Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201 |
Resumo: | Orientador: Eliana Ayoub |
id |
UNICAMP-30_13f8e06b777b1e94566e7081bc4ff588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1266018 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar?Student interests in physical education classes in high school : what do students have to tell us?Educação física escolarEnsino médioJuventudeNarrativasSchool physical educationHigh scoolYouthNarrativesOrientador: Eliana AyoubDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo refletir acerca do interesse discente pelas aulas de educação física no ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se realizou uma pesquisa de campo com inspiração na abordagem da pesquisa narrativa numa escola pública estadual da cidade de Mauá/SP, envolvendo estudantes do 2º ano do ensino médio. Foram realizados 06 encontros virtuais de julho a agosto de 2020 com um grupo de 16 estudantes, 11 moças e 05 rapazes, nos quais dialogamos a respeito de suas experiências com a educação física escolar e sobre seus anseios e interesses em relação a essa área. A análise dos dado/achados foi realizada com base no paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989), pois entre os seus pressupostos evidencia-se a intenção de buscar indícios, sinais, vestígios, a respeito dos sentidos em circulação produzidos. Constatamos que as práticas esportivas continuam sendo hegemônicas nas aulas de educação física, desconsiderando a possibilidade de diversificação dos conhecimentos a serem estudados na escola, gerando, frequentemente, certo desinteresse dos (as) estudantes. Confirmamos também a necessidade da valorização da diversidade integrada às propostas pedagógicas nas aulas de educação física escolar. No entanto, os diálogos entretecidos juntos aos (às) estudantes que participaram da pesquisa permitem vislumbrar outras possibilidades para a educação física na escola, no sentido de propiciar práticas educativas democráticas, diversificadas e inclusivas, que despertem o interesse dos (as) estudantes e colaborem para uma formação crítica e emancipatóriaAbstract: This master's research aims to reflect on the students' interest in physical education classes in high school. This is a qualitative study, in which field research was carried out inspired by the narrative research approach in a state public school in the city of Mauá/SP, involving students in the 2nd year of high school. Six virtual meetings were held from July to August 2020 with a group of 16 students, 11 girls and 5 boys, in which we discussed their experiences with school physical education and their concerns and interests in this area. The analysis of the data/findings was carried out based on the evidence paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989), as among its assumptions there is evidence of the intention to seek evidence, signs, vestiges, regarding the meanings produced in circulation. We found that sports practices continue to be hegemonic in physical education classes, disregarding the possibility of diversifying the knowledge to be studied at school, often generating a certain lack of interest on the part of students. We also confirm the need to value diversity integrated into pedagogical proposals in school physical education classes. However, the dialogues woven together with the students who participated in the research allow us to glimpse other possibilities for physical education at school, in the sense of providing democratic, diversified and inclusive educational practices that arouse the interest of students and collaborate for a critical and emancipatory formationMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Prodócimo, ElaineSerodio, Liana ArraisAssis, Marília Del Ponte deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979-20232022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266018Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T10:17:09Zoai::1266018Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-04T10:17:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? Student interests in physical education classes in high school : what do students have to tell us? |
title |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
spellingShingle |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979- Educação física escolar Ensino médio Juventude Narrativas School physical education High scool Youth Narratives |
title_short |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
title_full |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
title_fullStr |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
title_full_unstemmed |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
title_sort |
Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio : o que as (os) estudantes têm a nos contar? |
author |
Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979- |
author_facet |
Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ayoub, Eliana, 1966- Prodócimo, Elaine Serodio, Liana Arrais Assis, Marília Del Ponte de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eda, Daniela Matielo e Carvalho, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio Juventude Narrativas School physical education High scool Youth Narratives |
topic |
Educação física escolar Ensino médio Juventude Narrativas School physical education High scool Youth Narratives |
description |
Orientador: Eliana Ayoub |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201 EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201 |
identifier_str_mv |
EDA, Daniela Matielo e Carvalho. Interesses discentes nas aulas de educação física no ensino médio: o que as (os) estudantes têm a nos contar?. 2023. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8201. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266018 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189188117987328 |