O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543 |
Resumo: | Orientador: Francirosy Campos Barbosa Ferreira |
id |
UNICAMP-30_12258358525d9a32ad298b66343e0d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::836827 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arteThe 'magic mirror' of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of artPerformance (Arte)AntropologiaCinema - IrãAtoresPersonagensCinema - Produção e direçãoPerformance (Art)AnthropologyCinema - IrãActorsCharactersCinema - Production and directionOrientador: Francirosy Campos Barbosa FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da performance, busca-se responder às seguintes perguntas: Quem são os "não" atores? Por que são usados esse tipo de ator em vez de atores profissionais? Quais os métodos empregados em sua direção? Qual a relação que se estabelece entre o ator e o personagem? Para tanto, utiliza-se além da bibliografia pertinente a essa disciplina, ao teatro e ao cinema, o método comparativo, com filmes do mesmo diretor, assim como de outras cinematografias. Conclui-se que não há necessidade do ator ter uma técnica préestabelecida, sendo que a direção proposta por esses cineastas requer o mínimo de atuação. O ator-performer vivencia as situações que lhes são impostas e, a partir disso, cria personagens, algumas vezes baseados em sua própria experiência de vida, como em uma grande brincadeira de faz de contaAbstract: This thesis analyzes the performance of the "non" actors in the Iranian art cinema, in movies Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salam cinema (1995, Mohsen Makhmalbaf), Turtles can fly (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) and The Mirror (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Based on the anthropology of performance, we seek to answer the following questions: Who are these "non" actors? Why they used that kind of actor instead of professional actors? What are the methods employed in its direction? and What is the relationship established between the actor and character? For this, we use the comparative method, with films from these directors, as well movies by other cinematographies. The conclusion reached is that there is no need for the actor to have a pre-established technique, because the direction proposed by these filmmakers requires minimal action. The actor-performer experience situations that are imposed for them and they create characters, sometimes based on their own experience of life, as in a grand game of make-believeMestradoArtes CênicasMestre em Artes[s.n.]Ferreira, Francirosy Campos BarbosaMuller, Regina PoloCaiuby Novaes, SylviaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPessuto, Kelen2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf266 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543PESSUTO, Kelen. O 'espelho mágico ' do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte. 2011. 266 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/836827porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-10T10:10:19Zoai::836827Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-10T10:10:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte The 'magic mirror' of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art |
title |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
spellingShingle |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte Pessuto, Kelen Performance (Arte) Antropologia Cinema - Irã Atores Personagens Cinema - Produção e direção Performance (Art) Anthropology Cinema - Irã Actors Characters Cinema - Production and direction |
title_short |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
title_full |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
title_fullStr |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
title_full_unstemmed |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
title_sort |
O 'espelho mágico ' do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte |
author |
Pessuto, Kelen |
author_facet |
Pessuto, Kelen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Francirosy Campos Barbosa Muller, Regina Polo Caiuby Novaes, Sylvia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessuto, Kelen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance (Arte) Antropologia Cinema - Irã Atores Personagens Cinema - Produção e direção Performance (Art) Anthropology Cinema - Irã Actors Characters Cinema - Production and direction |
topic |
Performance (Arte) Antropologia Cinema - Irã Atores Personagens Cinema - Produção e direção Performance (Art) Anthropology Cinema - Irã Actors Characters Cinema - Production and direction |
description |
Orientador: Francirosy Campos Barbosa Ferreira |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543 PESSUTO, Kelen. O 'espelho mágico ' do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte. 2011. 266 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543 |
identifier_str_mv |
PESSUTO, Kelen. O 'espelho mágico ' do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte. 2011. 266 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616543. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/836827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 266 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189065533161472 |