 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641979. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166714Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T12:08:45Zoai::1166714Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-20T12:08:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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