Inclusão educacional e social do aluno autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Maria Teresa de, 1982-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_0fa7234f09e76c89098ffb6a4f3460b9
oai_identifier_str oai::1380530
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Inclusão educacional e social do aluno autistaInclusión educativa y social del alumnado autistaPrograma de Educação Infantil e Ensino FundamentalInclusão escolarAutismoDesenvolvimentoMainstreaming in educationEarly Childhood Education and Elementary Education ProgramAutismDevelopmentOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental I, em sua atuação com alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e os que não têm o transtorno, no que concerne à interação social e educacional entre professor e alunos, bem como entre alunos TEA e não-TEA em salas de aula do PROEPRE, tem como base as práticas educativas construtivistas criadas quanto ao viés da teoria construtivista piagetiana propostas pelo programa. Utiliza-se de exploração qualitativa, embasa-se na sistematização da análise do conteúdo (Bardin, 2011), e são estudados os relatos registrados por meio de entrevistas semiestruturadas feitas às professoras profissionais do ensino infantil. Por esses relatos foi observada a conduta humana perante a influência mútua, construção dos saberes e socialização da integração entre alunos autistas e não autistas no ensino infantil. O desenvolvimento socioeducacional entre os pares diante o processo pedagógico construtivista proposto pelo PROEPRE foi analisado pelos registros feitos através do ponto de vista dos docentes participantes da pesquisa, e buscou-se explorar o desenvolvimento geral humano. De acordo com os relatos coletados nas entrevistas, o processo de inclusão de pessoas atípicas exige desenvolvimento não apenas dos alunos que apresentam a atipicidade, mas também de todos os indivíduos envolvidos, força a concepção de uma mentalidade que aceita o diferente não como menor, mas como um sujeito que como todos os outros é apenas diferente em suas questões. Compreendeu-se, ainda, que os investimentos na formação contínua de educadores em cursos, como no caso apresentado do PROEPRE, com viés construtivista, são de fundamental importância, bem como a implementação de políticas educacionais voltadas à inclusão que colaborem para a aceleração do processo da nova roupagem educacionalAbstract: The present research aims to analyze the pedagogical practices of elementary school teachers, in their work with students with Autism Spectrum Disorder (ASD), and those who do not have the disorder, with regard to the social and educational interaction between teacher and students, as well as between ASD and non-ASD students in PROEPRE classrooms. It is based on the constructivist educational practices created in relation to the bias of the Piagetian constructivist theory proposed by the program. It uses qualitative exploration, is based on the systematization of content analysis (Bardin, 2011), and the reports recorded through semi-structured interviews with professional teachers of early childhood education are studied. Through these reports, human conduct was observed in the face of mutual influence, construction of knowledge and socialization of integration between autistic and non-autistic students in early childhood education. The socio-educational development among peers in the face of the constructivist pedagogical process proposed by PROEPRE was analyzed by the records made through the point of view of the teachers participating in the research, and it was sought to explore the general human development. According to the reports collected in the interviews, the process of inclusion of atypical people requires the development not only of the students who present atypicality, but also of all the individuals involved, forcing the conception of a mentality that accepts the different not as minor, but as a subject who, like everyone else, is only different in his or her issues. It was also understood that investments in the continuous training of educators in courses, as in the case presented of PROEPRE, with a constructivist bias, are of fundamental importance, as well as the implementation of educational policies aimed at inclusion that collaborate to accelerate the process of the new educational clothingAbertoMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Aragão, Ana Maria Falcão deDal Coleto, Andrea PatapoffGodoy, Eliete Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Maria Teresa de, 1982-20232023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114CAMARGO, Maria Teresa de. Inclusão educacional e social do aluno autista. 2023. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380530Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380530Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T21:45:12Zoai::1380530Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-06T21:45:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão educacional e social do aluno autista
Inclusión educativa y social del alumnado autista
title Inclusão educacional e social do aluno autista
spellingShingle Inclusão educacional e social do aluno autista
Camargo, Maria Teresa de, 1982-
Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Inclusão escolar
Autismo
Desenvolvimento
Mainstreaming in education
Early Childhood Education and Elementary Education Program
Autism
Development
title_short Inclusão educacional e social do aluno autista
title_full Inclusão educacional e social do aluno autista
title_fullStr Inclusão educacional e social do aluno autista
title_full_unstemmed Inclusão educacional e social do aluno autista
title_sort Inclusão educacional e social do aluno autista
author Camargo, Maria Teresa de, 1982-
author_facet Camargo, Maria Teresa de, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Aragão, Ana Maria Falcão de
Dal Coleto, Andrea Patapoff
Godoy, Eliete Aparecida de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Maria Teresa de, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Inclusão escolar
Autismo
Desenvolvimento
Mainstreaming in education
Early Childhood Education and Elementary Education Program
Autism
Development
topic Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Inclusão escolar
Autismo
Desenvolvimento
Mainstreaming in education
Early Childhood Education and Elementary Education Program
Autism
Development
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114
CAMARGO, Maria Teresa de. Inclusão educacional e social do aluno autista. 2023. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114
identifier_str_mv CAMARGO, Maria Teresa de. Inclusão educacional e social do aluno autista. 2023. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17114. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380530
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380530
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138585563103232