Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181 |
Resumo: | Orientador: Decio Pacheco |
id |
UNICAMP-30_0d70b37a0968da945eb6199b3179b113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::173857 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de casoFísica - Estudo e ensinoCiência - HistóriaEpistemologiaEnsino de segundo grauCinemáticaOrientador: Decio PachecoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, no qual a Hístória da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aqUelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-Ios do processo de produção do conhecimento científico. A análise dessa ação mostra que a inserção da História da Ciência operou como um catalisador na revisão da concepção do conhecimento científico enquanto um conhecimento definitivo, resgatando a sua condição de provisoriedade, fator de dinamicidade da Física. Conclui que o reconhecimento dessa provisoriedade promove desdobramentos na maneira de conceber a ciência, levantando outros questionamentos importantes na perspectiva de tornar a ciência apresentada na escola mais próxima da ciência. A análise, no entanto, não é conclusiva com respeito a existência de paralelismos de concepções, pressuposto inicial da ação pedagógicaAbstract: This piece of work presents and analyses a pedagogical project accomplished with high school students, in physics, approaching the study of the moviment of free falling bOdies, in which the Historyof Science has been incorporated.Starting from my efforts to make the students seek and capture the meaning of physics contents and based in the assumption of an existing parallelism between the students preliminary concepts and those registered in the history of the scientific thought, the pedagogical project has taken the history of science as a potentially rich resource to promote concept changes in the students and to drive them closer to the process of scientific knowledge production. The analysis of this action shows that the inclusion of the history of science has worked as a catalyser to the revision of the scíentific knowledge concept while a definitive knowledge, redeeming its temporarily conditiqn, a physics dynamism factor. I concluded that the consciousness of this temporarily condition diversifies the way of capturing the science, bringing up other important questions in regards making the science presented at school doser to Science. The anatysis, however, is not conctusive in terms of the existing parallelism of concepts, initial assumption of the pedagogical projectMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Pacheco, Décio, 1945-2002Silva, Dirceu daNovaski, Augusto João CremaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCurado, Maria Clotilde Correa19991999-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/173857porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:54:16Zoai::173857Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:54:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
title |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
spellingShingle |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso Curado, Maria Clotilde Correa Física - Estudo e ensino Ciência - História Epistemologia Ensino de segundo grau Cinemática |
title_short |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
title_full |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
title_fullStr |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
title_sort |
Ação pedagogica em fisica no ensino medio : contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso |
author |
Curado, Maria Clotilde Correa |
author_facet |
Curado, Maria Clotilde Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, Décio, 1945-2002 Silva, Dirceu da Novaski, Augusto João Crema Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curado, Maria Clotilde Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Ciência - História Epistemologia Ensino de segundo grau Cinemática |
topic |
Física - Estudo e ensino Ciência - História Epistemologia Ensino de segundo grau Cinemática |
description |
Orientador: Decio Pacheco |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181 CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CURADO, Maria Clotilde Correa. Ação pedagogica em fisica no ensino medio: contribuições da historia da ciencia - um estudo de caso. 1999. 135f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/173857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 135f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188821304082432 |