Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piassa, Gabriel, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883
Resumo: Orientador: André Olmos Simões
id UNICAMP-30_2c3d05a4eef6c06d4de0e0b976319e52
oai_identifier_str oai::1091798
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetalProposition and analysis of a sequence of teaching investigative (SEI) in plant biologyEnsino de ciênciasEnsino fundamentalEnsino por investigaçãoBotânica - Estudo e ensinoScience teachingElementary schoolTeaching by investigationBotany - Study and teachingOrientador: André Olmos SimõesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: As práticas de ensino-aprendizagem roteirizadas aplicadas ao ensino de Ciências se mostram pouco efetivas na formação de um aluno ativo, reflexivo e crítico perante as relações cotidianas que o cercam. Nesse cenário, as metodologias atualmente aplicadas para o ensino de Botânica se mostram igualmente desestimulantes. Permitir a transposição de um aluno passivo para um aluno ativo é uma das dificuldades a serem superadas. Para tal, foi proposto no presente projeto uma estratégia de ensino baseado em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), a qual visou posicionar o aluno como elemento central dentro da sala de aula. Três atividades práticas atreladas a aulas teóricas ministradas pelo pesquisador, também professor da turma, buscaram permitir que o aluno do sétimo ano do ensino fundamental II se sentisse confiante e seguro para expor suas ideias perante seu grupo de trabalho e toda a turma, sobre as situações propostas. As atividades consistiram em: 1) Análise de diferentes espécies de plantas e estabelecimento de critérios para sua identificação; 2) Identificação de espécies de angiospermas através do aplicativo Pl@ntnet® e da chave dicotômica de identificação e; 3) Apresentação de diferentes mídias produzidas pelos alunos associadas a conceitos de biologia vegetal. Os dados produzidos durante as pré e pós atividades foram transcritos e mantidos em sigilo bem como a identidade dos alunos. Os resultados obtidos com a SEI revelam aspectos importantes, dentre os quais destacam-se a possibilidade da realização de atividades como essas em escolas particulares, as quais muitas vezes possuem um cronograma fechado, o que dificulta a proposição desse tipo de atividade. Além disso esta pesquisa revelou a importância das vivências e conhecimentos prévios trazidos pelos alunos no desenvolvimento das atividades que são propostas em nossa metodologia. Por fim, um resultado um tanto incomum, revelou que os alunos suprimiram o uso da tecnologia por uma prática clássica de identificação de plantas, contrariando nossas expectativas durante o planejamento da SEIAbstract: The scripted teaching-learning practices applied to the teaching of sciences have reduced effectiveness in the formation of active, reflexive and critical students towards the daily relations that surround they. In this scenario, the methodologies currently applied to the teaching of botany are equally discouraging. Allowing the transposition of a passive student to an active student is one of the difficulties to beovercome. To this end, a teaching methodology based on Investigative Didactic Sequence, which aims to place the student as central element within the classroom, is proposed in the present project. Three practical activities were developed with secondary school students, aiming to improve the students¿ confidence to expose their ideas about proposed situations, both to their groups and to the whole class. The activities consist of: 1) Analysis of different plant species and establishment of criteria for their identification; 2) Angiosperm identification nucleus through the application. 3) Presentation of several energies produced by the students associated to concepts of vegetal biology.The practical activities were linked to theoretical classes taught by the researcher, also the class teacher. The data obtained during the pre and post activities will be transcribed and kept confidential, as well as the students¿ identities. The results obtained using SEI reveals important aspects, for instance, the possibility to implement activities such as these in private schools, which often have a closed schedule, what makes it difficult to propose this type of interaction. In addition, our project reveals the importance of students experiences and previous knowledge to the development of the activities proposed in our methodology. Finally, a somewhat unusual result reveals that students have suppressed the use of technology by a classic plant identification practice, contradicting our expectations during the planning of this SEIMestradoBiologia VegetalMestre em Biologia Vegetal[s.n.]Simões, André Olmos, 1975-Forni-Martins, Eliana ReginaRink, JulianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia VegetalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiassa, Gabriel, 1991-20192019-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883PIASSA, Gabriel. Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091798Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T16:12:53Zoai::1091798Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-27T16:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
Proposition and analysis of a sequence of teaching investigative (SEI) in plant biology
title Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
spellingShingle Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
Piassa, Gabriel, 1991-
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ensino por investigação
Botânica - Estudo e ensino
Science teaching
Elementary school
Teaching by investigation
Botany - Study and teaching
title_short Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
title_full Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
title_fullStr Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
title_full_unstemmed Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
title_sort Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
author Piassa, Gabriel, 1991-
author_facet Piassa, Gabriel, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, André Olmos, 1975-
Forni-Martins, Eliana Regina
Rink, Juliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piassa, Gabriel, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ensino por investigação
Botânica - Estudo e ensino
Science teaching
Elementary school
Teaching by investigation
Botany - Study and teaching
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ensino por investigação
Botânica - Estudo e ensino
Science teaching
Elementary school
Teaching by investigation
Botany - Study and teaching
description Orientador: André Olmos Simões
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883
PIASSA, Gabriel. Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883
identifier_str_mv PIASSA, Gabriel. Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal. 2019. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636883. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091798
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189147934457856