Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polli, Mirna Tordin, 1981-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586
Resumo: Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
id UNICAMP-30_164f8d0b7b78c98f64a1d89dc549f073
oai_identifier_str oai::876766
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltiplaLearning expectations and pedagogical strategies : viewpoints of teachers that work with students with multiple disabilitiesDeficiência múltiplaEducação inclusivaAprendizagemMultiple disabilityInclusive educationLearningOrientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da PazDissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Sabe-se que o âmbito escolar é um lugar propicio para o uso e desenvolvimento da linguagem, entretanto é necessário que o aluno com deficiência encontre possibilidades de participação no conteúdo e no contexto escolar. Portanto, além da necessidade de que a criança estabeleça comunicação, condições devem ser criadas para que a linguagem se desenvolva. Isso dependerá da forma como for organizado o ambiente de aprendizagem e interação, a situação e a maneira de interagir. A pesquisa tem como objetivo levantar as expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas assumidas pelos profissionais da Educação (professores) da rede regular de ensino e da rede especial que atuam com sujeitos com deficiência múltipla, entendida, neste contexto de pesquisa, como o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética. O material analisado é parte da coleta de informações realizada a partir de um questionário aplicado pelo pesquisador com cinco (5) professores que atuam com alunos com deficiência múltipla em Centros de Educação Especializados da região de Campinas e com quatro (4) professores que têm sujeitos com deficiência múltipla incluídos na sala de aula regularAbstract: Schools encourage the development of language but disabled students need to find ways to participate in school content and context. Therefore, in addition to the need of establishing communication, one must create conditions that promote the development of language. This will depend on how the learning and interaction environment is organized, and the interacting situation and manner. This study will investigate the learning expectations education professionals (teachers) of regular and special schools have and the pedagogical strategies they use. Special schools work with individuals with multiple disabilities, defined herein as the combination of two or more associated disabilities, which may be physical, sensory, mental or emotional disability, or social maladjustment. This qualitative study was approved by the local Research Ethics Committee. The study material is part of the information collected by the administration of a questionnaire by the researcher to five (5) teachers of multiply disabled students attending special education centers in the region of Campinas and four (4) teachers of multiply disabled students attending regular classesMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-Chun, Regina Yu ShonCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolli, Mirna Tordin, 1981-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:08Zoai::876766Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
Learning expectations and pedagogical strategies : viewpoints of teachers that work with students with multiple disabilities
title Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
spellingShingle Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
Polli, Mirna Tordin, 1981-
Deficiência múltipla
Educação inclusiva
Aprendizagem
Multiple disability
Inclusive education
Learning
title_short Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
title_full Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
title_fullStr Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
title_full_unstemmed Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
title_sort Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
author Polli, Mirna Tordin, 1981-
author_facet Polli, Mirna Tordin, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-
Chun, Regina Yu Shon
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Polli, Mirna Tordin, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência múltipla
Educação inclusiva
Aprendizagem
Multiple disability
Inclusive education
Learning
topic Deficiência múltipla
Educação inclusiva
Aprendizagem
Multiple disability
Inclusive education
Learning
description Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586
POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586
identifier_str_mv POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
158 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189084245000192