Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192 |
Resumo: | Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
id |
UNICAMP-30_1308e1b21ac1774dc2b948d38cd5d6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1380738 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadoresTeaching training in physics, interdisciplinarity and episodes of refraction : from curricular policies to educators' narrativesInterdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisaFísica - Formação de professoresCurrículosLicenciatura - FísicaNarrativasInterdisciplinarity - Teaching and research processPhysics - Teacher trainingCurriculaDegree in physicsNarrativesOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa busca investigar o processo de reestruturação de um curso de formação docente em Física oferecido pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" do campus localizado na cidade de Rio Claro/SP, bem como depreender os desdobramentos da interdisciplinaridade quando essa percorre diferentes níveis, desde sua concepção nas políticas educacionais até sua efetivação no currículo e no cotidiano escolar. Para isso, como dispositivo teórico e metodológico recorremos ao conceito de refração na Educação proposto por Ivor F. Goodson e outros autores. A refração na Educação pode ser vista como uma mudança de direção decorrente das próprias crenças, práticas e trajetórias de indivíduos e grupos que estão em desacordo com as ondas dominantes de reforma e políticas introduzidas no campo (Goodson; Rudd, 2012; 2016; 2017). Desse modo, buscamos compreender a refração que a interdisciplinaridade no currículo escolar e na formação docente sofre a partir das intersecções das narrativas sistêmicas e das narrativas de história de vida profissional de professores de Física atuantes na Educação básica. Ao justapor essas duas narrativas é possível avaliar a refração e ver como a reinterpretação e o redirecionamento das políticas educacionais ocorrem em diferentes períodos históricos e diferentes ambientes de ensino e formação (Rudd; Goodson, 2014; 2016; 2017). A fim de compreender os desvios da concepção interdisciplinar enquanto política educacional na Educação básica, bem como seus desdobramentos na formação de professores e no ensino de Física, o corpus desta pesquisa é constituído por documentos de políticas nacionais, documentos curriculares do curso de licenciatura em Física da Unesp (Rio Claro/SP) e por retratos narrativos de professores com formação inicial docente realizada na universidade supracitada, dados enquadrados em três períodos históricos: de 1996 a 2004; de 2005 a 2016; e de 2017 a 2023. Foram encontradas as seguintes ênfases temáticas: i) Demanda por uma formação integral, tecnológica e sustentável; ii) Indissociabilidade entre ensino e pesquisa; iii) Diálogos e articulações entre departamentos e Instituições de Ensino Superior; iv) Extensão universitária e atividades contínuas na formação inicial docente; v) Diálogos entre especialistas e envolvimento docente; vi) Competências, habilidades e temas estruturantes; vii) Contextualização. Esta pesquisa destaca os desvios da concepção interdisciplinar ao longo dos anos e evidencia a potencialidade das narrativas na pesquisa acadêmicaAbstract: This research seeks to investigate the process of restructuring a Physics teacher training course offered by São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) and understanding the consequences of interdisciplinarity when it covers different levels, from its conception in educational policies to its implementation in the curriculum and daily school life. To do this, we resort to the concept of refraction in Education proposed by Ivor F. Goodson and other authors. The refraction in Education can be seen as a change in direction arising from the very beliefs, practices, and trajectories of individuals and groups that are at odds with the dominant waves of reform and policies introduced in the field (Goodson; Rudd, 2012; 2016; 2017). In this way, we seek to understand the refraction that interdisciplinarity in the school and teacher training curriculum suffers from the intersections of systemic narratives and professional life history narratives of Physics teachers working in Basic Education. By juxtaposing these two narratives, it is possible to evaluate the refraction and see how the reinterpretation and redirection of educational policies occur in different historical periods and different teaching and training environments (Rudd; Goodson, 2014; 2016; 2017). To understand the deviations from interdisciplinary conception as an educational policy in Basic Education, as well as its consequences in teacher training and Physics teaching, the corpus of this research is made up of national policies, curricular documents from the Physics degree course at Unesp (Rio Claro/SP) and by narrative portraits of teachers with initial teaching training carried out at Unesp (Rio Claro/SP), data framed in three historical periods: 1996 to 2004; 2005 to 2016; and 2017 to 2023. We identified the following thematic emphases: i) Demand for comprehensive, technological and sustainable training; ii) Inseparability between teaching and research; iii) Dialogues between university departments; iv) University extension and continuous activities in initial teacher training; v) Dialogues between experts and teaching involvement; vi) Skills, abilities and structuring themes; vii) Contextualization. This research highlights the deviations of the interdisciplinary conception over the years and highlights the potential of narratives in academic researchAbertoMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88887.612121/2021-00[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Camillo, JulianoWatanabe, GraciellaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Lucas Massensini de, 1998-20232023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380738Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380738Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-07T15:46:26Zoai::1380738Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-07T15:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores Teaching training in physics, interdisciplinarity and episodes of refraction : from curricular policies to educators' narratives |
title |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
spellingShingle |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores Azevedo, Lucas Massensini de, 1998- Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa Física - Formação de professores Currículos Licenciatura - Física Narrativas Interdisciplinarity - Teaching and research process Physics - Teacher training Curricula Degree in physics Narratives |
title_short |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
title_full |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
title_fullStr |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
title_full_unstemmed |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
title_sort |
Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração : das políticas curriculares às narrativas dos educadores |
author |
Azevedo, Lucas Massensini de, 1998- |
author_facet |
Azevedo, Lucas Massensini de, 1998- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Camillo, Juliano Watanabe, Graciella Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Lucas Massensini de, 1998- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa Física - Formação de professores Currículos Licenciatura - Física Narrativas Interdisciplinarity - Teaching and research process Physics - Teacher training Curricula Degree in physics Narratives |
topic |
Interdisciplinaridade - Processos de ensino e pesquisa Física - Formação de professores Currículos Licenciatura - Física Narrativas Interdisciplinarity - Teaching and research process Physics - Teacher training Curricula Degree in physics Narratives |
description |
Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192 AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Lucas Massensini de. Formação docente em física, interdisciplinaridade e episódios de refração: das políticas curriculares às narrativas dos educadores. 2023. 1 recurso online (191 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17192. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380738 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380738 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189196986843136 |