Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975
Resumo: Orientador: Lucila Schwantes Arouca
id UNICAMP-30_11afb9277f85983c4b4483e65fdb764d
oai_identifier_str oai::129741
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicasDesenho infantil - Aspectos sociaisComunidade e escolaCrianças - Maus-tratos - BrasilContrato socialOrientador: Lucila Schwantes AroucaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem a intenção de valorizar o discurso da criança e do adolescente na perspectiva de verificar a compreensão que têm de suas condições concretas de vida tendo como ponto de referência o cotidiano escolar. o seu processo caracteriza-se como um esforço de entendimento de significados de representações sociais de crianças e adolescentes de uma Escola Pública do Município de Campinas, valendo-se da decifração de desenhos e textos articulados ao conteúdo de entrevistas realizadas com participantes da pesquisa. Os significados das representações ficaram delineados tendo como balizamento a relação entre o vivido (Escola Real) e o almejado (Escola Ideal). A contextualização destes significados foi estabelecida tendo em vista a discussão da situação de cidadania desta população que se encontra atirada para o final da cadeia das relações de poder em nossa sociedade. A valorização do discurso da criança e do adolescente na qualidade de sujeitos políticos permitiu a identificação do conteúdo de crítica social de que são portadores desenhos, textos e entrevistas. A conclusão deste trabalho aponta para o fato de que as representações analisadas deram um peso relevante aos espaços de convivência informal da escola estabelecendo uma discussão destes com os símbolos de poder institucional, ficando o peso do significado pedagógico da instituição relativizado. Considero que nesta caracterização da escola está presente um conteúdo de crítica social que aponta para a necessidade de uma nova contratualidadeAbstract: This paper intends to appreciate the discourse of the child and of the adolescent under the perspective of verifying the understanding they have of their real life condition, having thei everyday schol expeience as a point of reference. Its process is characterized as na effort for the understanding of meanings of children's and adolescents' social schemes in a public school in the municipality of Campinas through the decoding of drawings and texts connected to the content of interviews made with the participants in the research. The meanings of the schemes were outlined based on the relationship between the real experience (the real school) and the aimed one (the ideal school). The context of these schemes was established with the objective of discussing this population's citzenship status, a population which has been thrown to the rear end of the chain of power relationships in our society. The appreciation of the discourse of the child and the adolescent while political subjects has permitted the identification of the content of the social criticsm present in drawings, texts, and interviews.This paper's conclusion points to the fact that the analysed schemes gave relevant weight to the subjects' informal exchange of experiences in the school enviroment outside the classroom, establishing a discussion between this non-institutional space and the symbols representa tive of the institional power which showed the relativeness of the pedagogical importance of the institution.The social criticism present in this characterization of the school points to the necessity of the establishement of new relationshipsDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPimentel, Maria Olinda Silva de Sousa19981998-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/129741porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:20:14Zoai::129741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:20:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
title Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
spellingShingle Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
Desenho infantil - Aspectos sociais
Comunidade e escola
Crianças - Maus-tratos - Brasil
Contrato social
title_short Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
title_full Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
title_fullStr Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
title_full_unstemmed Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
title_sort Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
author Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
author_facet Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil - Aspectos sociais
Comunidade e escola
Crianças - Maus-tratos - Brasil
Contrato social
topic Desenho infantil - Aspectos sociais
Comunidade e escola
Crianças - Maus-tratos - Brasil
Contrato social
description Orientador: Lucila Schwantes Arouca
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975
PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/129741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188810023501824