Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_13f8e06b777b1e94566e7081bc4ff588
oai_identifier_str oai::1266018
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?Student interests in physical education classes in high school : what do students have to tell us?Educação física escolarEnsino médioJuventudeNarrativasSchool physical educationHigh scoolYouthNarrativesOrientador: Eliana AyoubDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo refletir acerca do interesse discente pelas aulas de educação física no ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se realizou uma pesquisa de campo com inspiração na abordagem da pesquisa narrativa numa escola pública estadual da cidade de Mauá/SP, envolvendo estudantes do 2º ano do ensino médio. Foram realizados 06 encontros virtuais de julho a agosto de 2020 com um grupo de 16 estudantes, 11 moças e 05 rapazes, nos quais dialogamos a respeito de suas experiências com a educação física escolar e sobre seus anseios e interesses em relação a essa área. A análise dos dado/achados foi realizada com base no paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989), pois entre os seus pressupostos evidencia-se a intenção de buscar indícios, sinais, vestígios, a respeito dos sentidos em circulação produzidos. Constatamos que as práticas esportivas continuam sendo hegemônicas nas aulas de educação física, desconsiderando a possibilidade de diversificação dos conhecimentos a serem estudados na escola, gerando, frequentemente, certo desinteresse dos (as) estudantes. Confirmamos também a necessidade da valorização da diversidade integrada às propostas pedagógicas nas aulas de educação física escolar. No entanto, os diálogos entretecidos juntos aos (às) estudantes que participaram da pesquisa permitem vislumbrar outras possibilidades para a educação física na escola, no sentido de propiciar práticas educativas democráticas, diversificadas e inclusivas, que despertem o interesse dos (as) estudantes e colaborem para uma formação crítica e emancipatóriaAbstract: This master's research aims to reflect on the students' interest in physical education classes in high school. This is a qualitative study, in which field research was carried out inspired by the narrative research approach in a state public school in the city of Mauá/SP, involving students in the 2nd year of high school. Six virtual meetings were held from July to August 2020 with a group of 16 students, 11 girls and 5 boys, in which we discussed their experiences with school physical education and their concerns and interests in this area. The analysis of the data/findings was carried out based on the evidence paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989), as among its assumptions there is evidence of the intention to seek evidence, signs, vestiges, regarding the meanings produced in circulation. We found that sports practices continue to be hegemonic in physical education classes, disregarding the possibility of diversifying the knowledge to be studied at school, often generating a certain lack of interest on the part of students. We also confirm the need to value diversity integrated into pedagogical proposals in school physical education classes. However, the dialogues woven together with the students who participated in the research allow us to glimpse other possibilities for physical education at school, in the sense of providing democratic, diversified and inclusive educational practices that arouse the interest of students and collaborate for a critical and emancipatory formationMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Prodócimo, ElaineSerodio, Liana ArraisAssis, Marília Del Ponte deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-20232022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266018Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T10:17:09Zoai::1266018Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-04T10:17:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
Student interests in physical education classes in high school : what do students have to tell us?
title Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
spellingShingle Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-
Educação física escolar
Ensino médio
Juventude
Narrativas
School physical education
High scool
Youth
Narratives
title_short Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
title_full Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
title_fullStr Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
title_full_unstemmed Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
title_sort Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
author Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-
author_facet Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Prodócimo, Elaine
Serodio, Liana Arrais
Assis, Marília Del Ponte de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Juventude
Narrativas
School physical education
High scool
Youth
Narratives
topic Educação física escolar
Ensino médio
Juventude
Narrativas
School physical education
High scool
Youth
Narratives
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201
EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201
identifier_str_mv EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266018
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189188117987328