Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979 |
Resumo: | Orientador: Dirceu da Silva |
id |
UNICAMP-30_0586def96c62bfc75b8986cc5d2b9094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1393420 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computadorment of didactic games and their cognitive characterization through the brain-computer interfaceAprendizagem cognitivaNeurociência cognitivaJogos educativosInterfaces cérebro-computadorCognitive learningCognitive neuroscienceEducational gamesBrain-computer interfacesOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: Objetivando contribuir para uma aproximação da neurociência aplicada na educação, com destaque a utilização de recursos tecnológico baseado na interface cérebro-computador, como instrumento para caracterizar o desempenho cognitivo, a pesquisa desenvolveu 04 jogos utilizando-se do conceito de design de jogos, contextualizado na metodologia da pesquisa baseada em design. Os jogos estão fundamentados em estimular 06 aspetos cognitivos tais como: estresse, engajamento, interesse, excitação, atenção e relaxamento. Como forma de caracterizar o desempenho dos 06 aspectos cognitivo, utilizamos uma tecnologia baseada na interface cérebro-computador que analisou os sinais elétricos emitidos pelo cérebro durante a execução dos jogos desenvolvidos. Com o experimento, queremos contribuir para a introdução da neurociência cognitiva na educação e ao mesmo tempo, oferecer jogos, que possam estimular alguns aspectos cognitivos importantes no processo de aprendizagem, assim como, disponibilizar instrumento tecnológico baseado na interface cérebro-computador, que possam caracterizar os aspectos cognitivos trabalhados com os jogosAbstract: Aiming to contribute to an approach to applied neuroscience in education, with emphasis on the use of technological resources based on the brain-computer interface, as an instrument to characterize cognitive performance, the research developed 04 games using the concept of game design, contextualized in design-based research methodology. The games are based on stimulating 6 cognitive aspects such as: stress, engagement, interest, excitement, attention and relaxation. As a way of characterizing the performance of the 06 cognitive aspects, we used a technology based on the brain-computer interface that analyzed the electrical signals emitted by the brain during the execution of the developed games. With the experiment, we want to contribute to the introduction of cognitive neuroscience in education and, at the same time, offer games that can stimulate some important cognitive aspects in the learning process, as well as provide a technological instrument based on the brain-computer interface, which can characterize the cognitive aspects worked with gamesAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Garbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deVeraszto, Estéfano VizcondeMendes, Carlos Otávio SchocairUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Mirela Campos do, 1989-20242024-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393420Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393420Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-11T11:54:44Zoai::1393420Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-11T11:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador ment of didactic games and their cognitive characterization through the brain-computer interface |
title |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
spellingShingle |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador Amaral, Mirela Campos do, 1989- Aprendizagem cognitiva Neurociência cognitiva Jogos educativos Interfaces cérebro-computador Cognitive learning Cognitive neuroscience Educational games Brain-computer interfaces |
title_short |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
title_full |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
title_fullStr |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
title_sort |
Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador |
author |
Amaral, Mirela Campos do, 1989- |
author_facet |
Amaral, Mirela Campos do, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da, 1957- Garbin, Mônica Cristina Souza, Karla Isabel de Veraszto, Estéfano Vizconde Mendes, Carlos Otávio Schocair Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Mirela Campos do, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cognitiva Neurociência cognitiva Jogos educativos Interfaces cérebro-computador Cognitive learning Cognitive neuroscience Educational games Brain-computer interfaces |
topic |
Aprendizagem cognitiva Neurociência cognitiva Jogos educativos Interfaces cérebro-computador Cognitive learning Cognitive neuroscience Educational games Brain-computer interfaces |
description |
Orientador: Dirceu da Silva |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-02-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979 AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 1 recurso online (147 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18979. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393420 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393420 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189199490842624 |