Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508
Resumo: Orientador: Ana Maria de Campos
id UNICAMP-30_152f7456c8d37dca4fa3b0cfc2c080b6
oai_identifier_str oai::1378016
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docenteNarratives of teachers from Transamazonica e Xingu : interfaces between memory and teacher trainingFormação de professoresEducação no campoEducação popularNarrativasTeacher trainingRural educationPopular educationNarrativesOrientador: Ana Maria de CamposTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta investigação narrativa, de caráter qualitativo, tem por objetivo geral apresentar a relação entre a universidade e a escola básica na região da Rodovia Transamazônica e do Rio Xingu a partir das histórias de professoras, professores, alunas e alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Etnodiversidade – FACETNO – da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Altamira, sudoeste do Pará. O estudo está ancorado em entrevistas com dez sujeitos, docentes e discentes do curso, colaboradores da pesquisa, na experiência da própria pesquisadora, bem como na análise de documentos oficiais relativos à criação da Faculdade, como atas de reuniões, projeto político pedagógico do curso, Trabalhos de Conclusão de Curso, memoriais de formação dos estudantes, como também em imagens da realidade das escolas ribeirinhas dos rios Xingu e Amazonas. Os objetivos estão relacionados com a história da Educação do Campo na Transamazônica na relação com as escolas e comunidades rurais, suas demandas e contribuições para educação básica na esfera pública. A intenção foi a de compreender as repercussões da formação inicial em Licenciatura em Educação do Campo na vida de estudantes, de conhecer seus percursos formativos e o desenvolvimento de seus trabalhos docentes nas comunidades. Os debates aqui desenvolvidos tomaram como referências teóricas os estudos de Paulo Freire (1974, 1993, 2002, 2003, 2005); Walter Benjamin (1985), Connelly e Clandinin (1995), Jorge Larrosa (2015), entre outros autores do campo. A pesquisa traz como contribuições inéditas os relatos da criação da Faculdade de Etnodesenvolvimento, por meio das memórias de alguns dos seus fundadores, que ainda estão exercendo a docência no campus de Altamira. As narrativas dos discentes oferecem importantes registros sobre o percurso acadêmico e posterior atuação nas escolas básicas do campo. Em relação à metodologia da investigação narrativa também são apresentados novos aportes, sendo a análise das questões elaborada a partir dos elementos emergentes das rodas de diálogos. Assim, as lições são construídas a partir do diálogo entre os sujeitos participantes da pesquisa, como por exemplo, a afirmação da necessidade de uma maior e crescente parceria entre Universidade e escolas de educação básica para o enfrentamento das precariedades, ainda comuns nos territórios. Ressaltam ainda a importância da ação da academia para o desenvolvimento local e do seu povo. Os resultados pretendem contribuir para o aprimoramento da formação de professores da escola básica do campo, como também para o fortalecimento da educação pública, apontando para a necessidade da luta continuada pela garantia dos direitos educacionais dos camponeses, quilombolas, ribeirinhos e indígenas, com a implementação de um currículo que respeite e valorize o universo cultural dos sujeitos, sobretudo dos povos originários e tradicionais.Abstract: This narrative investigation, of a qualitative nature, has the general objective of presenting the relationship between the university and the basic school in the region of the Transamazônica road and the Xingu River based on the stories of teachers, students and students of the degree course in Education of the Campo, from the Faculty of Ethnodiversity – FACETNO – of the Federal University of Pará (UFPA), Altamira campus, southwest of Pará. The study is anchored in interviews with ten subjects, teachers and students of the course, research collaborators, in their own experience researcher, as well as in the analysis of official documents relating to the creation of this faculty, such as minutes of meetings, political pedagogical project of the course, graduation thesis, student training memorials, as well as images of the reality of riverside schools on the Xingu rivers and Amazon. The objectives are related to the history of Rural Education on the Transamazônica road in relation to schools and rural communities, their demands and contributions to basic education in the public sphere. The intention was to understand the repercussions of initial training in a Degree in Rural Education on the lives of students, to understand their training paths and the development of their teaching work in the communities. The debates developed here took as theoretical references the studies of Paulo Freire (1974, 1993, 2002, 2003, 2005); Walter Benjamin (1985), Connelly and Clandinin (1995), Jorge Larrosa (2015), among other authors in the field. The research brings as unprecedented contributions the accounts of the creation of the Faculty of Ethnodevelopment, through the memories of some of its founders, who are still teaching on the Altamira campus. The students' narratives offer important records about their academic career and subsequent performance in rural basic schools. In relation to the methodology of narrative investigation, new contributions are also presented, with the analysis of the questions being elaborated based on the elements emerging from the dialogue circles. Thus, the lessons are constructed from the dialogue between the subjects participating in the research, such as, for example, the affirmation of the need for a greater and growing partnership between the University and basic education schools to combat precarious situations, which are still common in the territories. They also highlight the importance of the academy’s action for the local development and development of its people. The results are intended to contribute to improving the training of rural basic school teachers, as well as to strengthening public education, pointing to the need for a continued fight to guarantee the educational rights of peasants, quilombolas, riverside dwellers and indigenous people, with the implementation of a curriculum that respects and values the cultural universe of the subjects, especially native and traditional peoples.AbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Campos, Ana Maria de, 1961-Geraldi, Corinta Maria GrisoliaPereira, Dulcineia de Fatima FerreiraPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-20232023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (498 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira. Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu: interfaces entre memória e formação docente. 2023. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T10:42:10Zoai::1378016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-10T10:42:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
Narratives of teachers from Transamazonica e Xingu : interfaces between memory and teacher training
title Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
spellingShingle Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
Damacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-
Formação de professores
Educação no campo
Educação popular
Narrativas
Teacher training
Rural education
Popular education
Narratives
title_short Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
title_full Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
title_fullStr Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
title_full_unstemmed Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
title_sort Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu : interfaces entre memória e formação docente
author Damacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-
author_facet Damacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Ana Maria de, 1961-
Geraldi, Corinta Maria Grisolia
Pereira, Dulcineia de Fatima Ferreira
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Damacena, Fabíola Aparecida Ferreira, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação no campo
Educação popular
Narrativas
Teacher training
Rural education
Popular education
Narratives
topic Formação de professores
Educação no campo
Educação popular
Narrativas
Teacher training
Rural education
Popular education
Narratives
description Orientador: Ana Maria de Campos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508
DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira. Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu: interfaces entre memória e formação docente. 2023. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508
identifier_str_mv DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira. Histórias de professoras e professores da Transamazônica e Xingu: interfaces entre memória e formação docente. 2023. 1 recurso online (498 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16508. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (498 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196221382656