Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mirela Campos do, 1989-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_0586def96c62bfc75b8986cc5d2b9094
oai_identifier_str oai::1393420
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computadorment of didactic games and their cognitive characterization through the brain-computer interfaceAprendizagem cognitivaNeurociência cognitivaJogos educativosInterfaces cérebro-computadorCognitive learningCognitive neuroscienceEducational gamesBrain-computer interfacesOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: Objetivando contribuir para uma aproximação da neurociência aplicada na educação, com destaque a utilização de recursos tecnológico baseado na interface cérebro-computador, como instrumento para caracterizar o desempenho cognitivo, a pesquisa desenvolveu 04 jogos utilizando-se do conceito de design de jogos, contextualizado na metodologia da pesquisa baseada em design. Os jogos estão fundamentados em estimular 06 aspetos cognitivos tais como: estresse, engajamento, interesse, excitação, atenção e relaxamento. Como forma de caracterizar o desempenho dos 06 aspectos cognitivo, utilizamos uma tecnologia baseada na interface cérebro-computador que analisou os sinais elétricos emitidos pelo cérebro durante a execução dos jogos desenvolvidos. Com o experimento, queremos contribuir para a introdução da neurociência cognitiva na educação e ao mesmo tempo, oferecer jogos, que possam estimular alguns aspectos cognitivos importantes no processo de aprendizagem, assim como, disponibilizar instrumento tecnológico baseado na interface cérebro-computador, que possam caracterizar os aspectos cognitivos trabalhados com os jogosAbstract: Aiming to contribute to an approach to applied neuroscience in education, with emphasis on the use of technological resources based on the brain-computer interface, as an instrument to characterize cognitive performance, the research developed 04 games using the concept of game design, contextualized in design-based research methodology. The games are based on stimulating 6 cognitive aspects such as: stress, engagement, interest, excitement, attention and relaxation. As a way of characterizing the performance of the 06 cognitive aspects, we used a technology based on the brain-computer interface that analyzed the electrical signals emitted by the brain during the execution of the developed games. With the experiment, we want to contribute to the introduction of cognitive neuroscience in education and, at the same time, offer games that can stimulate some important cognitive aspects in the learning process, as well as provide a technological instrument based on the brain-computer interface, which can characterize the cognitive aspects worked with gamesAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Garbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deVeraszto, Estéfano VizcondeMendes, Carlos Otávio SchocairUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Mirela Campos do, 1989-20242024-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393420Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393420Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-11T11:54:44Zoai::1393420Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-11T11:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
ment of didactic games and their cognitive characterization through the brain-computer interface
title Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
spellingShingle Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
Amaral, Mirela Campos do, 1989-
Aprendizagem cognitiva
Neurociência cognitiva
Jogos educativos
Interfaces cérebro-computador
Cognitive learning
Cognitive neuroscience
Educational games
Brain-computer interfaces
title_short Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
title_full Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
title_fullStr Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
title_sort Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
author Amaral, Mirela Campos do, 1989-
author_facet Amaral, Mirela Campos do, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Garbin, Mônica Cristina
Souza, Karla Isabel de
Veraszto, Estéfano Vizconde
Mendes, Carlos Otávio Schocair
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Mirela Campos do, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cognitiva
Neurociência cognitiva
Jogos educativos
Interfaces cérebro-computador
Cognitive learning
Cognitive neuroscience
Educational games
Brain-computer interfaces
topic Aprendizagem cognitiva
Neurociência cognitiva
Jogos educativos
Interfaces cérebro-computador
Cognitive learning
Cognitive neuroscience
Educational games
Brain-computer interfaces
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979
AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979
identifier_str_mv AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393420
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393420
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189199490842624