Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975 |
Resumo: | Orientador: Lucila Schwantes Arouca |
id |
UNICAMP-30_11afb9277f85983c4b4483e65fdb764d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::129741 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicasDesenho infantil - Aspectos sociaisComunidade e escolaCrianças - Maus-tratos - BrasilContrato socialOrientador: Lucila Schwantes AroucaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem a intenção de valorizar o discurso da criança e do adolescente na perspectiva de verificar a compreensão que têm de suas condições concretas de vida tendo como ponto de referência o cotidiano escolar. o seu processo caracteriza-se como um esforço de entendimento de significados de representações sociais de crianças e adolescentes de uma Escola Pública do Município de Campinas, valendo-se da decifração de desenhos e textos articulados ao conteúdo de entrevistas realizadas com participantes da pesquisa. Os significados das representações ficaram delineados tendo como balizamento a relação entre o vivido (Escola Real) e o almejado (Escola Ideal). A contextualização destes significados foi estabelecida tendo em vista a discussão da situação de cidadania desta população que se encontra atirada para o final da cadeia das relações de poder em nossa sociedade. A valorização do discurso da criança e do adolescente na qualidade de sujeitos políticos permitiu a identificação do conteúdo de crítica social de que são portadores desenhos, textos e entrevistas. A conclusão deste trabalho aponta para o fato de que as representações analisadas deram um peso relevante aos espaços de convivência informal da escola estabelecendo uma discussão destes com os símbolos de poder institucional, ficando o peso do significado pedagógico da instituição relativizado. Considero que nesta caracterização da escola está presente um conteúdo de crítica social que aponta para a necessidade de uma nova contratualidadeAbstract: This paper intends to appreciate the discourse of the child and of the adolescent under the perspective of verifying the understanding they have of their real life condition, having thei everyday schol expeience as a point of reference. Its process is characterized as na effort for the understanding of meanings of children's and adolescents' social schemes in a public school in the municipality of Campinas through the decoding of drawings and texts connected to the content of interviews made with the participants in the research. The meanings of the schemes were outlined based on the relationship between the real experience (the real school) and the aimed one (the ideal school). The context of these schemes was established with the objective of discussing this population's citzenship status, a population which has been thrown to the rear end of the chain of power relationships in our society. The appreciation of the discourse of the child and the adolescent while political subjects has permitted the identification of the content of the social criticsm present in drawings, texts, and interviews.This paper's conclusion points to the fact that the analysed schemes gave relevant weight to the subjects' informal exchange of experiences in the school enviroment outside the classroom, establishing a discussion between this non-institutional space and the symbols representa tive of the institional power which showed the relativeness of the pedagogical importance of the institution.The social criticism present in this characterization of the school points to the necessity of the establishement of new relationshipsDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPimentel, Maria Olinda Silva de Sousa19981998-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/129741porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:20:14Zoai::129741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:20:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
title |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
spellingShingle |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa Desenho infantil - Aspectos sociais Comunidade e escola Crianças - Maus-tratos - Brasil Contrato social |
title_short |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
title_full |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
title_fullStr |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
title_full_unstemmed |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
title_sort |
Imagens da escola : significado de representações sociais e alunos de escolas publicas |
author |
Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa |
author_facet |
Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho infantil - Aspectos sociais Comunidade e escola Crianças - Maus-tratos - Brasil Contrato social |
topic |
Desenho infantil - Aspectos sociais Comunidade e escola Crianças - Maus-tratos - Brasil Contrato social |
description |
Orientador: Lucila Schwantes Arouca |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975 PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa. Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas publicas. 1998. 219f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/129741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 219f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188810023501824 |