A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paula Soares da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021
Resumo: This research investigated how the languages of art are present in a kindergarten in the city of Sorocaba that proposes to work based on Reggio Emilia's approach in early childhood education. We sought to understand how the processes of teaching and learning through spaces are performed and how the arts are worked with children. The research, of a qualitative nature and of bibliographic character with field observation, had the objective of identifying potentialities of the arts in educational practices carried out inspired by Reggio Emilia's approach to Early Childhood Education. To this end, at first, it sought to know how and in what contexts the Early Childhood Schools in the region of Reggio Emilia in Italy arose and what are the characteristics and specificities of its approach, notably with regard to pedagogical work with Arts. As a result, the potential of this approach for the Brazilian context was identified, based on the reality of a school located in Sorocaba, S.P.
id SCAR_6d413024c1f6ff130d4cea6258d839c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13021
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Costa, Paula Soares daLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/4107018375255741d0696ff1-e283-4e42-9b1b-25aaf33d8d112020-07-07T23:54:51Z2020-07-07T23:54:51Z2019-12-17COSTA, Paula Soares da. A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021This research investigated how the languages of art are present in a kindergarten in the city of Sorocaba that proposes to work based on Reggio Emilia's approach in early childhood education. We sought to understand how the processes of teaching and learning through spaces are performed and how the arts are worked with children. The research, of a qualitative nature and of bibliographic character with field observation, had the objective of identifying potentialities of the arts in educational practices carried out inspired by Reggio Emilia's approach to Early Childhood Education. To this end, at first, it sought to know how and in what contexts the Early Childhood Schools in the region of Reggio Emilia in Italy arose and what are the characteristics and specificities of its approach, notably with regard to pedagogical work with Arts. As a result, the potential of this approach for the Brazilian context was identified, based on the reality of a school located in Sorocaba, S.P.Esta pesquisa investigou de que forma as linguagens da arte estão presentes em uma escola de Educação Infantil da cidade de Sorocaba que se propõe a trabalhar com base na abordagem de Reggio Emilia de educação da primeira infância. Buscou-se compreender como se realizam os processos de ensino e aprendizagem através dos espaços e como as artes são trabalhadas junto às crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico com observação de campo, teve por objetivo identificar potencialidades das artes nas práticas educativas realizadas com inspiração na abordagem de Reggio Emilia de Educação Infantil. Para isso, em um primeiro momento, procurou conhecer de que maneira e em quais contextos surgiram as escolas de Educação Infantil na região de Reggio Emilia na Itália e quais as características e especificidades de sua abordagem, notadamente no que diz respeito ao trabalho pedagógico com as artes. Como resultado, foram identificadas potencialidades desta abordagem para o contexto brasileiro, baseando-se na realidade de uma escola situada em Sorocaba, S.P.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação InfantilEarly Childhood EducationArteArtAbordagem Reggio EmiliaReggio Emilia ApproachCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infânciaArt as an expression of the child in the Reggio Emilia approach to childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdf1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf2778750https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/1/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf68b738d102dfb7a9c7054c2fb4c190d1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXT1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdf.txt1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain91867https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/3/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf.txt1dc356b880c9fe434febc2bacc42ab50MD53THUMBNAIL1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdf.jpg1 TCC Paula Soares da Costa_FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6566https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/4/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf.jpg171b187159e84b8ca047e55a23377ebeMD54ufscar/130212024-01-27 13:53:31.185oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13021Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-27T13:53:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Art as an expression of the child in the Reggio Emilia approach to childhood education
title A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
spellingShingle A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
Costa, Paula Soares da
Educação Infantil
Early Childhood Education
Arte
Art
Abordagem Reggio Emilia
Reggio Emilia Approach
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
title_full A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
title_fullStr A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
title_full_unstemmed A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
title_sort A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância
author Costa, Paula Soares da
author_facet Costa, Paula Soares da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4107018375255741
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paula Soares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d0696ff1-e283-4e42-9b1b-25aaf33d8d11
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Early Childhood Education
Arte
Art
Abordagem Reggio Emilia
Reggio Emilia Approach
topic Educação Infantil
Early Childhood Education
Arte
Art
Abordagem Reggio Emilia
Reggio Emilia Approach
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research investigated how the languages of art are present in a kindergarten in the city of Sorocaba that proposes to work based on Reggio Emilia's approach in early childhood education. We sought to understand how the processes of teaching and learning through spaces are performed and how the arts are worked with children. The research, of a qualitative nature and of bibliographic character with field observation, had the objective of identifying potentialities of the arts in educational practices carried out inspired by Reggio Emilia's approach to Early Childhood Education. To this end, at first, it sought to know how and in what contexts the Early Childhood Schools in the region of Reggio Emilia in Italy arose and what are the characteristics and specificities of its approach, notably with regard to pedagogical work with Arts. As a result, the potential of this approach for the Brazilian context was identified, based on the reality of a school located in Sorocaba, S.P.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-07T23:54:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-07T23:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Paula Soares da. A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021
identifier_str_mv COSTA, Paula Soares da. A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/1/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/3/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13021/4/1%20TCC%20Paula%20Soares%20da%20Costa_FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 68b738d102dfb7a9c7054c2fb4c190d1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1dc356b880c9fe434febc2bacc42ab50
171b187159e84b8ca047e55a23377ebe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136377022742528