Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piassa, Gabriel, 1991-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946
Resumo: Orientadores: André Olmos Simões, Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_08ba0984a39af2a53511e92fa6934b5f
oai_identifier_str oai::1373108
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticosPlant blindness and zoochauvinism in biology teaching : a study of scientific literature and textbooksBiologia - Estudo e ensinoBotânica - Estudo e ensinoLivros didáticosBotany - Study and teachingBiology - Study and teachingTextbooksOrientadores: André Olmos Simões, Jorge Megid NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O ensino de Botânica no Brasil comumente é categorizado como desestimulante, limitado e desconectado do cotidiano dos alunos. Muitos professores se prendem exclusivamente a um ensino baseado em Livros Didáticos (LD), os quais podem ser desatualizados e tendenciosos, dificultando a construção de conhecimentos pelos estudantes. Este cenário contribui para um desinteresse e menor apreço pelo estudo das plantas, produzindo uma compreensão errônea de que elas são menos importantes que outros grupos de seres vivos, como os animais. Estimular essa visão inadequada reforça o que se denomina Zoochauvinismo (ZCH), Cegueira Botânica (CB) ou Negligência Botânica (NB). A tendência generalizada de se considerar plantas seres inferiores aos animais configura o ZCH e, quando somos incapazes de notar as plantas em seu cenário natural e/ou reconhecer sua real importância, estamos nos referindo à CB ou NB. Nesse contexto, esta tese teve por objetivos: (1) analisar trabalhos acadêmico-científicos que tenham tratado dos conceitos de CB, NB e ZCH em situações de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, discutindo concepções de pesquisadores sobre estes conceitos; (2) analisar a presença ou ausência de noções e abordagens que corroborem a CB, NB ou ZCH em coleções didáticas de Biologia de ensino médio, verificando como a Botânica e a Zoologia são abordadas de modo integrado a outras áreas no sentido de reforço ou não aos temas; e (3) discutir, com base na literatura científica e na análise das coleções, como o Ensino de Biologia pode ser abordado numa perspectiva temática e integrada de modo a se evitar o reforço aos conceitos de CB, NB e ZCH. No estudo da literatura, selecionamos 20 artigos disponíveis nos sites de busca Google Acadêmico, SciELO e CAPES, analisando-os segundo o nível de ensino e as estratégias de pesquisa adotadas. O estudo dos LD foi realizado de acordo com os princípios da Análise de Conteúdo, tendo como corpus documental cinco coleções didáticas selecionadas dentre as dez coleções aprovadas no PNLD/2018. Foi investigado o tratamento dado, em textos, imagens e atividades das coleções, aos conteúdos de Botânica e de Zoologia nos respectivos capítulos específicos ou nos capítulos dedicados a Evolução, Genética e Ecologia. Os resultados mostraram que as atividades práticas propiciam melhores resultados ao serem aplicadas em qualquer nível de ensino escolar quando se intenta prevenir a CB, NB e ZCH. Nos LD, notamos que a maior discrepância e desintegração dos conteúdos de Botânica e Zoologia, encontra-se junto aos capítulos de Evolução, sinalizando para a necessidade de reformular as abordagens dessa área nos LD. Foram discutidos mecanismos para prevenir e evitar a propagação dos conceitos de CB, NB e ZCH nos processos de ensino e aprendizagem escolar e nos LD. Por fim, discutimos a abordagem integrada e temática das diferentes áreas da Biologia no ensino escolar dessa disciplina, como meio de favorecer o equilíbrio de percepções e compreensões das plantas e animais no estudo dos diversos ambientesAbstract: Botany teaching in Brazil is commonly categorized as discouraging, limited and disconnected from students' daily lives. Teachers often stick exclusively to Textbooks, which can be outdated and biased, making it difficult for students to build knowledge. This scenario contributes to a lack of interest and less appreciation for the study of plants, producing the misunderstanding that they are less important than other groups of living beings, such as animals. Stimulating this inadequate view reinforces Zoochauvinism (ZCH), Plant Blindness (PB) or Botany Neglect (BN). The widespread tendency to consider plants to be inferior to animals configures ZCH, whilst PB or BN define the inability to notice plants in their natural setting and/or recognize their real importance. In this context, this thesis had the following objectives: (1) analyze academic-scientific studies that have dealt with the concepts of PB, BN and ZCH in teaching and learning situations at various levels of education, discussing researchers' conceptions about these terms; (2) to analyze the presence or absence of approaches that corroborate PB, BN or ZCH in didactic collections of high school Biology, verifying the approach of Botany and Zoology integrated with other areas and the possible reinforcement of these themes; and (3) to discuss, based on the scientific literature and collections analysis, how Biology teaching can be approached from a thematic and integrated perspective in order to avoid reinforcement of PB, BN and ZCH concepts. We selected 20 articles available on Google Scholar, SciELO and CAPES search engines for literature analysis, assessing them according to the educational level and the research strategies adopted. The textbooks analysis was conducted following the principles of Content Analysis, with five out of ten didactic collections selected among the ones approved in the PNLD/2018. We analyzed the approach in texts, images and activities of Botany and Zoology contents in specific chapters or in chapters dedicated to Evolution, Genetics and Ecology. The results showed that practical activities provide better results when trying to prevent PB, BN and ZCH at any level of education. In textbooks, we noticed that the greatest discrepancy and lack of integration of Botany and Zoology contents is found in Evolution chapters, highlighting the need to reformulate the approaches in this area. We discussed mechanisms to prevent and avoid the propagation of PB, BN and ZCH concepts in teaching and learning processes and in textbooks. Finally, we discussed the integrated and thematic approach of the different areas of Biology for this discipline, as a means of favoring the balance of perceptions and understanding of plants and animals in the study of different environmentsDoutoradoBiologia VegetalDoutor em Biologia VegetalCAPES001[s.n.]Simões, André Olmos, 1975-Megid Neto, Jorge, 1958-Ursi, SuzanaRink, JulianaSano, Paulo TakeoForni-Martins, Eliana ReginaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia VegetalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiassa, Gabriel, 1991-20232023-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946PIASSA, Gabriel. Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia: um estudo da literatura científica e de livros didáticos. 2023. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373108Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T09:57:52Zoai::1373108Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-31T09:57:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
Plant blindness and zoochauvinism in biology teaching : a study of scientific literature and textbooks
title Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
spellingShingle Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
Piassa, Gabriel, 1991-
Biologia - Estudo e ensino
Botânica - Estudo e ensino
Livros didáticos
Botany - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Textbooks
title_short Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
title_full Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
title_fullStr Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
title_full_unstemmed Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
title_sort Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia : um estudo da literatura científica e de livros didáticos
author Piassa, Gabriel, 1991-
author_facet Piassa, Gabriel, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, André Olmos, 1975-
Megid Neto, Jorge, 1958-
Ursi, Suzana
Rink, Juliana
Sano, Paulo Takeo
Forni-Martins, Eliana Regina
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piassa, Gabriel, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Botânica - Estudo e ensino
Livros didáticos
Botany - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Textbooks
topic Biologia - Estudo e ensino
Botânica - Estudo e ensino
Livros didáticos
Botany - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Textbooks
description Orientadores: André Olmos Simões, Jorge Megid Neto
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946
PIASSA, Gabriel. Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia: um estudo da literatura científica e de livros didáticos. 2023. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946
identifier_str_mv PIASSA, Gabriel. Cegueira botânica e zoochauvinismo no ensino de biologia: um estudo da literatura científica e de livros didáticos. 2023. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14946. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373108
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138582956343296