Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curado, Maria Clotilde Correa
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181
Resumo: Orientador: Decio Pacheco
id UNICAMP-30_0d70b37a0968da945eb6199b3179b113
oai_identifier_str oai::173857
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de casoFísica - Estudo e ensinoCiência - HistóriaEpistemologiaEnsino de segundo grauCinemáticaOrientador: Decio PachecoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, no qual a Hístória da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aqUelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-Ios do processo de produção do conhecimento científico. A análise dessa ação mostra que a inserção da História da Ciência operou como um catalisador na revisão da concepção do conhecimento científico enquanto um conhecimento definitivo, resgatando a sua condição de provisoriedade, fator de dinamicidade da Física. Conclui que o reconhecimento dessa provisoriedade promove desdobramentos na maneira de conceber a ciência, levantando outros questionamentos importantes na perspectiva de tornar a ciência apresentada na escola mais próxima da ciência. A análise, no entanto, não é conclusiva com respeito a existência de paralelismos de concepções, pressuposto inicial da ação pedagógicaAbstract: This piece of work presents and analyses a pedagogical project accomplished with high school students, in physics, approaching the study of the moviment of free falling bOdies, in which the Historyof Science has been incorporated.Starting from my efforts to make the students seek and capture the meaning of physics contents and based in the assumption of an existing parallelism between the students preliminary concepts and those registered in the history of the scientific thought, the pedagogical project has taken the history of science as a potentially rich resource to promote concept changes in the students and to drive them closer to the process of scientific knowledge production. The analysis of this action shows that the inclusion of the history of science has worked as a catalyser to the revision of the scíentific knowledge concept while a definitive knowledge, redeeming its temporarily conditiqn, a physics dynamism factor. I concluded that the consciousness of this temporarily condition diversifies the way of capturing the science, bringing up other important questions in regards making the science presented at school doser to Science. The anatysis, however, is not conctusive in terms of the existing parallelism of concepts, initial assumption of the pedagogical projectMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Pacheco, Décio, 1945-2002Silva, Dirceu daNovaski, Augusto João CremaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCurado, Maria Clotilde Correa19991999-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/173857porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:54:16Zoai::173857Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:54:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
title Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
spellingShingle Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
Curado, Maria Clotilde Correa
Física - Estudo e ensino
Ciência - História
Epistemologia
Ensino de segundo grau
Cinemática
title_short Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
title_full Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
title_fullStr Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
title_full_unstemmed Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
title_sort Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
author Curado, Maria Clotilde Correa
author_facet Curado, Maria Clotilde Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Décio, 1945-2002
Silva, Dirceu da
Novaski, Augusto João Crema
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Curado, Maria Clotilde Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Ciência - História
Epistemologia
Ensino de segundo grau
Cinemática
topic Física - Estudo e ensino
Ciência - História
Epistemologia
Ensino de segundo grau
Cinemática
description Orientador: Decio Pacheco
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181
CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/173857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188821304082432