Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Julia Marianno Marques, 1978-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_0b613ce820352eec5fa1e6d4975a6f2a
oai_identifier_str oai::1265885
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e pluralWhen nets and peebles invite children to play : maleablle and plural educational environmentBrincarImaginaçãoCulturas infantisAmbiente escolarCorpoPlayImaginnattionChildhood culturesEducational environmentBodyOrientador: Eliana AyoubDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Orientado pelas premissas da pesquisa-narrativa e reconhecendo as crianças como produtoras de cultura, o processo de investigação da presente dissertação teve como objetivo compreender e narrar como o ambiente (FORNEIRO, 1998) afeta e qualifica as brincadeiras infantis, de maneira a potencializar as imagens de si e do mundo criadas e partilhadas pelas crianças. Para isso, investigaram-se modos infantis de viver o cotidiano escolar, mais especificamente, jeitos de as crianças habitarem e usarem o ambiente – entendido como espaço, tempo, materiais e formas de organizá-los – nos contextos lúdicos e de interação entre pares. Partindo do pressuposto de que sensibilidade e imaginação são formas legítimas de conhecimento sobre as questões humanas e sociais (JOBIM e SOUZA, 1994), o brincar foi considerado em seu aspecto poético, no que diz respeito à possibilidade de expressar imageticamente dimensões da experiência humana. O trabalho de campo se desenvolveu durante oito meses, de fevereiro a outubro de 2019, em uma escola conveniada à prefeitura da cidade de São Paulo. As participantes foram crianças de 4 a 5 anos de idade que faziam parte de um mesmo agrupamento. Os dados/achados produzidos durante os estudos de campo foram relacionados a temas ancorados na experiência corporal, como peso, centralidade, expansão, encolhimento e resistência, os quais foram associados a criações e expressões poéticas e lúdicas infantis, com intuito de ressaltar as conexões encontradas entre materialidade, corpo e imaginaçãoAbstract: Guided by the premises of narrative-research and recognizing children as producers of culture, the investigation process of this dissertation aimed to understand and narrate how the environment (FORNEIRO, 1998) affects and qualifies children's play, in order to enhance the images of self and the world created and shared by children. For this, children's ways of living the school routine were investigated, more specifically, ways children inhabit and use the environment - understood as space, time, materials and ways of organizing them - in playful contexts and interaction between peers. Assuming that sensitivity and imagination are legitimate forms of knowledge about human and social issues (JOBIM and SOUZA, 1994), playing was considered in its poetic aspect, with regard to the possibility of expressing imagetically dimensions of human experience. The fieldwork was carried out for eight months, from February to October 2019, in a school affiliated to the city hall of the city of São Paulo. The participants were children aged 4 to 5 years who were part of the same group. The data/findings produced during the field studies were related to themes anchored in the body experience, such as weight, centrality, expansion, shrinkage and resistance, which were related to children's poetic and playful creations and expressions, in order to highlight the connections found. between materiality, body and imaginationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Prado, Guilherme do Val ToledoScarazzatto, JulianaAssis, Marília Del Ponte deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, Julia Marianno Marques, 1978-20222022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265885Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T14:21:47Zoai::1265885Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-31T14:21:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
When nets and peebles invite children to play : maleablle and plural educational environment
title Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
spellingShingle Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
Rezende, Julia Marianno Marques, 1978-
Brincar
Imaginação
Culturas infantis
Ambiente escolar
Corpo
Play
Imaginnattion
Childhood cultures
Educational environment
Body
title_short Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
title_full Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
title_fullStr Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
title_full_unstemmed Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
title_sort Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar : ambiente educador maleável e plural
author Rezende, Julia Marianno Marques, 1978-
author_facet Rezende, Julia Marianno Marques, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Scarazzatto, Juliana
Assis, Marília Del Ponte de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Julia Marianno Marques, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Imaginação
Culturas infantis
Ambiente escolar
Corpo
Play
Imaginnattion
Childhood cultures
Educational environment
Body
topic Brincar
Imaginação
Culturas infantis
Ambiente escolar
Corpo
Play
Imaginnattion
Childhood cultures
Educational environment
Body
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168
REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168
identifier_str_mv REZENDE, Julia Marianno Marques. Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8168. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265885
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189188089675776