Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168 |
Resumo: | Orientador: Eliana Ayoub |
id |
UNICAMP-30_0b613ce820352eec5fa1e6d4975a6f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1265885 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e pluralWhen nets and peebles invite children to play : maleablle and plural educational environmentBrincarImaginaçãoCulturas infantisAmbiente escolarCorpoPlayImaginnattionChildhood culturesEducational environmentBodyOrientador: Eliana AyoubDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Orientado pelas premissas da pesquisa-narrativa e reconhecendo as crianças como produtoras de cultura, o processo de investigação da presente dissertação teve como objetivo compreender e narrar como o ambiente (FORNEIRO, 1998) afeta e qualifica as brincadeiras infantis, de maneira a potencializar as imagens de si e do mundo criadas e partilhadas pelas crianças. Para isso, investigaram-se modos infantis de viver o cotidiano escolar, mais especificamente, jeitos de as crianças habitarem e usarem o ambiente – entendido como espaço, tempo, materiais e formas de organizá-los – nos contextos lúdicos e de interação entre pares. Partindo do pressuposto de que sensibilidade e imaginação são formas legítimas de conhecimento sobre as questões humanas e sociais (JOBIM e SOUZA, 1994), o brincar foi considerado em seu aspecto poético, no que diz respeito à possibilidade de expressar imageticamente dimensões da experiência humana. O trabalho de campo se desenvolveu durante oito meses, de fevereiro a outubro de 2019, em uma escola conveniada à prefeitura da cidade de São Paulo. As participantes foram crianças de 4 a 5 anos de idade que faziam parte de um mesmo agrupamento. Os dados/achados produzidos durante os estudos de campo foram relacionados a temas ancorados na experiência corporal, como peso, centralidade, expansão, encolhimento e resistência, os quais foram associados a criações e expressões poéticas e lúdicas infantis, com intuito de ressaltar as conexões encontradas entre materialidade, corpo e imaginaçãoAbstract: Guided by the premises of narrative-research and recognizing children as producers of culture, the investigation process of this dissertation aimed to understand and narrate how the environment (FORNEIRO, 1998) affects and qualifies children's play, in order to enhance the images of self and the world created and shared by children. For this, children's ways of living the school routine were investigated, more specifically, ways children inhabit and use the environment - understood as space, time, materials and ways of organizing them - in playful contexts and interaction between peers. Assuming that sensitivity and imagination are legitimate forms of knowledge about human and social issues (JOBIM and SOUZA, 1994), playing was considered in its poetic aspect, with regard to the possibility of expressing imagetically dimensions of human experience. The fieldwork was carried out for eight months, from February to October 2019, in a school affiliated to the city hall of the city of São Paulo. The participants were children aged 4 to 5 years who were part of the same group. The data/findings produced during the field studies were related to themes anchored in the body experience, such as weight, centrality, expansion, shrinkage and resistance, which were related to children's poetic and playful creations and expressions, in order to highlight the connections found. between materiality, body and imaginationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Prado, Guilherme do Val ToledoScarazzatto, JulianaAssis, Marília Del Ponte deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, Julia Marianno Marques, 1978-20222022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265885Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T14:21:47Zoai::1265885Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-31T14:21:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural When nets and peebles invite children to play : maleablle and plural educational environment |
title |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
spellingShingle |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural Rezende, Julia Marianno Marques, 1978- Brincar Imaginação Culturas infantis Ambiente escolar Corpo Play Imaginnattion Childhood cultures Educational environment Body |
title_short |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
title_full |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
title_fullStr |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
title_full_unstemmed |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
title_sort |
Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural |
author |
Rezende, Julia Marianno Marques, 1978- |
author_facet |
Rezende, Julia Marianno Marques, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ayoub, Eliana, 1966- Prado, Guilherme do Val Toledo Scarazzatto, Juliana Assis, Marília Del Ponte de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Julia Marianno Marques, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Imaginação Culturas infantis Ambiente escolar Corpo Play Imaginnattion Childhood cultures Educational environment Body |
topic |
Brincar Imaginação Culturas infantis Ambiente escolar Corpo Play Imaginnattion Childhood cultures Educational environment Body |
description |
Orientador: Eliana Ayoub |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168 REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265885 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189188089675776 |