Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Lucas Massensini de, 1998-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
id UNICAMP-30_1308e1b21ac1774dc2b948d38cd5d6c7
oai_identifier_str oai::1380738
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadoresTeaching training in physics, interdisciplinarity and episodes of refraction : from curricular policies to educators' narrativesInterdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisaFísica - Formação de professoresCurrículosLicenciatura - FísicaNarrativasInterdisciplinarity - Teaching and research processPhysics - Teacher trainingCurriculaDegree in physicsNarrativesOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa busca investigar o processo de reestruturação de um curso de formação docente em Física oferecido pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" do campus localizado na cidade de Rio Claro/SP, bem como depreender os desdobramentos da interdisciplinaridade quando essa percorre diferentes níveis, desde sua concepção nas políticas educacionais até sua efetivação no currículo e no cotidiano escolar. Para isso, como dispositivo teórico e metodológico recorremos ao conceito de refração na Educação proposto por Ivor F. Goodson e outros autores. A refração na Educação pode ser vista como uma mudança de direção decorrente das próprias crenças, práticas e trajetórias de indivíduos e grupos que estão em desacordo com as ondas dominantes de reforma e políticas introduzidas no campo (Goodson; Rudd, 2012; 2016; 2017). Desse modo, buscamos compreender a refração que a interdisciplinaridade no currículo escolar e na formação docente sofre a partir das intersecções das narrativas sistêmicas e das narrativas de história de vida profissional de professores de Física atuantes na Educação básica. Ao justapor essas duas narrativas é possível avaliar a refração e ver como a reinterpretação e o redirecionamento das políticas educacionais ocorrem em diferentes períodos históricos e diferentes ambientes de ensino e formação (Rudd; Goodson, 2014; 2016; 2017). A fim de compreender os desvios da concepção interdisciplinar enquanto política educacional na Educação básica, bem como seus desdobramentos na formação de professores e no ensino de Física, o corpus desta pesquisa é constituído por documentos de políticas nacionais, documentos curriculares do curso de licenciatura em Física da Unesp (Rio Claro/SP) e por retratos narrativos de professores com formação inicial docente realizada na universidade supracitada, dados enquadrados em três períodos históricos: de 1996 a 2004; de 2005 a 2016; e de 2017 a 2023. Foram encontradas as seguintes ênfases temáticas: i) Demanda por uma formação integral, tecnológica e sustentável; ii) Indissociabilidade entre ensino e pesquisa; iii) Diálogos e articulações entre departamentos e Instituições de Ensino Superior; iv) Extensão universitária e atividades contínuas na formação inicial docente; v) Diálogos entre especialistas e envolvimento docente; vi) Competências, habilidades e temas estruturantes; vii) Contextualização. Esta pesquisa destaca os desvios da concepção interdisciplinar ao longo dos anos e evidencia a potencialidade das narrativas na pesquisa acadêmicaAbstract: This research seeks to investigate the process of restructuring a Physics teacher training course offered by São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) and understanding the consequences of interdisciplinarity when it covers different levels, from its conception in educational policies to its implementation in the curriculum and daily school life. To do this, we resort to the concept of refraction in Education proposed by Ivor F. Goodson and other authors. The refraction in Education can be seen as a change in direction arising from the very beliefs, practices, and trajectories of individuals and groups that are at odds with the dominant waves of reform and policies introduced in the field (Goodson; Rudd, 2012; 2016; 2017). In this way, we seek to understand the refraction that interdisciplinarity in the school and teacher training curriculum suffers from the intersections of systemic narratives and professional life history narratives of Physics teachers working in Basic Education. By juxtaposing these two narratives, it is possible to evaluate the refraction and see how the reinterpretation and redirection of educational policies occur in different historical periods and different teaching and training environments (Rudd; Goodson, 2014; 2016; 2017). To understand the deviations from interdisciplinary conception as an educational policy in Basic Education, as well as its consequences in teacher training and Physics teaching, the corpus of this research is made up of national policies, curricular documents from the Physics degree course at Unesp (Rio Claro/SP) and by narrative portraits of teachers with initial teaching training carried out at Unesp (Rio Claro/SP), data framed in three historical periods: 1996 to 2004; 2005 to 2016; and 2017 to 2023. We identified the following thematic emphases: i) Demand for comprehensive, technological and sustainable training; ii) Inseparability between teaching and research; iii) Dialogues between university departments; iv) University extension and continuous activities in initial teacher training; v) Dialogues between experts and teaching involvement; vi) Skills, abilities and structuring themes; vii) Contextualization. This research highlights the deviations of the interdisciplinary conception over the years and highlights the potential of narratives in academic researchAbertoMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88887.612121/2021-00[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Camillo, JulianoWatanabe, GraciellaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Lucas Massensini de, 1998-20232023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380738Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380738Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-07T15:46:26Zoai::1380738Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-07T15:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
Teaching training in physics, interdisciplinarity and episodes of refraction : from curricular policies to educators' narratives
title Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
spellingShingle Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
Azevedo, Lucas Massensini de, 1998-
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Física - Formação de professores
Currículos
Licenciatura - Física
Narrativas
Interdisciplinarity - Teaching and research process
Physics - Teacher training
Curricula
Degree in physics
Narratives
title_short Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
title_full Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
title_fullStr Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
title_full_unstemmed Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
title_sort Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
author Azevedo, Lucas Massensini de, 1998-
author_facet Azevedo, Lucas Massensini de, 1998-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Camillo, Juliano
Watanabe, Graciella
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Lucas Massensini de, 1998-
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Física - Formação de professores
Currículos
Licenciatura - Física
Narrativas
Interdisciplinarity - Teaching and research process
Physics - Teacher training
Curricula
Degree in physics
Narratives
topic Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa
Física - Formação de professores
Currículos
Licenciatura - Física
Narrativas
Interdisciplinarity - Teaching and research process
Physics - Teacher training
Curricula
Degree in physics
Narratives
description Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192
AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192
identifier_str_mv AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380738
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380738
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196986843136