A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345
Resumo: Orientador: Selma Machado Simão
id UNICAMP-30_0e0c66838b98c670084aaea7e3a11aac
oai_identifier_str oai::1394338
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19Art as an experience in early childhood education : transformative paths in a curriculum inspired by Reggio Emilia Approach during the COVID-19 pandemicReggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)Arte na educaçãoEducação infantilArt in educationEarly childhood educationReggio Emilia Approach (Early childhood education)Orientador: Selma Machado SimãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa no campo das Arte-Educação desenvolvida a partir da observação de encontros on-line da Creche Almerinda Chaves, parte da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, durante os primeiros meses de 2021, em meio à pandemia de Covid-19. A pesquisa buscou compreender a estrutura dos encontros, a relação das crianças, famílias e comunidade escolar dentro deste contexto e como a experiência artística de crianças bem pequenas foi possível e significativa. A inspiração fundamental para as propostas aplicadas foi a abordagem de Reggio Emilia, já trabalhada pelas professoras da instituição, com o olhar voltado para a pesquisa sob o olhar de artista-pesquisador-educador, e entendendo a criança como potente e protagonista de seus processos de aprendizagem. A relação entre a expressão artística e a expressão verbal das crianças também foi estudada e discutida, e como estas criam relações entre aquilo que se fala e o que se desenha, sem a utilização da escrita. O trabalho artístico desta pesquisadora também foi inserido nesta dissertação, intrinsecamente relacionado com os processos e experiências vividas junto aos meninos e meninas do Grupo 3 da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho. Por fim, são apresentados caminhos possíveis para propostas artísticas no contexto digital, não necessariamente em função de uma pandemia, mas como alternativa para educadores que utilizem deste suporte para suas práticas pedagógicasAbstract: This work presents research in the field of Art Education developed from the observation of online meetings at Creche Almerinda Chaves, part of the Antonio Antonieta Cintra Gordinho Foundation, during the first months of 2021, in the quarantine of Covid-19 pandemic. The research intends to understand the structure of the online meetings, relationship between the children, families and the school community within this context and how the artistic experience in child education was possible and meaningful for young children. The fundamental inspiration for the proposals applied was the Reggio Emilia approach, already worked on by the institution's teachers, with an eye focused on research from the perspective of an artist-researcher-educator, and understanding the child as powerful and protagonist of their learning processes. The author studied and discussed the relationship between children's artistic expression and verbal expression. The artistic work of this researcher was also included in this dissertation, intrinsically related to the processes and experiences lived with the boys and girls of Group 3 of the Antonio Antonieta Cintra Gordinho Foundation. Finally, possible paths for artistic proposals in the digital context are in this text, not necessarily due to a pandemic, but as an alternative for educators who use this support for their pedagogical practicesAbertoMestradoArtes VisuaisMestra em Artes Visuais[s.n.]Simão, Selma Machado, 1959-Mattar, SumayaSilva, Ana Teresa Gavião Almeida Marques daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-20232023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394338Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394338Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-24T16:33:23Zoai::1394338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-24T16:33:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
Art as an experience in early childhood education : transformative paths in a curriculum inspired by Reggio Emilia Approach during the COVID-19 pandemic
title A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
spellingShingle A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-
Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Arte na educação
Educação infantil
Art in education
Early childhood education
Reggio Emilia Approach (Early childhood education)
title_short A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
title_full A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
title_fullStr A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
title_sort A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
author Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-
author_facet Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Selma Machado, 1959-
Mattar, Sumaya
Silva, Ana Teresa Gavião Almeida Marques da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Arte na educação
Educação infantil
Art in education
Early childhood education
Reggio Emilia Approach (Early childhood education)
topic Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)
Arte na educação
Educação infantil
Art in education
Early childhood education
Reggio Emilia Approach (Early childhood education)
description Orientador: Selma Machado Simão
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345
MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345
identifier_str_mv MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394338
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394338
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189199685877760