Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Yvoneti da
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897
Resumo: Orientador: James Patrick Maher
id UNICAMP-30_06b78bedba140389113df35b15f18f65
oai_identifier_str oai::96581
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educaçãoSupervisão escolarEscolas - Organização e administraçãoSupervisores escolaresOrientador: James Patrick MaherDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve por objetivo identificar a existência de consenso, ambigüidade ou conflito nas expectativas e percepções mantidas por professores e especialistas de educação, a respeito do papel da Supervisão, a nível de unidade escolar, ou Coordenação Pedagógica, numa amostra de sujeitos atuando em unidades escolares subordinadas as 1a. e 2a. Delegacias de Ensino do Município de Campinas. A pesquisa foi motivada pela ênfase atribuída a função de Coordenação, como elemento de integração do processo educativo, e a observação das condições da realidade, para a efetividade desse trabalho. Através de pesquisa de campo, procurou-se levantar os dados por meio da aplicação de um questionário, onde se especificam uma serie de atividades atribuídas a função supervisora, dados demográficos, e variáveis independentes: experiência com Coordenação e nível de formação e atuação. 0 referencial teórico adotado tornou por base de analise conceitos da Teoria do Papel, que se ocupa da transmissão e interação dos papeis na organização, a literatura relacionada ao assunto, a legislação e o "modelo" de Supervisão adotado pela Secretaria da Educação. Os resultados obtidos continuam a existência de consenso entre os grupos para grande parte das atividades supervisoras relacionadas as dimensões de planejamento e coordenação, mas diminuindo nas de avaliação e assessoria. Ambigüidade o conflito nas respostas foram observadas, em média, em 40% das atividades, indicando a necessidade de esclarecimentos a respeito daquelas funções, a fim de evitar problemas de relacionamento, e possibilitando maior integração entre os elementos com vistas a mudança da realidade. Considerações são feitas a propósito da necessidade de reflexão e de melhoria das condições de trabalho desse especialista, desde a sua formação, e dos demais elementos envolvidos no processos de ensino, em suma, do conjunto dos educadores, atuando em função das necessidades da realidade, ao invés simplesmente da introdução de inovações e, assim, possibilitando a elaboração de um "modelo" de supervisão que promova a mudança.Abstract: Not informed.MestradoAdministração e Supervisão EducacionalMestre em Educação[s.n.]Maher, James Patrick, 1949-2009Carvalho, Maria Lucia Rocha Duarte deBalzan, Newton CésarUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Maria Yvoneti da1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897CRUZ, Maria Yvoneti da. Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação. 1981. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/96581porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:22:15Zoai::96581Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:22:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
title Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
spellingShingle Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
Cruz, Maria Yvoneti da
Supervisão escolar
Escolas - Organização e administração
Supervisores escolares
title_short Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
title_full Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
title_fullStr Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
title_full_unstemmed Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
title_sort Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação
author Cruz, Maria Yvoneti da
author_facet Cruz, Maria Yvoneti da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maher, James Patrick, 1949-2009
Carvalho, Maria Lucia Rocha Duarte de
Balzan, Newton César
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Yvoneti da
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão escolar
Escolas - Organização e administração
Supervisores escolares
topic Supervisão escolar
Escolas - Organização e administração
Supervisores escolares
description Orientador: James Patrick Maher
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897
CRUZ, Maria Yvoneti da. Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação. 1981. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897
identifier_str_mv CRUZ, Maria Yvoneti da. Influencias atuantes nas expectativas e percepções a respeito das funções de supervisão escolar entre professores e especialistas de educação. 1981. 132f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582897. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/96581
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138315035738112