Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: S. V. Santos, Vanessa Jaqueline
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Elaine Aparecida de, Vega Garzon, Juan Carlos, Galembeck, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155
Resumo: As Representações Externas (ERs), que constituem elementos visuais com relações espaciais que retratam os fenômenos do mundo externo aos indivíduos, têm sido apontadas como importantes elementos no processo de aprendizagem de Bioquímica, sendo usadas frequentemente de forma complementar à descrição de fenômenos bioquímicos complexos. Quando introduzidos ao estudo da Bioquímica, os alunos são expostos a um universo novo de representações externas usadas para ilustrar processos que ocorrem no nível molecular. A construção de tais modelos é baseada no uso de abstração e do raciocínio lógico. A dificuldade na compreensão de tais modelos pode se constituir numa barreira para o aprendizado de conteúdos da Bioquímica. No presente trabalho descreve-se o desenvolvimento e implementação de um teste de diagnóstico das habilidades de visualização necessárias para a compreensão das representações de vias metabólicas. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta desenvolvida pode ser útil para professores diagnosticarem o nível de compreensão das representações de vias metabólicas.
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A dificuldade na compreensão de tais modelos pode se constituir numa barreira para o aprendizado de conteúdos da Bioquímica. No presente trabalho descreve-se o desenvolvimento e implementação de um teste de diagnóstico das habilidades de visualização necessárias para a compreensão das representações de vias metabólicas. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta desenvolvida pode ser útil para professores diagnosticarem o nível de compreensão das representações de vias metabólicas.Metabolic Pathways Visualization Skill Test: Development and Evaluation. External Representations (ERs) have been reported as important aids in Biochemistry learning process, and it is quite often having ERs to help better describe complex biochemical phenomena. When introduced to the biochemistry, students are also introduced to a whole new world of ERs, used to represent processes that happen at a molecular level. The construction of models is based in abstraction and logical reasoning, and difficulties in understanding such models seem hamper to understand biochemical contents. This article describes the development and implementation of a Metabolic Pathways Visualization Skill diagnoses test. The results obtained shows that the developed tool can be useful to help instructors to diagnosis their students’ visualization skills related to the metabolic pathways.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqS. V. Santos, Vanessa JaquelineOliveira, Elaine Aparecida deVega Garzon, Juan CarlosGalembeck, Eduardo2013-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/15510.16923/reb.v11i1.155Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Journal of Biochemistry Education; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-882318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155/240/*ref*/K. J. Schönborn, T. R. Anderson. The Importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists, Biochem. Mol. Biol. Educ. 2006; 34: 94–102./*ref*/T. Wright, S. Hamilton. 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