Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Bruno Bernardo Galindo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_182c8cb7c70b588e38ed5e8cddc42229
oai_identifier_str oai::399845
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em cienciasPhysics didactic book and research innovations in Sciences EducationLivros didáticos - AvaliaçãoFísica - Estudo e ensinoText-books - EvaluationPhysics - Study and teachingOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa objetivou verificar em que medida as coleções didáticas modernas de Física incorporam aspectos dos principais movimentos da pesquisa atual em Educação em Ciências: Movimento das Concepções Alternativas e Teoria da Mudança Conceitual; História e Filosofia da Ciência; Modelos Mentais e a Resolução de Problemas; Física Moderna e Contemporânea e Atividades Experimentais, por meio da identificação dos elementos indicativos da incorporação das inovações de cada um dos movimentos acima no conjunto de textos, atividades e exercícios, entre outras partes que constituem o conjunto de cada obra didática (livro do aluno e manual do professor). Assim, foram analisadas seis coleções (livro do aluno e manual do professor) de volume único das Editoras Ática, Atual, FTD, IBEP, Moderna e Scipione, selecionadas por serem as coleções de volume único mais vendidas de cada editora e terem edições atualizadas. Inicialmente foi realizada uma descrição dos aspectos gráfico-editoriais (identificação da obra, glossário, referências bibliográficas, indicação de leituras complementares, organização de textos, configuração de ilustrações, tabelas e gráficos) do livro do aluno e manual do professor de cada coleção, seguida da análise dos capítulos de Mecânica e manual do professor das mesmas, buscando identificar as inovações incorporadas. Os resultados dessa análise qualitativa permitiram chegar à conclusão que, de modo geral, todas as coleções analisadas incorporaram apenas parcialmente as inovações da pesquisa em Educação em Ciências pelo menos quanto ao propósito, realizando muito pouco, de fato, no Livro do Aluno, sendo que, nas vezes em que o fazem, realizam uma abordagem inadequada das mesmas. Nessa incorporação parcial demonstra haver ainda falta de empenho de seus autores em superar o modelo clássico de livro didático de Física, rompendo com sua rígida estrutura "convencional", permitindo assim que este se torne uma ferramenta efetiva da aprendizagem, capaz de estimular a criatividade, a reflexão, o debate e o senso de investigação individual e coletiva dos alunos.Abstract: The object of this research was to verify how much modern didactic Physics books incorporate aspects of the main movements of Sciences Education research: Alternative Concepts Movement and Conceptual Change Theory; History and Philosophy of Sciences; Mental Models and Problem Solving; Modern and Contemporary Physics and Experimental Activities. This would be done by identification of the incorporation of innovations derived from each movement above in each assemble of texts, activities and exercises, among other parts which constitute each didactic Physics collection analyzed (student book and teacher book). In such a way, six one book Physics collections, produced by six different publishing houses (Ática, Atual, FTD, IBEP, Moderna and Scipione) were analyzed. These particular collections were chosen because they were the best seller one book collections by each publishing house, and they had updated editions. This research began by the description of graphical-editorial aspects (book identification, glossary, bibliographical references, complementary reading indications, text organizations, illustrations tables and graphics) of each student book and teacher book of each collection, followed by an analysis of their Mechanics' chapters and teacher books, to identify if there were incorporated innovations. The results of this qualitative analysis led to the conclusion that in a general way, all these six Physics' books collections incorporated partially the research in Sciences Education innovations, mainly on its purposes, and making very few, in fact, in students' book, and when it's done, their approach is inadequate. This partial incorporation shows how poor were the efforts of these collections' authors to surpass the classic model of Physics didactic books, breaking with the rigid "conventional" frame of these books and allowing them to become an effective learning tool, able to stimulate creativity, reflection, argument, and individual and collective investigation sense on the students.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Silva, Dirceu daSilva, Jomar BarrosBarolli, ElisabethFracalanza, HilárioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Bruno Bernardo Galindo20072007-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856LOPES, Bruno Bernardo Galindo. Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias. 2007. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399845porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:51:47Zoai::399845Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:51:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
Physics didactic book and research innovations in Sciences Education
title Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
spellingShingle Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
Lopes, Bruno Bernardo Galindo
Livros didáticos - Avaliação
Física - Estudo e ensino
Text-books - Evaluation
Physics - Study and teaching
title_short Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
title_full Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
title_fullStr Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
title_full_unstemmed Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
title_sort Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias
author Lopes, Bruno Bernardo Galindo
author_facet Lopes, Bruno Bernardo Galindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Silva, Dirceu da
Silva, Jomar Barros
Barolli, Elisabeth
Fracalanza, Hilário
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Bruno Bernardo Galindo
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - Avaliação
Física - Estudo e ensino
Text-books - Evaluation
Physics - Study and teaching
topic Livros didáticos - Avaliação
Física - Estudo e ensino
Text-books - Evaluation
Physics - Study and teaching
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856
LOPES, Bruno Bernardo Galindo. Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias. 2007. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Bruno Bernardo Galindo. Livros didaticos de fisica e as inovações da pesquisa em educação em ciencias. 2007. 164p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399845
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188964752424960