(Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Parente
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_16b49ab580db3854f33e4ecb467adbd2
oai_identifier_str oai::337235
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docenciaSaberes do docenteProfessores - FormaçãoProfessores de matemáticaPrática de ensinoOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo é compreender como recém licenciados em Matemática, na fase de transição de alunos a professores, se constituem profissionalmente e, principalmente, como elaboram e re-elaboram, diante dos desafios da prática docente, os saberes que adquiriram durante a formação inicial. Os sujeitos da pesquisa são licenciados da Unicamp com no máximo três anos de formados. A coleta de material de análise contou com duas fases: na primeira, buscou-se informações, através de questionários, junto a todos os recém formados, tendo-se obtido respostas de vinte e um sujeitos. A partir deste conjunto, foram selecionados, para a segunda fase, uma professora de escola pública e um professor de escola privada que atuavam nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Estes professores foram objeto de um estudo mais profundo - estudo de caso etnográfico, através de entrevistas semi-estruturadas, observações da prática docente nas escolas, registros em áudio e vídeo e diários de campo e da pesquisadora. A análise da formação profissional dos recém formados foi desenvolvida em face dos desafios e dificuldades do trabalho docente vivenciados por eles no início da carreira. Dois foram os eixos de análise: (1) os caminhos e percalços vividos pelos professores em início de carreira e (2) a relação entre o processo de formação profissional e a prática docente. O segundo eixo de análise foi desenvolvido a partir de duas perspectivas: da perspectiva dos próprios professores, a qual pode ser encontrada explícita ou implicitamente em seus depoimentos/narrativas, e a partir do olhar desta pesquisadora, mediante análises e interpretações de situações observadas na prática cotidiana dos professores, sobretudo em sala de aula. Os resultados do estudo indicam, entre outros aspectos, que a passagem de aluno a professor é caracterizada por um período de intensas aprendizagens e confirmam o que diz a literatura em relação ao ¿choque derealidade¿, sendo marcada por desafios, angústias e dilemas, mas, também, por sentimentosde satisfação, responsabilidade e alegrias. A análise do processo de mobilização dos saberes adquiridos ao longo da vida, especialmente durante a licenciatura em Matemática, evidenciou que, apesar de os professores perceberem que é na ação pedagógica que eles aprendem e continuam aprendendo a ser professores, reconhecem que a formação acadêmica tem sido fundamental e constitui um diferencial nesse processo de constituição profissionalAbstract: This study aims at understanding how people who have just majored in Mathematics constitute themselves professionally and, mainly, how they elaborate and reelaborate the knowledge they acquired during their initial formation in this period of transition from students to teachers, facing the challenges of the teaching practice. The subjects had graduated in Mathematics from Unicamp up to three years before the research. The process of collecting material for analysis had two phases: in the first one, information was gathered through questionnaires submitted to all the graduates in that period, which twenty-one of them answered. From that range, two teachers were selected: a public school female teacher and a private school male teacher, both of whom taught the first four grades of fundamental school. These teachers were subjects of a deeper study ¿ ethnographic case study, through semi-structured interviews, class observation in the schools, audio and video recordings and field and the researcher¿s diaries. The analysis of the professional formation of the graduates took into consideration the challenges and difficulties of the teaching practice they experienced at the beginning of their careers. There were two points of view for the analysis: (1) the paths and mishaps experienced by teachers at the beginning of their careers and (2) the relation between professional formation and teaching practice. The second viewpoint was developed from two perspectives: the teachers¿, which can be found explicitly or implicitly in their own statements, and this researcher¿s, through analysis and interpretation of situations which were observed in the teachers¿ daily practice. The results of the study show, among other aspects, that the transition from student to teacher is characterized by a period of intense learning and corroborate what is found in technical literature in relation to the 'reality shock¿. It is marked not only by challenges, anguish and dilemmas, but also by feelings of satisfaction, responsibility and joy. The analysis of the process of mobilization of the knowledge acquired throughout life, especially during theuniversity course, showed that, although the teachers realize that it is in the pedagogicalpractice that they learn and keep learning how to be teachers, they recognize that the academic formation was fundamental and establishes a differential qualification in the process of professional constitutionMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Luciana Parente20052005-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821ROCHA, Luciana Parente. (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia. 2005. 175p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337235porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:27:44Zoai::337235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:27:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
title (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
spellingShingle (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
Rocha, Luciana Parente
Saberes do docente
Professores - Formação
Professores de matemática
Prática de ensino
title_short (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
title_full (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
title_fullStr (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
title_full_unstemmed (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
title_sort (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia
author Rocha, Luciana Parente
author_facet Rocha, Luciana Parente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Parente
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do docente
Professores - Formação
Professores de matemática
Prática de ensino
topic Saberes do docente
Professores - Formação
Professores de matemática
Prática de ensino
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821
ROCHA, Luciana Parente. (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia. 2005. 175p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROCHA, Luciana Parente. (Re)constituição dos saberes de professores de matematica nos primeiros anos de docencia. 2005. 175p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/337235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
175p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138399041355776