Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elaine Aparecida de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_14208dc6ce9bc77d0d6276c7702c729f
oai_identifier_str oai::480675
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicasDevelopment and evaluation of a tool for diagnosis of visual literacty, contextualized in the study of metabolic pathwaysLiteracia visualVias metabólicasModelos de RaschModelos visuaisHabilidades visuaisVisual literacyMetabolic pathwaysRasch modelsVisual modelsVisual skillsOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Representações externas são muito utilizadas no ensino de bioquímica. As vias metabólicas constituem um tipo de representação externa e envolvem habilidades visuais; estão, portanto, intimamente relacionados à literacia visual (capacidade de interpretar imagens). Há uma preocupação crescente em diagnosticar a dificuldade dos estudantes com a bioquímica. Este tipo de diagnóstico é importante para poder propor soluções pedagógicas que possam facilitar o aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação de um teste informatizado para diagnosticar a literacia visual, relacionada ao estudo de vias metabólicas, de estudantes de cursos das áreas biológica e da saúde. Inicialmente foram desenvolvidos testes piloto com itens (modelos e questões) que contemplavam habilidades visuais para a compreensão de vias metabólicas mais frequentemente representadas em livros didáticos de bioquímica. Os testes piloto foram aplicados em 2007 e 2008 com turmas de graduação de cursos da área biológica e da saúde. Os resultados obtidos serviram de subsídio para que alguns itens fossem reformulados e outros adicionados. Os resultados obtidos foram tratados com uso do modelo de Rasch, tanto no processo de equalização dos testes piloto (para definir os itens do teste final), como para o tratamento dos resultados obtidos com a calibração de itens-respondentes após as aplicações do teste final. Três grupos participaram da aplicação do teste final e compreenderam 79 estudantes distribuídos entre os cursos de educação física (UNICAMP), enfermagem (UNICAMP) e fisioterapia/nutrição (FAJ). A partir dos dados obtidos utilizou-se o processo de calibração de itens-respondentes, proposta pelo modelo de Rasch, obtendo-se a dificuldade dos itens e as habilidades visuais apresentadas pelos grupos. Os resultados observados sugerem que entre as dificuldades apresentadas pelos estudantes no aprendizado de metabolismo pode ser incluída a dificuldade em se compreender as representações externas de vias metabólicas. Essa dificuldade pode ser minimizada com explicações dos modelos antes de se entrar nos conteúdos específicos. O teste produzido permite o diagnóstico de estudantes ou de grupos. A necessidade de desenvolver práticas de visualização para melhorar a compreensão de conceitos bioquímicos pelos estudantes mostrou-se um aspecto importante no estudo de vias metabólicasAbstract: External representations are used in teaching of biochemistry. The metabolic pathways are a type of external representation and involve visual skills, are therefore closely related to visual literacy (ability to interpret images). There is an increasing concern regarding the diagnosis of students with difficulty to the biochemistry, this type of diagnosis is important to be able to propose solutions that would facilitate learning. This paper aims to describe the development and implementation of a computerized test to diagnose the visual literacy, related to the study of metabolic pathways for undergraduate students enrolled in courses in the biological and health. Initially, pilot tests have been developed with (models and items) that looked visual skills for the understanding of metabolic pathways most often represented in textbooks of biochemistry. The pilot tests were applied in 2007 and 2008 on undergraduate classes of various courses in the biological and health. The results served as a subsidy for some items were reformulated and others added. The results are processed using the Rasch model, both in the process of equalizing the pilot tests (for set of the final test) and for the treatment of the results obtained with calibration of items-respondents the applications for the final test. Three groups participated in the implementation of the final test and included 79 students distributed among the courses of physical education (UNICAMP), nursing (UNICAMP) and physiotherapy/nutrition (FAJ). From the data we used the calibration of items-respondents proposed by Rasch model resulting in the difficulty of items and visual skills presented by the groups. The results suggest that among the difficulties presented by the students in the learning of metabolism may be included the difficulty in understanding the external representations of metabolic maps. This difficulty can be minimized with the explanations of the models before they enter the specific content. The test produced allows the diagnosis of students or groups. The need of developing imagery to improve the understanding of biochemical concepts by students were an important aspect in the study of metabolic pathwaysMestradoBioquímicaMestre em Biologia Funcional e Molecular[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Tomes, Bayardo BaptistaSilva, Henrique César daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Elaine Aparecida de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755OLIVEIRA, Elaine Aparecida de. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas. 2010. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480675porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:50:38Zoai::480675Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:50:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
Development and evaluation of a tool for diagnosis of visual literacty, contextualized in the study of metabolic pathways
title Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
Oliveira, Elaine Aparecida de
Literacia visual
Vias metabólicas
Modelos de Rasch
Modelos visuais
Habilidades visuais
Visual literacy
Metabolic pathways
Rasch models
Visual models
Visual skills
title_short Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
title_full Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
title_sort Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas
author Oliveira, Elaine Aparecida de
author_facet Oliveira, Elaine Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Tomes, Bayardo Baptista
Silva, Henrique César da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elaine Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia visual
Vias metabólicas
Modelos de Rasch
Modelos visuais
Habilidades visuais
Visual literacy
Metabolic pathways
Rasch models
Visual models
Visual skills
topic Literacia visual
Vias metabólicas
Modelos de Rasch
Modelos visuais
Habilidades visuais
Visual literacy
Metabolic pathways
Rasch models
Visual models
Visual skills
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755
OLIVEIRA, Elaine Aparecida de. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas. 2010. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elaine Aparecida de. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnostico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabolicas. 2010. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611755. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189028728143872