A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345 |
Resumo: | Orientador: Selma Machado Simão |
id |
UNICAMP-30_0e0c66838b98c670084aaea7e3a11aac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1394338 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19Art as an experience in early childhood education : transformative paths in a curriculum inspired by Reggio Emilia Approach during the COVID-19 pandemicReggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças)Arte na educaçãoEducação infantilArt in educationEarly childhood educationReggio Emilia Approach (Early childhood education)Orientador: Selma Machado SimãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa no campo das Arte-Educação desenvolvida a partir da observação de encontros on-line da Creche Almerinda Chaves, parte da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, durante os primeiros meses de 2021, em meio à pandemia de Covid-19. A pesquisa buscou compreender a estrutura dos encontros, a relação das crianças, famílias e comunidade escolar dentro deste contexto e como a experiência artística de crianças bem pequenas foi possível e significativa. A inspiração fundamental para as propostas aplicadas foi a abordagem de Reggio Emilia, já trabalhada pelas professoras da instituição, com o olhar voltado para a pesquisa sob o olhar de artista-pesquisador-educador, e entendendo a criança como potente e protagonista de seus processos de aprendizagem. A relação entre a expressão artística e a expressão verbal das crianças também foi estudada e discutida, e como estas criam relações entre aquilo que se fala e o que se desenha, sem a utilização da escrita. O trabalho artístico desta pesquisadora também foi inserido nesta dissertação, intrinsecamente relacionado com os processos e experiências vividas junto aos meninos e meninas do Grupo 3 da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho. Por fim, são apresentados caminhos possíveis para propostas artísticas no contexto digital, não necessariamente em função de uma pandemia, mas como alternativa para educadores que utilizem deste suporte para suas práticas pedagógicasAbstract: This work presents research in the field of Art Education developed from the observation of online meetings at Creche Almerinda Chaves, part of the Antonio Antonieta Cintra Gordinho Foundation, during the first months of 2021, in the quarantine of Covid-19 pandemic. The research intends to understand the structure of the online meetings, relationship between the children, families and the school community within this context and how the artistic experience in child education was possible and meaningful for young children. The fundamental inspiration for the proposals applied was the Reggio Emilia approach, already worked on by the institution's teachers, with an eye focused on research from the perspective of an artist-researcher-educator, and understanding the child as powerful and protagonist of their learning processes. The author studied and discussed the relationship between children's artistic expression and verbal expression. The artistic work of this researcher was also included in this dissertation, intrinsically related to the processes and experiences lived with the boys and girls of Group 3 of the Antonio Antonieta Cintra Gordinho Foundation. Finally, possible paths for artistic proposals in the digital context are in this text, not necessarily due to a pandemic, but as an alternative for educators who use this support for their pedagogical practicesAbertoMestradoArtes VisuaisMestra em Artes Visuais[s.n.]Simão, Selma Machado, 1959-Mattar, SumayaSilva, Ana Teresa Gavião Almeida Marques daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996-20232023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394338Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394338Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-24T16:33:23Zoai::1394338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-24T16:33:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 Art as an experience in early childhood education : transformative paths in a curriculum inspired by Reggio Emilia Approach during the COVID-19 pandemic |
title |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996- Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças) Arte na educação Educação infantil Art in education Early childhood education Reggio Emilia Approach (Early childhood education) |
title_short |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
title_full |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
title_sort |
A arte como experiência na educação infantil : caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19 |
author |
Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996- |
author_facet |
Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Selma Machado, 1959- Mattar, Sumaya Silva, Ana Teresa Gavião Almeida Marques da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Maria Eugênia Zimbres de, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças) Arte na educação Educação infantil Art in education Early childhood education Reggio Emilia Approach (Early childhood education) |
topic |
Reggio Emilia, Abordagem (Educação de crianças) Arte na educação Educação infantil Art in education Early childhood education Reggio Emilia Approach (Early childhood education) |
description |
Orientador: Selma Machado Simão |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-11-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345 MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345 |
identifier_str_mv |
MOURA, Maria Eugênia Zimbres de. A arte como experiência na educação infantil: caminhos transformadores em um currículo inspirado na Abordagem de Reggio Emilia em meio à pandemia de COVID-19. 2023. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19345. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1394338 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1394338 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189199685877760 |