Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586 |
Resumo: | Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz |
id |
UNICAMP-30_164f8d0b7b78c98f64a1d89dc549f073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::876766 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltiplaLearning expectations and pedagogical strategies : viewpoints of teachers that work with students with multiple disabilitiesDeficiência múltiplaEducação inclusivaAprendizagemMultiple disabilityInclusive educationLearningOrientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da PazDissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Sabe-se que o âmbito escolar é um lugar propicio para o uso e desenvolvimento da linguagem, entretanto é necessário que o aluno com deficiência encontre possibilidades de participação no conteúdo e no contexto escolar. Portanto, além da necessidade de que a criança estabeleça comunicação, condições devem ser criadas para que a linguagem se desenvolva. Isso dependerá da forma como for organizado o ambiente de aprendizagem e interação, a situação e a maneira de interagir. A pesquisa tem como objetivo levantar as expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas assumidas pelos profissionais da Educação (professores) da rede regular de ensino e da rede especial que atuam com sujeitos com deficiência múltipla, entendida, neste contexto de pesquisa, como o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética. O material analisado é parte da coleta de informações realizada a partir de um questionário aplicado pelo pesquisador com cinco (5) professores que atuam com alunos com deficiência múltipla em Centros de Educação Especializados da região de Campinas e com quatro (4) professores que têm sujeitos com deficiência múltipla incluídos na sala de aula regularAbstract: Schools encourage the development of language but disabled students need to find ways to participate in school content and context. Therefore, in addition to the need of establishing communication, one must create conditions that promote the development of language. This will depend on how the learning and interaction environment is organized, and the interacting situation and manner. This study will investigate the learning expectations education professionals (teachers) of regular and special schools have and the pedagogical strategies they use. Special schools work with individuals with multiple disabilities, defined herein as the combination of two or more associated disabilities, which may be physical, sensory, mental or emotional disability, or social maladjustment. This qualitative study was approved by the local Research Ethics Committee. The study material is part of the information collected by the administration of a questionnaire by the researcher to five (5) teachers of multiply disabled students attending special education centers in the region of Campinas and four (4) teachers of multiply disabled students attending regular classesMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-Chun, Regina Yu ShonCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolli, Mirna Tordin, 1981-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:08Zoai::876766Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla Learning expectations and pedagogical strategies : viewpoints of teachers that work with students with multiple disabilities |
title |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
spellingShingle |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla Polli, Mirna Tordin, 1981- Deficiência múltipla Educação inclusiva Aprendizagem Multiple disability Inclusive education Learning |
title_short |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
title_full |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
title_fullStr |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
title_full_unstemmed |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
title_sort |
Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas : o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla |
author |
Polli, Mirna Tordin, 1981- |
author_facet |
Polli, Mirna Tordin, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959- Chun, Regina Yu Shon Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polli, Mirna Tordin, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência múltipla Educação inclusiva Aprendizagem Multiple disability Inclusive education Learning |
topic |
Deficiência múltipla Educação inclusiva Aprendizagem Multiple disability Inclusive education Learning |
description |
Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586 POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586 |
identifier_str_mv |
POLLI, Mirna Tordin. Expectativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas: o olhar de professoras que atuam com alunos com deficiência múltipla. 2012. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universdade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618586. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 158 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189084245000192 |